-

CMR0312 - LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (23/03/2021 - 25/03/2021)
   Orientações.pdf 
Conceitos linguísticos (30/03/2021 - 30/03/2021)
Conceitos de Linguagem, língua, fala, discurso e gramática; Tipos de textos: descritivo, dissertativo, expositivo, narrativo e injuntivo; Modos de leitura e escrita
   Conceitos linguísticos
Período de Habilitação: 06/04/2021 às 10:00 a 18/04/2021 às 23:59
Trabalho com escrita I (01/04/2021 - 06/04/2021)

Trabalho com descrição:

1. Descrição de uma paisagem, um objeto e um acontecimento.

2. Descrição de pessoa: perspectivas subjetiva e objetiva. (Pode ser uma pessoa ou pessoas diferentes).

   Descrição
Período de Habilitação: 06/04/2021 às 10:00 a 19/04/2021 às 23:59
Leitura e escrita I (08/04/2021 - 20/04/2021)

Estudar fazendo anotações: eu escrevo para que eu mesmo saiba o que estou escrevendo.

   Anotar para quê?
Período de Habilitação: 08/04/2021 às 10:00 a 24/05/2021 às 23:59
Leitura e escrita II (27/04/2021 - 27/04/2021)

What's the real? A beleza da ciência.

    What's the real? (Site) 
Caso Pequeno Hans (29/04/2021 - 13/05/2021)
Ler o caso, e fazer resumo e resenha crítica Caso Pequeno Hans Temas relevantes: psicanálise, sonhos, complexo de édipo, complexo de castração, vínculos familiares, Sexualidade e Fobia.
  Pequeno Hans 
História clínica de uma criança.
   Pequeno Hans
Período de Habilitação: 18/05/2021 às 10:00 a 31/05/2021 às 23:59
Caso Dora (18/05/2021 - 27/05/2021)

Filme: Histeria; questionário sobre o caso Dora: 1. qual a estrutura familiar de Dora? 2. Quais os triângulos amorosos interpretados por Freud? 3. Discorra sobre os dois sonhos de Dora, e suas possíveis interpretações psicanalíticas

  Caso Dora 
Estudo clínico de uma jovem mulher.
   Caso Dora
Período de Habilitação: 20/05/2021 às 10:00 a 22/06/2021 às 23:59
Psicanálise dos contos de fadas (01/06/2021 - 10/06/2021)

Ler o livro de Bruno Bettelhein: Psicanálise dos contos de fadas.

   Psicanalise dos contos de fadas
Período de Habilitação: 01/06/2021 às 10:00 a 11/07/2021 às 23:59
Ensaio (15/06/2021 - 08/07/2021)

Como fazer um ensaio. Leitura do capítulo cinco do livro "como estudar filosofia".

Ensaiar com música (13/07/2021 - 15/07/2021)

Musicoterapia

Livros: "Como usar a música em sala de aula, de Martins Ferreira e "Análise semiótica através das letras", de Luiz Tatit.

Exame final (20/07/2021 - 20/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 08 10 15 17 22 24 29 01 06 08 13 15 20
1 2020907**** 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
2 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020902**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 64
5 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020905**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2020906**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
25 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
34 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
4 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
5 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2020906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
7 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
9 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020906**** 10,0 10,0 9,4 9.8 0 AM
11 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2020907**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
16 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
17 2020907**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2020906**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
19 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2020906**** 10,0 10,0 5,0 8.3 0 AM
22 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
23 2020906**** 10,0 10,0 9,6 9.9 2 AM
24 2020907**** 10,0 6,0 5,0 7.0 4 AM
25 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2020907**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
27 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2020906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
29 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
30 2020906**** 10,0 10,0 5,0 8.3 0 AM
31 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2020906**** 8,0 9,0 5,0 7.3 0 AM
34 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2020906**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura ativa, analítica e critica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas criticas e textos dissertativos-argumentativos.
Objetivos: Geral: Desenvolver atitude crítica e reflexiva em relaçao ao uso e domínio da Língua Portuguesa. Específicos: ? Discutir sobre a importância do estudo da Língua Portuguesa; ? Dominar as especificidades da análise do discurso oral e escrito, através de exercícios práticos de leitura e escrita; ? Discutir os diferentes aspectos da produçao de texto; ? Produzir textos coerentes e criativos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas on line
Leituras e trabalhos individuais
Debate
Escrita
Filme
Fórum
Estudos de Caso
Ensaio
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será ao longo da disciplina, observando o interesse, a participação, leituras, questionamentos e frequência. Além disso, teremos trabalho com escrita e com a interpretação.
Horário de atendimento: 14h as 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
NICOLA, Jose de. Praticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.


1. ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2003.
2. GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: na análise do discurso – diálogo e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
3. KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
4. KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1998.
5. MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes, 1989.
6. MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
7. NICOLA, Jose de. Práticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.
8. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
9. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
10. _____. Discurso e Texto. Pontes, 2001.
11. PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cad.Est.ling., Campinas, (19):7-24, jul./dez. 1990.
12. PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes, Campinas, 1990.
13. PÊCHEUX, M.(1975). Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
14. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes.
15. PLANTIN, C (1970). Le Champ de l’Argumentation. Bruxelas, PUB. PLANTIN, C. (1977) L’Empire Rhétorique. Paris, Vrin.
16. PLANTIN, C. e Olbrechts-Tyteca, L. (1970) Traité de l’Argumentation: la Nouvelle Rhétorique. Bruxelas, PUB.
17. PLANTIN, C. (1990) Essais sur l’Argumentation. Paris, Kimé.
18. POSSENTI, S. Os Limites do Discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.
19. RECANATI, François. (1979) La transparência y la enunciación. Introducción a la Prgmática. Buenos Aires: Hachette, 1981.
20. PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
21. TEIXEIRA, Marlene. Análise do discurso e Psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido no discurso. Porto Alegre: Edipucs, 2005.
22. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
23. ZILBERMAN, Regina & THEODORO, Ezequiel (org.) Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2000.




Bibliografia Complementar

1. ACHARD, P. [et al.] Papel da Memória. Pontes, 1999.
2. ALTHUSSER, L Freud e Lacan. Marx e Freud. Graal, Rio de Janeiro, 1984.
3. ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
4. ANSCOMBRE, J.C. et DUCROT, O. (1983). L'argumentation dans la langue. Bruxelles, Mardaga.
5. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa – Noções para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.
6. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
7. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo, 1996.
8. GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido. Pontes. Campinas, 1995.
9. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1988.
10. KATO, Mary A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
11. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Hachette, 1986.
12. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Trad. G. Anfora & E. Gregores. Buenos Aires: Hachette, 1986.
13. KOCH, Ingedore Villaça. Otexto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.
14. _____________. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
15. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.
16. SOUZA, Luiz Marques & CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e Produção de Textos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2021
25/03/2021
Apresentação da disciplina
30/03/2021
30/03/2021
Conceitos linguísticos
01/04/2021
06/04/2021
Trabalho com escrita I
08/04/2021
20/04/2021
Leitura e escrita I
27/04/2021
27/04/2021
Leitura e escrita II
29/04/2021
13/05/2021
Caso Pequeno Hans
18/05/2021
27/05/2021
Caso Dora
01/06/2021
10/06/2021
Psicanálise dos contos de fadas
15/06/2021
08/07/2021
Ensaio
13/07/2021
15/07/2021
Ensaiar com música
20/07/2021
20/07/2021
Exame final
Avaliações
Data Descrição
20/04/2021 1ª Avaliação
18/05/2021 2ª Avaliação
15/06/2021 3ª Avaliação
06/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site What's the real?
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link da disciplina 5 jul 06/07/2021
Link da disciplina 29 jun 29/06/2021
Link da disciplina 24 jun 24/06/2021
Aula assincrona hj 22/06/2021
New Link da disciplina 15 jun 15/06/2021
New Link da disciplina 08 jun 08/06/2021
Aula assíncrona hj 01/06/2021
New Link da disciplina may 25 25/05/2021
Link da disciplina 20 maio 20/05/2021
Link da disciplina 20 maio 20/05/2021
Aula assíncrona may 18 18/05/2021
Link da disciplina may 11 11/05/2021
Link da disciplina may 4 04/05/2021
Link da disciplina 29/04/2021
news... 27/04/2021
Link da disciplina April 20 20/04/2021
Link da disciplina 13/04/2021
Link da disciplina April 08 07/04/2021
Aula 06/04/2021
Link da disciplina 30 mar 30/03/2021
Link da disciplina 25 mar 25/03/2021
New Link da disciplina 23 mar 23/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:25