Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão utilizadas estratégias de ensino-aprendizagem com o apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como vídeos, textos, gráficos, dentre outros, que estimulem a discussões de forma assíncrona (fórum) e síncrona, sempre que necessária. O Ambiente Virtual de Aprendizagem será por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPI (SIGAA), que possibilite a inserção de vídeos, fóruns, materiais complementares, discussão de casos clínicos e de artigos científicos. A aula no formato síncrono será realizada via plataforma Google Meet, ela será gravada pela professora e disponibilizada por meio de link de acesso ao google drive. Os materiais serão disponibilizados aos discentes via SIGAA semanalmente, sempre nas terças e sextas feiras antes do encontro síncrono bem como o link da sala virtual. O acompanhamento docente no fórum será longitudinal.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem considerará os aspectos individual e grupo. Para tal, será adotado como critério a participação dos discentes nas diversas ferramentas avaliativas utilizadas: fórum, questionários, chat, dentre outros. Todos estes recursos avaliativos, na perspectiva metodológica, enfatizam a construção do conhecimento de forma crítico-reflexiva de forma contínua, processual e mediado a partir da tecnologia utilizada. Serão realizadas 3 avaliações teóricas individuais via SIGAA com questões randomizadas. Tudo será avaliado: resolução de casos clínicos, atividades de fixação, trabalhos em grupo ou individual, assiduidade, participação de toda a disciplina. A média parcial será calculada pela média aritmética das quatro unidades. As atividades em grupo serão: produção de vídeos em formato de pípulas do conhecimento, mapas conceituais para resolução de casos clínicos e questionários por meio do google forms. O aluno deve alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) para ser considerado aprovado na disciplina. O aluno que não alcançar a média parcial fará um exame final, precisando alcançar média final maior ou igual a 5,0, sendo este, obrigatoriamente, prova escrita.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BORGES, F.S. Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas, 2ª ed. Phorte Editora, 2010. GUIRRO, E.C.O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato Funcional: fundamentos, recursos e patologias, 3ª ed. Ed. Manole, 2004. LEDUC, A.; LEDUC, O. Drenagem Linfática: teoria e prática, 3ª ed. Ed. Manole, 2007. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 12ª ed. Guanabara Koogan, 2013. DE MAIO, M. Tratado de Medicina Estética. 2ª ed. 3 volumes. Ed. Roca, 2011. KEDE, M.P.V. ; SABATOVICH, O. Dermatologia Estética. 2ª ed. Ed. Atheneu, 2009. MELEGA, J.M. Cirurgia Plástica Fundamentos e Arte: Cirurgia Estética. 1ª ed. Ed. Guanabara Koogan, 2003. CAMARGO, M. C.; MARX, A.G. Reabilitação Física no câncer de mama. São Paulo: Roca, 2000.
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