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CTF/UFPI108 - SAÚDE, CORPO E SOCIEDADE - Turma: TACS1A (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Disciplina. Conceito de Saúde, Doença e Qualidade de vida (17/03/2021 - 17/03/2021)
Tipos de Famílias. Genograma e Ecomapas (24/03/2021 - 24/03/2021)
INFLUÊNCIA DAS DIVERSAS CULTURAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA: 1.Cultura Indígena; 2.Cultura Africana; 3.Cultura Árabe; 4.Cultura Chinesa; 5.Cultura Japonesa (31/03/2021 - 31/03/2021)
Continuação: 6.Cultura Portuguesa; 7.Cultura Espanhola; 8.Cultura Francesa; 9.Cultura Italiana; 10.Cultura Alemã. (07/04/2021 - 07/04/2021)
Conceitos de Corpo, Sociedade e Cidadania (14/04/2021 - 14/04/2021)
Organizações governamentais e não governamentais: ONG DIREITOS HUMANOS; ONG RELAÇÃO DE GÊNERO; ONG ARTE E CULTURA; ONG RACISMO; ONG ORGANIZAÇÃO POPULAR. (21/04/2021 - 21/04/2021)
Organizações governamentais e não governamentais: 6. ONG AMBIENTAL/ECOLÓGICA; 7. ONG DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL; 8. ONG AGRÍCOLA; 9. ONG TRABALHO E RENDA; 10. ONG POPULAÇÃO DE RUA (28/04/2021 - 28/04/2021)
Movimentos sociais (05/05/2021 - 05/05/2021)
Direitos humanos (12/05/2021 - 12/05/2021)
Diversidades humanas – RELIGIÕES – Influencia/contribuições das religiões na cultura e na vida das pessoas: 1.RELIGIÃO CATÓLICA; 2.RELIGIÃO ISLÂMICA; 3.RELIGIÃO BATISTA; 4.RELIGIÃO ADVENTISTA; 5.RELIGIÃO ASSEMBLÉIA DE DEUS (19/05/2021 - 19/05/2021)
Diversidades humanas – RELIGIÕES – Influencia/contribuições das religiões na cultura e na vida das pessoas: 6.RELIGIÃO TESTEMUNHA DE JEOVÁ, 7.RELIGIÃO ESPIRITA, 8.RELIGIÃO JUDAICA, 9.RELIGIÃO UMBANDA, 10.RELIGIÃO CANDOMBLÉ (26/05/2021 - 26/05/2021)
Saúde e doença como construções sociais (02/06/2021 - 02/06/2021)
Cultura popular e práticas populares no cuidado à saúde (09/06/2021 - 09/06/2021)
A LINGUAGEM DO CORPO: 1.Corpo transgênero; 2.Corpo violentado, violado e abusado; 3.Corpo tatuado, modificadoe com piercing; 4.Corpo deprimido e imunodeficiente; 5.Corpo ferido, lesionado e mutilado (16/06/2021 - 16/06/2021)
A LINGUAGEM DO CORPO: 6.Corpo discriminado e marginalizado; 7.Corpo aprisionado e dominado; 8.Corpo com deficiência; 9.Corpo suicidado e desvitalizado; 10.Corpo viciado (23/06/2021 - 23/06/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
17 24 31 07 14 28 05 12 19 26 02 09 16 23
1 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021300**** 8,5 8,5 8,5 8,6 8.5 0 AM
2 2021300**** 6,0 0,0 0,0 0,0 1.5 0 RN
3 2021300**** 9,0 9,0 9,0 9,1 9.0 0 AM
4 2021300**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2021300**** 9,0 9,0 9,0 9,2 9.1 0 AM
6 2021300**** 8,5 8,5 8,5 8,6 8.5 0 AM
7 2021300**** 9,0 9,0 9,0 9,2 9.1 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Saúde, Corpo e Sociedade
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Elaboração e Apresentação de seminários; Trabalhos individuais; Debates temáticos; Produção textual; Sessão de vídeo com análise e discussão dentre outros; Orientação personalizada; Utilização de tecnologia educacional, materiais virtuais, aplicativos e multimídias em geral para extrair o melhor aproveitamento do estudante ao conteúdo administrado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos.
O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF.
Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina.
Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis).
O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
Horário de atendimento: Quarta
Bibliografia: 1. CHARON, Joel M. Sociologia. 5. ed. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Saraiva, 2002.
2. FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: dos clássicos à sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2001.
4. GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
5. MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2006.
6. VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009.
COMPLEMENTAR
1. BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Graal, 2004.
2. BRETON, David Le. A Sociologia do Corpo. Tradução Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
3. BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São. Paulo: Cengage Learning, 2008.
4. CANESQUI, AnaMaria et al. Ciências sociais e saúde no Brasil. São Paulo; Rio de Janeiro: HUCITEC; Abrasco, 1997.
5. COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução a Ciência da Sociedade. São Paulo; Moderna, 2002.
6. ENGELS, Friedrich. Estágios Pré-históricos de cultura. In:__. A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Tradução de Ruth M. Klaus. 3. ed. São Paulo: Centauros, 2006.
7. FORACCHI, Marialice M. Sociologia e sociedade: Leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
8. HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e. Doença. Tradução Claudia Buchweitz; Pedro M. Garcez. 4 ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003.
9. KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e Envelhecimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
10. LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
11. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo, SP: Ática, 2000.

12. SOUSA FILHO, Alípio de. A cultura do medo, a cultura da dominação: ou de uma relação entre cultura e ideologia. In: Medos, Mitos e Castigos: notas sobre a pena de morte. São Paulo: Cortez, 1995.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2021
17/03/2021
Apresentação do Plano de Disciplina. Conceito de Saúde, Doença e Qualidade de vida
24/03/2021
24/03/2021
Tipos de Famílias. Genograma e Ecomapas
31/03/2021
31/03/2021
INFLUÊNCIA DAS DIVERSAS CULTURAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA: 1.Cultura Indígena; 2.Cultura Africana; 3.Cultura Árabe; 4.Cultura Chinesa; 5.Cultura Japonesa
07/04/2021
07/04/2021
Continuação: 6.Cultura Portuguesa; 7.Cultura Espanhola; 8.Cultura Francesa; 9.Cultura Italiana; 10.Cultura Alemã.
14/04/2021
14/04/2021
Conceitos de Corpo, Sociedade e Cidadania
21/04/2021
21/04/2021
Organizações governamentais e não governamentais: ONG DIREITOS HUMANOS; ONG RELAÇÃO DE GÊNERO; ONG ARTE E CULTURA; ONG RACISMO; ONG ORGANIZAÇÃO POPULAR.
28/04/2021
28/04/2021
Organizações governamentais e não governamentais: 6. ONG AMBIENTAL/ECOLÓGICA; 7. ONG DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL; 8. ONG AGRÍCOLA; 9. ONG TRABALHO E RENDA; 10. ONG POPULAÇÃO DE RUA
05/05/2021
05/05/2021
Movimentos sociais
12/05/2021
12/05/2021
Direitos humanos
19/05/2021
19/05/2021
Diversidades humanas – RELIGIÕES – Influencia/contribuições das religiões na cultura e na vida das pessoas: 1.RELIGIÃO CATÓLICA; 2.RELIGIÃO ISLÂMICA; 3.RELIGIÃO BATISTA; 4.RELIGIÃO ADVENTISTA; 5.RELIGIÃO ASSEMBLÉIA DE DEUS
26/05/2021
26/05/2021
Diversidades humanas – RELIGIÕES – Influencia/contribuições das religiões na cultura e na vida das pessoas: 6.RELIGIÃO TESTEMUNHA DE JEOVÁ, 7.RELIGIÃO ESPIRITA, 8.RELIGIÃO JUDAICA, 9.RELIGIÃO UMBANDA, 10.RELIGIÃO CANDOMBLÉ
02/06/2021
02/06/2021
Saúde e doença como construções sociais
09/06/2021
09/06/2021
Cultura popular e práticas populares no cuidado à saúde
16/06/2021
16/06/2021
A LINGUAGEM DO CORPO: 1.Corpo transgênero; 2.Corpo violentado, violado e abusado; 3.Corpo tatuado, modificadoe com piercing; 4.Corpo deprimido e imunodeficiente; 5.Corpo ferido, lesionado e mutilado
23/06/2021
23/06/2021
A LINGUAGEM DO CORPO: 6.Corpo discriminado e marginalizado; 7.Corpo aprisionado e dominado; 8.Corpo com deficiência; 9.Corpo suicidado e desvitalizado; 10.Corpo viciado
Avaliações
Data Descrição
30/03/2021 1ª Avaliação
20/04/2021 2ª Avaliação
18/05/2021 3ª Avaliação
14/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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