-

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos. (24/08/2021 - 24/08/2021)
Aspectos Teóricos e Metodológicos. Objetivos, conceitos, métodos, divisão. A importância da História da Educação.
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. (26/08/2021 - 09/09/2021)
A educação nas sociedades primitivas. A educação nas civilizações orientais e América Pré-Colombiana. A educação clássica: grega e romana. A educação cristã primitiva.
UNIDADE III - A Educação Medieval. (14/09/2021 - 30/09/2021)
A Educação Medieval. Contexto histórico medieval. Tipos de educação na sociedade medieval. O Renascimento e a reforma do pensamento.
UNIDADE IV - A Educação Moderna. (05/10/2021 - 26/10/2021)
Contexto histórico moderno. O Renascimento Pedagógico: humanismo, Reforma e Contra Reforma na educação. Educação realista. Educação liberal.
UNIDADE V - A Educação Contemporânea. (04/11/2021 - 25/11/2021)
Contexto histórico contemporâneo. Tendências pedagógicas do Século XIX. Educação e Pedagogia no Século XX. Perspectivas da educação e da Pedagogia no Século XXI.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
26 31 02 09 14 16 21 23 28 30 05 07 14 19 21 26 28 04 09 11 16 18 23 25
1 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019903**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 34
3 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020906**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2019903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020906**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
14 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2016904**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
16 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2019904**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
18 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2020902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2020905**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2020906**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
24 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
26 2020907**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2020902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2020901**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
30 2020905**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
31 2020907**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2019902**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 34 RF
2 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
4 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
5 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
6 2020905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
7 2020901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
8 2020902**** 10,0 10,0 0,0 8.0 7.4 8 EF
9 2020901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
10 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
13 2020905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
14 2020905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
15 2020902**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
16 2020902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
17 2020905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
18 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
19 2020905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
20 2016904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
21 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
23 2020907**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
24 2020905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
25 2020906**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
26 2019903**** 5,0 0,0 8,0 10.0 7.2 4 EF
27 2020906**** 10,0 10,0 8,0 9.3 4 AM
28 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2020906**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
30 2020907**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
31 2020906**** 10,0 10,0 8,0 9.3 2 AM
32 2020907**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Como recursos didáticos serão utilizados, o quadro acrílico, apagador, pincel, retroprojetor, projetor multimídia, DVD, TV, cartazes etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normatizado pela Resolução Nº 177/12-CEPEX, de 5/11/2012 (e os ajustes posteriores) – Normas de Funcionamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Horário de atendimento: 20:00 ÀS 22:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
Bibliografia Complementar
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969.
MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2021
24/08/2021
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos.
26/08/2021
09/09/2021
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade.
14/09/2021
30/09/2021
UNIDADE III - A Educação Medieval.
05/10/2021
26/10/2021
UNIDADE IV - A Educação Moderna.
04/11/2021
25/11/2021
UNIDADE V - A Educação Contemporânea.
Avaliações
Data Descrição
09/09/2021 1ª Avaliação
07/10/2021 2ª Avaliação
18/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOTAS E EXAME FINAL 21/11/2021
INFORME SOBRE A AULA DO DIA 16/11/21 16/11/2021
INFORME SOBRE NOSSAS AULAS 16/09/2021
Sobre aula dos dias 13 a 15/09 12/09/2021
INÍCIO DAS AULAS REMOTAS 24/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:17