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CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (25/08/2021 - 25/08/2021)

A aula ocorrerá em modo remoto (aula síncrona) por meio da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/cin-xjet-mfa

Introdução ao marketing turístico (25/08/2021 - 25/08/2021)

Aula expositiva dialogada. Análise do capítulo “Definição de marketing: o que é marketing?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

A aula ocorrerá em modo remoto (aula síncrona) por meio da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/cin-xjet-mfa

   Marketing para o turismo - as raízes históricas 
Capítulo 15 "Marketing para o turismo - as raízes históricas" do livro "Turismo princípios e práticas" - COOPER et al. [2007]
  Morrison (2012, Cap. 1) 
Capítulo "Definição de Marketing - O que é marketing?"
Abordagens de marketing no setor do turismo (31/08/2021 - 31/08/2021)

Aula expositiva dialogada. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".

A aula ocorrerá em modo remoto (aula síncrona) por meio da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/cin-xjet-mfa

  Morrison [2012] - Cap. 2 
Capítulo 2 "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo" de Morrison (2012).
   PAPEL DO MARKETING NO SETOR TURÍSTICO
Período de Habilitação: 31/08/2021 às 16:00 a 16/09/2021 às 18:00
Conceitos e definições de marketing turístico (31/08/2021 - 01/09/2021)

Aula expositiva dialogada. Análise do capítulo "Serviços de marketing de hospitalidade e turismo" do livro "Turismo: Marketing de hospitalidade e turismo".

A aula ocorrerá em modo remoto (aula síncrona) por meio da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/cin-xjet-mfa

Tendências e desafios do marketing (31/08/2021 - 01/09/2021)

Aula expositiva dialogada.

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Comportamento do consumidor no turismo (08/09/2021 - 14/09/2021)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Comportamento do cliente: onde estamos agora?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

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  COMPORTAMENTO DO CLIENTE CONSUMIDOR 
Capítulo 4 "Comportamento do cliente - onde estamos agora?" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo" de Morrison (2012).
   COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO TURISMO
Período de Habilitação: 08/09/2021 às 18:00 a 22/09/2021 às 16:00
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão (15/09/2021 - 15/09/2021)

Discussão de texto/artigo

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Link do vídeo sobre o comportamento de compra: https://www.youtube.com/watch?v=_E8qaDd-tr0&ab_channel=DocumentariosCiencia

  SWARBROOKE [2002] - O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO TURISMO 
Capítulo 3 - "Conceitos importantes sobre comportamento do consumidor, com adaptação de modelos de comportamento para o turismo"
Análise de oportunidades de marketing (21/09/2021 - 22/09/2021)

Aula expositiva dialogada. Análise do capítulo "Análise de oportunidades de marketing" do livro "Marketing de hospitalidade e turismo".

A aula ocorrerá em modo remoto (aula síncrona) por meio da plataforma Google Meet, no link: https://meet.google.com/cin-xjet-mfa

   ANÁLISE DE SITUAÇÃO E OPORTUNIDADES DE MARKETING
Período de Habilitação: 21/09/2021 às 18:00 a 05/10/2021 às 16:00
  ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES - MORRISON [2012] 
Capitulo do livro "Marketing de hospitalidade e turismo"
    
Inicia em 23/08/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/10/2021 às 23h 0
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público (28/09/2021 - 28/09/2021)

Aula expositiva dialogada e discussão em grupo. Análise do capítulo “Comportamento do cliente: onde estamos agora?” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”.

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  Plano de Marketing - Paraná 
Paraná Turístico 2026
  ROTEIRO ANÁLISE DO DESTINO 
Roteiro para construção da análise da situação do destino.
  ANÁLISE DOS DESTINOS TURÍSTICOS - BIGNE [2000] 
Capitulo do livro "Marketing de destinos turísticos: análisis y estrategias de desarrollo"
Segmentação turística e estratégias de posicionamento (29/09/2021 - 05/10/2021)

Aula expositiva dialogada e discussões em grupo. Análise do capítulo “Estratégia de marketing: segmentação e tendências de mercado” do livro “Marketing de hospitalidade e turismo”, e discussão de texto/artigo.

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  SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 
MORRISON (2012) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO
Segmentação turística e estratégia de posicionamento | Seminário de discussão (06/10/2021 - 06/10/2021)

Apresentação e discussões de texto/artigo. 

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  COLANTUONO [2016] - A SEGMENTAÇÃO DA DEMANDA TURÍSTICA NO MERCADO 
Artigo para apresentação em seminário
  TEXTO SEMINÁRIO - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO 
MEDAGLIA-MAYNART-SILVEIRA (2013) - A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E A DEMANDA TURÍSTICA REAL EM DIAMANTINA-MG E REGIÃO
Processo de planejamento estratégico (13/10/2021 - 13/10/2021)

Aula expositiva dialogada.

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  O PLANO DE MARKETING 
Capítulo "El plano de marketing y las decisiones estratégicas" do livro "Marketing Turístico" de Antonio Serra Cantallops, 2011.
  PLANIFICACIÓN ESTRATÉGICA DE MARKETING EN LOS DESTINOS TURÍSTICOS 
Capítulo "Planificación estratégica de marketing en los destinos turísticos" do livro "Marketing de Destinos Turísticos: Analisis y estrategias de desarrollo" de Bigné, Font e Andreu, 2000.
Estratégias de produtos e serviços turísticos (13/10/2021 - 13/10/2021)

Aula expositiva e dialogada.

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Conformação de um produto turístico | Seminário de discussão (20/10/2021 - 20/10/2021)

Aula expositiva dialogada, apresentação e discussão de texto/artigo.

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Inicia em 25/08/2021 às 18h 0 e finaliza em 12/11/2021 às 23h 59
Gestão e controle do plano de marketing (26/10/2021 - 26/10/2021)

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  Morrison [2012] - PLANO DE MARKETING E OS 8 PS 
Morrison [2012] - PLANO DE MARKETING E OS 8 PS
Preparação final do plano de marketing (27/10/2021 - 27/10/2021)

Discussões em grupo e plantão de dúvidas. 

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Inicia em 06/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2021 às 23h 0
Apresentação do Plano de Marketing e avaliação da disciplina (03/11/2021 - 03/11/2021)

Apresentação da segunda etapa do Plano de Marketing Turístico.

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Exame Final (23/11/2021 - 23/11/2021)

Avaliação de exame final. A prova final irá contemplar todo o conteúdo trabalhado durante o semestre e será aplicada aos alunos que não alcançarem a média final

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 31 01 08 14 15 21 22 28 29 05 06 13 19 20 26 27 03 09 10 16 17 23 24
1 201393**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 14
2 201393**** 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 44
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 10
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 7,0 8,0 8,0 7.7 10 AM
2 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 40 RF
3 201393**** 7,0 8,0 6,0 7.0 14 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1. INTRODUÇÃO AO MARKETING TURÍSTICO
- Conceitos e definições de marketing turístico
- Abordagens de marketing no setor do turismo
- Tendências e desafios do marketing.

2. CARACTERÍSTICAS, ENFOQUES E INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM TURISMO
- A dinâmica do mercado turístico
- Investigação acerca do consumidor
- A formulação das decisões;
- O fenômeno da pós-compra;
- Modelos de estudo do comportamento do consumidor.

4. PLANEJAMENTO, PESQUISA E ANÁLISE

- Análise de oportunidades de marketing
- Pesquisa de marketing

5. A SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM TURISMO
- Conhecendo os mercados: os diferentes mercados, a importância dos mercados;
- Critérios para segmentação: segmentação demográfica, geográfica, socioeconômica, por benefícios, por grau de utilização, psicográfica;
- Implementação de estratégias de segmentação.

6. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING TURÍSTICO

- Processo de planejamento estratégico
- O planejamento estratégico de marketing para destinos turísticos
- Estratégias focadas na concorrência
- Estratégias focadas nos potenciais da empresa
- Gerenciamento da qualidade

RECURSOS DIDÁTICOS

As aulas terão como apoio textos e artigos de periódicos/livros/websites e filmes e utilizarão os seguintes recursos: quadro, Internet, notebook e projetor.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

O programa será desenvolvido com base em aulas expositivas dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais; apresentação de seminários; discussões de casos através de artigos de períodos, livros e jornais na área de marketing e/ou turismo; palestras; trabalhos de grupo em sala; realização de trabalho escrito individual e em equipes; pesquisa de mercado e de consumidor, e turismo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados em atividades individuais e trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

01 artigo (dupla) 10
Participação em webconferência e fóruns 4
Leitura e discussão de textos 6
T1 - Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico 3
T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 3
Apresentação de Seminários ? Plano de Marketing (02) 4


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

1. Participação em webconferência e fóruns
Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

2. Avaliação escrita

2.2. Artigo
Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.

*Artigo ? Marketing e tecnologias da informação e comunicação
Data de Entrega: 12 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)

O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.


TRABALHO EM GRUPO

3. Leitura e discussão de textos
Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)
Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna, análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (T1), e, para o T2, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento, detalhamento das ações específicas de marketing operacional (plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 discentes.


? T1 ? Introdução, Análise da Situação e Diagnóstico - data da apresentação e entrega do trabalho escrito: 06 de outubro (até às 23:00 pelo SIGAA).
? T2 - Estratégias Relacionadas aos Objetivos, Plano de Implantação, Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação e entrega do trabalho escrito: 03 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA).


Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.

Exame Final
23 de novembro
Horário de atendimento: Quarta-feira - 16:00 às 18:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.
BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.
KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.
MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.
MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.
PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.
SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.
SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.


Periódicos

Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>
Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>
Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>
Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>
Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>
Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>
REMark - Revista Brasileira de Marketing
Revista de Administração Contemporânea ? RAC
Revista de Administração de Empresas ? RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
25/08/2021
Introdução ao marketing turístico
25/08/2021
25/08/2021
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
31/08/2021
31/08/2021
Abordagens de marketing no setor do turismo
31/08/2021
01/09/2021
Conceitos e definições de marketing turístico
31/08/2021
01/09/2021
Tendências e desafios do marketing
08/09/2021
14/09/2021
Comportamento do consumidor no turismo
15/09/2021
15/09/2021
Comportamento do consumidor e TIC | Seminário de discussão
21/09/2021
22/09/2021
Análise de oportunidades de marketing
28/09/2021
28/09/2021
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público
29/09/2021
05/10/2021
Segmentação turística e estratégias de posicionamento
06/10/2021
06/10/2021
Segmentação turística e estratégia de posicionamento | Seminário de discussão
13/10/2021
13/10/2021
Estratégias de produtos e serviços turísticos
13/10/2021
13/10/2021
Processo de planejamento estratégico
20/10/2021
20/10/2021
Conformação de um produto turístico | Seminário de discussão
26/10/2021
26/10/2021
Gestão e controle do plano de marketing
27/10/2021
27/10/2021
Preparação final do plano de marketing
03/11/2021
03/11/2021
Apresentação do Plano de Marketing e avaliação da disciplina
23/11/2021
23/11/2021
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
15/09/2021 1ª Avaliação
06/10/2021 2ª Avaliação
03/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ROTEIRO ANÁLISE DA SITUAÇÃO DESTINO 06/10/2021
EVENTO HOJE - DIA MUNDIAL DO TURISMO 27/09/2021
AVISO DE CANCELAMENTO - AULA DE HOJE (FERIADO PARNAÍBA) - 08/09 08/09/2021
PRIMEIRA AULA DO SEMESTRE - QUARTA-FEIRA - 25/08 23/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 11:45