• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

CAROLINA MARIA FURTADO MATOS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

carolina maria furtado matos

ADJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CSHNB

CMP005 - SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO CURSO - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números. (10/03/2015 - 10/03/2015)
  • Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
  • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números.
   roteiro diário da disciplina 
roteiro diário da disciplina
  programa da disciplina (sujeito a modificações) 
programa da disciplina ( sujeito a modificações)
Conhecendo a História dos números (12/03/2015 - 12/03/2015)
  • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, mesopotâmia         , civilização chinesa,  romana,  maia e hindu-arábica.
  resumo do grupo sobre história dos números 
resumo do grupo sobre história dos números
Como a criança constrói o conceito de número (17/03/2015 - 17/03/2015)
  • Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. 

Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).

  teste de conservação ( trabalho de campo-entrevista) 
teste de conservação ( trabalho de campo-entrevista)
  material para leitura complementar interessante 
material para leitura complementar interessante
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). (19/03/2015 - 19/03/2015)
  • Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. (24/03/2015 - 24/03/2015)
  • Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados.

Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica.

  Texto para leitura 
texto para leitura
  teste da escrita dos números pelas crianças 
Estou encaminhando o teste da escrita dos números tem que fazer com uma criança do primeiro ano, uma do 2º ano, uma do 3º ano e uma do 4º ano. São 4 crianças ao todo.
Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. (26/03/2015 - 26/03/2015)
  • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.
Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e distribuição dos seminários para apresentação. (31/03/2015 - 31/03/2015)
  • Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e distribuição dos seminários para apresentação.
Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (02/04/2015 - 02/04/2015)
  • Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos.

(utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).

continuação da aula com aula de pesquisa e preparação dos grupos para apresentação de seminário sobre SND (07/04/2015 - 07/04/2015)

continuação da aula com aula de pesquisa e preparação dos grupos para apresentação de seminário sobre SND

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND (09/04/2015 - 09/04/2015)

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND (14/04/2015 - 14/04/2015)

continuação da aula com apresentação de dois grupos sobre SND

Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação (16/04/2015 - 16/04/2015)
  • Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação
Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação (23/04/2015 - 23/04/2015)

Apresentação de grupos sobre conservação, inclusão, seriação e classificação

• Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). (28/04/2015 - 28/04/2015)

Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão).

continuação da aula com trabalho em grupo (30/04/2015 - 30/04/2015)

continuação da aula com trabalho em grupo

• Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (05/05/2015 - 05/05/2015)
  • Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
Continuação da aula e orientação para elaboração das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos (07/05/2015 - 07/05/2015)
Continuação da aula e orientação para elaboração das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos
Avaliação individual ( prova escrita) (12/05/2015 - 12/05/2015)

Avaliação individual ( prova escrita)

Orientação para as apresentações dinâmicas (14/05/2015 - 14/05/2015)

Orientação para as apresentações dinâmicas

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas. (19/05/2015 - 19/05/2015)

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas. (21/05/2015 - 21/05/2015)

Literatura infantil e o ensino de matemática através da resolução de problemas.

O uso da calculadora em sala de aula. (25/05/2015 - 25/05/2015)
O uso da calculadora em sala de aula.
Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (29/05/2015 - 29/05/2015)
Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais.
Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). (01/06/2015 - 01/06/2015)
Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).
Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). (03/06/2015 - 03/06/2015)
Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).
Utilização de jogos para ensinar matemática. (08/06/2015 - 08/06/2015)
Utilização de jogos para ensinar matemática.
Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. (09/06/2015 - 09/06/2015)

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. (11/06/2015 - 11/06/2015)

Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado.

encerramento da disciplina e apresentação dos bannes (16/06/2015 - 16/06/2015)

encerramento da disciplina e apresentação dos bannes

Boas vindas (23/03/2021 - 23/03/2021)
Bom dia,
 
Sejam bem vindos!
 
As 08:30 a coordenação os aguarda para conversa inicial e apresentação do curso.
 
Link:
meet.google.com/hoi-ovgf-ncq
Participar por telefone: (US) +1 919-590-3408
PIN: 113 943 228#
Informações Biblioteca (23/03/2021 - 23/03/2021)
Oficina de confeccção de Portfólio (23/03/2021 - 06/04/2021)
Metodologias ativas e PBL (30/03/2021 - 30/03/2021)
  PBL 
Oficina de confeccção de Portfólio (06/04/2021 - 06/04/2021)
Informações Biblioteca (13/04/2021 - 13/04/2021)
Boas vindas (20/04/2021 - 20/04/2021)
Metodologias ativas e PBL (27/04/2021 - 27/04/2021)
Informações Biblioteca (04/05/2021 - 04/05/2021)
Boas vindas (11/05/2021 - 11/05/2021)
Metodologias ativas e PBL (25/05/2021 - 25/05/2021)
Informações Biblioteca (01/06/2021 - 01/06/2021)
Boas vindas (08/06/2021 - 08/06/2021)
Boas vindas (15/06/2021 - 15/06/2021)
Metodologias ativas e PBL (22/06/2021 - 22/06/2021)
Informações Biblioteca (29/06/2021 - 29/06/2021)
Boas vindas (06/07/2021 - 06/07/2021)
AVALIAÇÃO (13/07/2021 - 13/07/2021)
RESULTADO FINAL (20/07/2021 - 20/07/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20
1 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
2 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
3 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
4 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
5 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
6 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
7 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
8 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
9 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
10 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
11 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
12 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
13 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
14 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
15 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
16 2020904**** 10,0 10.0 0 AM
17 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
18 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
19 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
20 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
21 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
22 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
23 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
24 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
25 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
26 2020906**** 10,0 10.0 0 AM
27 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
28 2020905**** 10,0 10.0 0 AM
29 2020907**** 10,0 10.0 0 AM
30 2020906**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentação do Curso; oficinas de metodologias ativas de ensino e aprendizagem; vivências acerca dos dispositivos de saúde.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Presença e participação nas atividades.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/03/2021
06/04/2021
Oficina de confeccção de Portfólio
23/03/2021
23/03/2021
Informações Biblioteca
23/03/2021
23/03/2021
Boas vindas
30/03/2021
30/03/2021
Metodologias ativas e PBL
06/04/2021
06/04/2021
Oficina de confeccção de Portfólio
13/04/2021
13/04/2021
Informações Biblioteca
20/04/2021
20/04/2021
Boas vindas
27/04/2021
27/04/2021
Metodologias ativas e PBL
04/05/2021
04/05/2021
Informações Biblioteca
11/05/2021
11/05/2021
Boas vindas
25/05/2021
25/05/2021
Metodologias ativas e PBL
01/06/2021
01/06/2021
Informações Biblioteca
08/06/2021
08/06/2021
Boas vindas
15/06/2021
15/06/2021
Boas vindas
22/06/2021
22/06/2021
Metodologias ativas e PBL
29/06/2021
29/06/2021
Informações Biblioteca
06/07/2021
06/07/2021
Boas vindas
13/07/2021
13/07/2021
AVALIAÇÃO
20/07/2021
20/07/2021
RESULTADO FINAL
Avaliações
Data Descrição
13/07/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Metodologias Ativas - PBL/ABP Aprendizagem Baseada em Problemas - Prof. Jander Nogueira 25/03/2021
Atividade de Metodologias Ativas 24/03/2021
Atividade - Metodologias Ativas (TBL e ABP) 23/03/2021
Continuação Seminário de iniciação ao curso - 23/03/2021 23/03/2021
Continuação Seminário de iniciação ao curso - 23/03/2021 23/03/2021
Programação semana de acolhimento/seminário de introdução ao curso 23/03/2021
Atividade - Seminário de Introdução ao Curso 23/03/2021
Atividade - Seminário de Introdução ao Curso 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1399 18/09/2025 11:47