Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Elaboração e Apresentação de seminários; Trabalhos individuais; Debates temáticos; Produção textual; Sessão de vídeo com análise e discussão dentre outros; Orientação personalizada; Utilização de tecnologia educacional, materiais virtuais, aplicativos e multimídias em geral para extrair o melhor aproveitamento do estudante ao conteúdo administrado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos. O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF. |
Horário de atendimento:
| quarta 14-17 |
Bibliografia:
| 1. FONSECA FILHO, José Fontes. Psicodrama da Loucura, correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980. 2. GARDNER. H. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 3. GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. 4. RINÈRE, Enrique Pichon. Teoria do Vínculo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1982. 5. SPITZ, René A. O Primeiro Ano de Vida. São Paulo: Editora Martins 1980. 6. ALBERTI, Robert E.; EMMANS, Michael J. Comportamento assertivo: um guia de autoexpressão. Belo Horizonte: Interlivros, 1978.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
1. RICHTER, Horst E. A Família como Paciente. São Paulo: Martins Fontes, 1996. |