Metodologia: |
A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Elaboração e Apresentação de seminários; Trabalhos individuais; Debates temáticos; Produção textual; Sessão de vídeo com análise e discussão dentre outros; Orientação personalizada; Utilização de tecnologia educacional, materiais virtuais, aplicativos e multimídias em geral para extrair o melhor aproveitamento do estudante ao conteúdo administrado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos. O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta). |
Bibliografia:
| 1. CHARON, Joel M. Sociologia. 5. ed. Tradução de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Saraiva, 2002. 2. FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: dos clássicos à sociedade da informação. São Paulo: Atlas, 2001. 4. GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005. 5. MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 2006. 6. VILA NOVA, Sebastião. Introdução à Sociologia. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2009. COMPLEMENTAR 1. BOLTANSKI, Luc. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Graal, 2004. 2. BRETON, David Le. A Sociologia do Corpo. Tradução Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 3. BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São. Paulo: Cengage Learning, 2008. 4. CANESQUI, AnaMaria et al. Ciências sociais e saúde no Brasil. São Paulo; Rio de Janeiro: HUCITEC; Abrasco, 1997. 5. COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução a Ciência da Sociedade. São Paulo; Moderna, 2002. 6. ENGELS, Friedrich. Estágios Pré-históricos de cultura. In:__. A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Tradução de Ruth M. Klaus. 3. ed. São Paulo: Centauros, 2006. 7. FORACCHI, Marialice M. Sociologia e sociedade: Leituras de introdução à sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 8. HELMAN, Cecil G. Cultura, Saúde e. Doença. Tradução Claudia Buchweitz; Pedro M. Garcez. 4 ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. 9. KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e Envelhecimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. 10. LELOUP, Jean-Yves. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 11. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo, SP: Ática, 2000.
12. SOUSA FILHO, Alípio de. A cultura do medo, a cultura da dominação: ou de uma relação entre cultura e ideologia. In: Medos, Mitos e Castigos: notas sobre a pena de morte. São Paulo: Cortez, 1995. |