• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CBT0009 - LINGUA ESPANHOLA APLIC AO TURISMO I - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alumos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre. (23/08/2021 - 23/08/2021)
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividade auditiva e oral."Profesiones y nacionalidades". Exercícios em dupla. Atividade do livro como tarefa de casa. (26/08/2021 - 26/08/2021)
Exercícios do livro. (30/08/2021 - 30/08/2021)
Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual individual. Leitura do texto. Canción: Gracias a la Vida, interpretada por Mercedes Sosa. (02/09/2021 - 02/09/2021)
Aula assíncrona: Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre tema cultural. (06/09/2021 - 06/09/2021)
Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática. (09/09/2021 - 09/09/2021)
Aula síncrona: Compreensão leitora, producão textual e prática oral. (13/09/2021 - 13/09/2021)
Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música. (16/09/2021 - 16/09/2021)
Aula assíncrona: atividades do livro, caderno de exercícios e preparação das apresentações. Elaboração de um podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha. (20/09/2021 - 20/09/2021)
Revisão dos conteúdos. Apresentação do podcast sobre o tema: principais pontos turísticos das comunidades autônomas da Espanha. (23/09/2021 - 23/09/2021)
Primeira avaliação escrita individual. (27/09/2021 - 27/09/2021)
Segunda chamada da avaliação. (30/09/2021 - 30/09/2021)
Aula assíncrona: Aplicação de atividades escritas e orais. Expressão oral: Localizar objetos de casa. Compreensão leitora e exercícios gramaticais do livro. (04/10/2021 - 04/10/2021)
Unidade 3: "Alquilar un piso. Prática auditiva e oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Atividades em dupla. lexicais e gramaticais da unidade 3. (07/10/2021 - 07/10/2021)
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. (11/10/2021 - 11/10/2021)
Segunda chamada. (14/10/2021 - 14/10/2021)
Revisão das três primeiras unidades através de atividades em grupos. Correção das atividades do Caderno de Exercícios. Prática auditiva e expressão oral. (18/10/2021 - 18/10/2021)
Aula assíncrona: orientação com o monitor da disciplina para a elaboração dos seminários. (21/10/2021 - 21/10/2021)
Aula extra. Conteúdos gramaticais e atividades de compreensão leitora. (23/10/2021 - 23/10/2021)
Atividades do livro e do caderno de exercícios.
Unidade 4: "Por la ciudad". Apresentação dos diálogos. Trabalho com o léxico referente ao tema. Localização dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba. Atividade oral e escrita individual. (25/10/2021 - 25/10/2021)
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina. (28/10/2021 - 28/10/2021)
Atividades com produção textual e leitura dos textos produzidos pelos próprios alunos em sala de aula. (01/11/2021 - 01/11/2021)
Aula assíncrona: Assistir ao filme: La lengua de las mariposas. Fazer um resumo do filme e elaborar 3 perguntas para uma dinâmica na aula seguinte. (04/11/2021 - 04/11/2021)
Aula extra: atividades do livro. (06/11/2021 - 06/11/2021)
Aula assíncrona
No primeiro momento: discussão do filme. Para o segundo momento: Compreensão textual; atividade cultural; Numerales: Las horas. Atividades. (08/11/2021 - 08/11/2021)
Terceira avaliação escrita individual. (11/11/2021 - 11/11/2021)
Segunda chamada. (15/11/2021 - 15/11/2021)
Fórum sobre o seguinte tema: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas. (18/11/2021 - 18/11/2021)
Atividades do Nuevo Ven 1. Unidade 4. (22/11/2021 - 22/11/2021)
Encerramento e avaliação da disciplina. (25/11/2021 - 25/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 23 25 28 04 06 08 11 18 22 25
1 2020902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 4 2 2 2 2 2 58
2 2020905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2021901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 6
5 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
7 2021901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
8 2020906**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020906**** 9,3 9,1 10,0 9.5 0 AM
2 2021901**** 9,1 10,0 9,9 9.7 0 AM
3 2021902**** 8,8 9,0 9,5 9.1 0 AM
4 2021900**** 8,0 8,9 10,0 9.0 0 AM
5 2020906**** 8,3 8,5 8,0 8.3 0 AM
6 2021901**** 9,5 9,9 10,0 9.8 0 AM
7 2020905**** 9,8 10,0 9,7 9.8 0 AM
8 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo prático das funções e estruturas básicas da língua espanhola através de atividades que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades da língua ( ler, falar, ouvir, escrever), visando à comunicação em situações específicas da área turística
Objetivos: Estudo básico da língua espanhola, através de atividades práticas que desenvolvam a escrita, a leitura, a fala e a audiçao , possibilitando o conhecimento das variaçoes culturais da língua, no âmbito turístico. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Ler e traduzir frases e textos em espanhol; - Escrever frases ou textos em espanhol usando o vocabulário estudado em sala de aula; - Realizar exercícios gramaticais y fonéticos de compreensao auditiva; - Responder perguntas oralmente usando as estruturas aprendidas.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA
Introdução às situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível inicial que possibilitem, ao aluno, o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas em vários contextos reais, incluindo a área turística, mas não unicamente.

? Aulas remotas (em decorrência da pandemia do COVID-19) expositivas e participativas;
? Atividades práticas e teóricas;
? Exposição e discussão oral dos discentes;
? Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
? Tarefas individuais e em grupo.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente.

? Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
? Participação nos trabalhos propostos;
? Pontualidade na entrega das atividades;
? Exposição oral;
? Análise da produção escrita e atividades auditivas;
? Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento: Turno na tarde
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORDEIRO, Dayane Mônica & LIMA MOREIRA, Glauber (2017). La enseñanza del español en Brasil: presente, pasado y futuro. Entrevista con Francisco Moreno y Gretel Eres. MARCO ELE Revista de didáctica español como lengua extranjera, Entrevistas. Disponible en: https://marcoele.com/descargas/25/entrevista_moreno-eres.pdf.
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 1. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 1.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2021
23/08/2021
Apresentação da ementa da disciplina; Apresentação dos alumos em espanhol através de uma dinâmica. Compreensão leitora. Apresentação do material utilizado e das avaliações aplicadas durante o semestre.
26/08/2021
26/08/2021
Unidad 1: "Hola". Saludos y despedidas. Textos do livro: atividade auditiva e oral."Profesiones y nacionalidades". Exercícios em dupla. Atividade do livro como tarefa de casa.
30/08/2021
30/08/2021
Exercícios do livro.
02/09/2021
02/09/2021
Saludos formales e informales. "Pedir y dar informaciones". Atividade de produção textual individual. Leitura do texto. Canción: Gracias a la Vida, interpretada por Mercedes Sosa.
06/09/2021
06/09/2021
Aula assíncrona: Conteúdos gramaticais e lexicais do livro. Compreensão leitora sobre tema cultural.
09/09/2021
09/09/2021
Unidade 2: "Presentaciones". Atividade oral em dupla. Atividades de vocabulário e gramática.
13/09/2021
13/09/2021
Aula síncrona: Compreensão leitora, producão textual e prática oral.
16/09/2021
16/09/2021
Apresentação oral em grupo. Exercícios do Caderno de Atividades. Atividade do Caderno de atividades para revisão dos conteúdos estudados. Atividade auditiva e escrita com música.
20/09/2021
20/09/2021
Aula assíncrona: atividades do livro, caderno de exercícios e preparação das apresentações. Elaboração de um podcast sobre o tema: Principais pontos turísticos das comunidade autônomas da Espanha.
23/09/2021
23/09/2021
Revisão dos conteúdos. Apresentação do podcast sobre o tema: principais pontos turísticos das comunidades autônomas da Espanha.
27/09/2021
27/09/2021
Primeira avaliação escrita individual.
30/09/2021
30/09/2021
Segunda chamada da avaliação.
04/10/2021
04/10/2021
Aula assíncrona: Aplicação de atividades escritas e orais. Expressão oral: Localizar objetos de casa. Compreensão leitora e exercícios gramaticais do livro.
07/10/2021
07/10/2021
Unidade 3: "Alquilar un piso. Prática auditiva e oral. Atividade de escritura em dupla. Apresentação dos diálogos elaborados em sala. Atividades em dupla. lexicais e gramaticais da unidade 3.
11/10/2021
11/10/2021
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina.
14/10/2021
14/10/2021
Segunda chamada.
18/10/2021
18/10/2021
Revisão das três primeiras unidades através de atividades em grupos. Correção das atividades do Caderno de Exercícios. Prática auditiva e expressão oral.
21/10/2021
21/10/2021
Aula assíncrona: orientação com o monitor da disciplina para a elaboração dos seminários.
23/10/2021
23/10/2021
Aula extra. Conteúdos gramaticais e atividades de compreensão leitora.
25/10/2021
25/10/2021
Unidade 4: "Por la ciudad". Apresentação dos diálogos. Trabalho com o léxico referente ao tema. Localização dos pontos turísticos da cidade de Parnaíba. Atividade oral e escrita individual.
28/10/2021
28/10/2021
Segunda avaliação individual: Apresentação dos Seminários em grupos sobre lugares turísticos da Espanha e América Latina.
01/11/2021
01/11/2021
Atividades com produção textual e leitura dos textos produzidos pelos próprios alunos em sala de aula.
04/11/2021
04/11/2021
Aula assíncrona: Assistir ao filme: La lengua de las mariposas. Fazer um resumo do filme e elaborar 3 perguntas para uma dinâmica na aula seguinte.
06/11/2021
06/11/2021
Aula extra: atividades do livro.
08/11/2021
08/11/2021
No primeiro momento: discussão do filme. Para o segundo momento: Compreensão textual; atividade cultural; Numerales: Las horas. Atividades.
11/11/2021
11/11/2021
Terceira avaliação escrita individual.
15/11/2021
15/11/2021
Segunda chamada.
18/11/2021
18/11/2021
Fórum sobre o seguinte tema: La importancia de la lengua española para la comunicación entre los turistas.
22/11/2021
22/11/2021
Atividades do Nuevo Ven 1. Unidade 4.
25/11/2021
25/11/2021
Encerramento e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
27/09/2021 1ª Avaliação
11/10/2021 2ª Avaliação
28/10/2021 3ª Avaliação
22/11/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aulas virtuais na seguinte sala do Google Meet: https://meet.google.com/inb-snqw-uxr?authuser=4 25/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:22