• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CFISI/CMRV058 - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (22/03/2021 - 20/07/2021)

Caros alunos, 

Bem vindos a nossa disciplina que será  oferecida de forma remota.

De início veremos o Desenvolvimento infantil, a avaliação neurológica infantil, Em seguida, estudaremos os princípios para  avaliação  e tratemento fisioterapêutico para  criancas com  Paralisia Braquial Perinatal,  crianças com  mielomeningocele e crianças com  Paralisia Cerebral.   

Espero que tenhamos bom aproveitamento  e bom  período para todos

Sobre a dsiciplina  gostaria de  lembra-los que o ensino será  remoto  e nao á distanica, isso significa que vcs precisam estar  presente durante as aulas, as aulas serão oferecidas de acordo  com  o horário estabelecido na grade  curricular. 

Sabemos que muitas  vezes teremos probelmas com a internet,  pensando  nisso  teremos  as aulas  gravadas sim, porém  todoas  as  faltas por qualquer motivo  devem ser justificadas ok?

Teremos aulas  sincornas e assincronas, no primeiro dia  de  aula  conversaremos mais detalhadamente, 

o link principal ( aulas  teóricas e inicio  das aulas  práticas )  será  esse: https://meet.google.com/ucw-znnc-xoa

abraços a  todos

MATERIAL DIDÁTICO (23/03/2021 - 20/07/2021)
   Alua 1- Slides DNPM 
ATIVIDADES (29/03/2021 - 20/07/2021)
  Atividade 1- Aula  pratica DNPM- Leia os dois textos de apoio da aula  pratica (texto  de apoio 1 e texto  de apoio  2) e faça uma resenha sobre eles. A seguir veja os videos das 6 crianças e escreva a provavel idade cronológica dela (considerando  que ela nao  tenha atraso  no Desenvolvimento  NeuroPsicomotor (DNPM)
  texto de apoio 2 
Ler páginas 1 a 11
  Tesxto de apoio 1 
Ler pagina 122 a 124
    
Inicia em 23/03/2021 às 0h 0 e finaliza em 28/03/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE 2 Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .  Voce fará um vídeo com um familair sobre a avaliação do  tônus de acordo com a escala de Aschworth (verifique roterio de aula  prática )Envie o vídeo através do  link  OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 11/04.  Esta atividade tem o valor de 2,0 pontos
    
Inicia em 05/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/04/2021 às 23h 59
  Atividade 3- Descrição d a  Postura - Esta atividade deve ser desenvolvida em grupo  .  Voce verá 4  vídeos de criancas que e stão no google drive. Faça a descrição dos videos em um documento do WORD.Envie o documento através do  link  OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 20/04/2021. Esta atividade tem o valor de 2,0 pontos- 
    
Inicia em 15/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 20/04/2021 às 23h 59
  Atividade 4- - Desenhar o  plexo braquial, incluindo as raízes, nervos, divisões, fascículos e nervos terminais com  suas respectivas funções (motora e sensitiva)
    
Inicia em 26/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2021 às 23h 59
  Ativiade 5- EM  grgupo  leia e discuta  a ficha de avaliação em anexo e unto  com seus colegas  faça as correções  e melhorias  no  docuemntos do  word em  anexo. Alem  disso, insira  ao  menos 20 exercicios para o  tratamento desta  criança 
    
Inicia em 03/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 11/05/2021 às 23h 59
  Ativiade 6- EM  grgupo  Construa uma ficha de avaliação  COMPLETA   de uma criança  com  MIELOMENINGOCELE. . Alem  disso, insira  ao  menos 20 exercicios para o  tratamento desta  criança
    
Inicia em 17/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 21/05/2021 às 23h 59
  Atividade 7- Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .  Voce fará um estudo e registrará a definição e o periodo de ocorrencia de algumas  patologias relacionadas ao  desenvolviemtno  do Sistem Nervoso. (verifique a lista das patologias e o  modelo  no  documento  de word em anexo)ink  OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 31/05.  Esta atividade tem o valor de 2,0 pontos Obs: Seguem os vídeos de apoio pra  a ativiadade solicitada: https://www.youtube.com/watch?v=tXEqqYBpjkE e https://www.youtube.com/watch?v=5O1eRgC2VK8 
    
Inicia em 24/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 31/05/2021 às 23h 59
  Atividade 8-  De acordo com o exemplo a seguir, construa Quadros clínicos de acordo com o diagnóstico cinesiofuncional  solicitado:: 1-      Tetraparesia espástica GMFCS IV 2-      Hemiparesia discinética GMFCS I 3-      Tetraparesia atáxica GMFCS III 4-      Diparesia espástica GMFCS II
    
Inicia em 01/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/06/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE 9 Esta atividade deve ser desenvolvida iem grupo .. A atividade diz respeito a avaliaçãoa da GMFm a ao diagnóstico fisioterapeutico)cenético funcional. Esta atividade tem o valor de 2,0
    
Inicia em 14/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 20/06/2021 às 23h 59
  Atividade 10- Tratamento  PC
    
Inicia em 21/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 25/06/2021 às 23h 59
FÓRUNS (30/03/2021 - 20/07/2021)
   Fórum Tira-Dúvidas
Período de Habilitação: 22/03/2021 às 00:00 a 20/07/2021 às 23:59
PROVA (28/06/2021 - 28/06/2021)
  
    
Inicia em 12/07/2021 às 14h 0 e finaliza em 12/07/2021 às 15h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
22 23 29 30 05 06 12 13 19 20 26 27 03 04 10 11 17 18 24 25 31 01 07 08 14 15 21 22 28 29
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
3 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017903**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 9
5 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
6 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4 4 4 4 0 0 2 4 0 4 2 0 0 0 0 0 30
9 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
11 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 1 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 17
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
15 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 4 4 4 4 4 0 4 4 0 4 4 4 0 0 0 0 52
16 201490**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 4 4 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 28
17 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
19 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
21 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017903**** 10,0 9,2 8,6 7,0 8.7 9 AM
2 2017902**** 9,8 8,4 10,0 8,0 9.1 4 AM
3 2017901**** 10,0 9,1 9,5 8,0 9.2 0 AM
4 2017901**** 9,7 9,0 9,5 7,0 8.8 8 AM
5 2017902**** 9,8 8,4 10,0 5,0 8.3 0 AM
6 2017902**** 10,0 9,1 9,5 8,0 9.2 6 AM
7 2017902**** 6,0 3,1 8,6 8,0 6.0 6.2 30 EF
8 2017902**** 9,3 8,3 10,0 9,0 9.2 0 AM
9 2017902**** 9,8 8,2 10,0 9,0 9.3 14 AM
10 2017902**** 10,0 9,5 8,6 10,0 9.5 0 AM
11 2017901**** 10,0 9,4 9,8 9,0 9.6 0 AM
12 2017902**** 10,0 9,2 9,8 7,0 9.0 17 AM
13 2017902**** 8,8 8,3 10,0 8,0 8.8 12 AM
14 201490**** 9,5 7,4 8,6 10,0 8.9 28 AM
15 2017908**** 10,0 9,4 9,8 8,0 9.3 4 AM
16 2017902**** 10,0 9,1 9,5 8,0 9.2 8 AM
17 2017911**** 10,0 9,4 9,8 9,0 9.6 0 AM
18 2017902**** 9,0 9,3 9,8 8,0 9.0 8 AM
19 2017908**** 10,0 9,5 8,6 8,0 9.0 4 AM
20 2017902**** 10,0 9,1 9,5 7,0 8.9 0 AM
21 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo de doenças que interferem no desenvolvimento infantil em relação aos sistemas cardiorrespiratório, osteoarticular e neuromuscular e suas respectivas condutas fisioterapêuticas. Exames complementares relacionados à saúde da criança e do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão desenvolvidas por meio do ensino remoto. A disciplina será realizada de forma síncrona e assíncrona. Serão realizados debates, fóruns, relatórios, análise de material audiovisual, produção de vídeos, produção de material didático para postagem em redes sociais, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das aulas serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos, vídeo-aulas , filmes, textos e livros. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Esta disciplina será avaliada por meio de avaliações divididas em quatro tópicos, cada qual valendo 10 pontos :
1. Enviar um vídeo com a avaliação de tônus de uma pessoa da família (2,0), Enviar um texto com a descrição das posturas enviadas (2,0), Construir uma HMA/HMP (2,0) de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma HMA/HMP de uma criança com Mielomeningocele (2,0), Construir uma HMA/HMP de uma criança com PC (2,0). Atividades individuais

2. Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento (2,5) de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento (2,5)de uma criança com Mielomeningocele , Construir duas ficha completa de avaliação e tratamento de crianças com diferentes tipos d e PC (5,0). Atividades em grupo

3. Seminário em grupo (10,0)em que os alunos vão escolher entre os seguintes temas: Atenção Fisioterápica no Pé torto congênito, Atenção Fisioterápica na luxação congênita de quadril, Atenção Fisioterápica no Torcicolo Congênito ,Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com bronquiolite, Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com Insuficiência respiratória ou - Síndromes: Down, West, Cri Du Chat, Williams, Noonan, Hunter, Rett.

4. Prova teórica (10)
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
1- CASTILHO-WEWINERT, L.V, FORTI-BELLANI, C.C, Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba, OMNIPAX, 2009 ACESSO : http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-livro.pdf

2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf

COMPLEMENTAR:
1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004.
2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.
3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
6- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009.
7- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009.
8- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
9- KOPCZYNSKI, M C. (Coord). Fisioterapia em Neurologia . são Paulo. Editora Manole, 2012.(Doencas Neuromusculares- SNP)
10- LEVY, J. A., OLIVEIRA, A. S. B. Reabilitação em doenças neurológicas_ guia terapêutico pratico. São Paulo: Atheneu, 2003.(Doencas neuromusculares- SNP)

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
20/07/2021
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
23/03/2021
20/07/2021
MATERIAL DIDÁTICO
29/03/2021
20/07/2021
ATIVIDADES
30/03/2021
20/07/2021
FÓRUNS
28/06/2021
28/06/2021
PROVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Aula 6 - MAterial complementar Mielo
Site Aula 5- Material Complementar Paralisia Cerebral- Tratamento e Lúduco
Site Aula 4- Torcicolo Congênito
Livro Aula 5- MAterial complementar Torcicolo Congênito
Site Aula 6- MAterial Complementar - Pratica Baseada em Evidencia na NeuroPediatria
Site Aula 6 MAterial complementar Mielo
Site Material Complementar - Aula sobre Lesão Medular
Site Aula 7- Aula Pc material Complementar
Site Aula 7- Paralisia Cerebral- Material Complementar Aula Luxação de Quadril na Paralisia Cerebral
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
EXAME 05/07/2021
Trabalho Instagram 03/05/2021
Trabalho Instagram 03/05/2021
Feriado 26/03/2021
Mudança do link das aulas remotas 23/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 12:50