-

CMR0326 - TECNICAS DE EXAME PSICOLOGICO I - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de Aulas (11/12/2012 - 11/12/2012)
Necessidade da medida em Psicologia (14/12/2012 - 18/12/2012)
Ciência Básica vs. Ciência Aplicada (21/12/2012 - 25/12/2012)
Historico da Psicometria (28/12/2012 - 01/01/2013)
Histórico da Psicometria Brasileira (04/01/2013 - 08/01/2013)
A Medida: Tipos e Características (11/01/2013 - 15/01/2013)
   Texto sobre construção de itens e escala psicológicas 
  Bancos para treino de poder discriminativo 
Os mesmos bancos que trabalhamos em sala para que treinem...
A Medida nas Ciências do Comportamento (18/01/2013 - 18/01/2013)
Teoria da medida (22/01/2013 - 25/01/2013)
1a. Avaliação (29/01/2013 - 29/01/2013)
Teoria da Medida (01/02/2013 - 01/02/2013)
Diferentes Recursos de Avaliação Psicológica (05/02/2013 - 05/02/2013)
Classificação dos Instrumentos Psicológicos (08/02/2013 - 12/02/2013)
A Avaliação desde a Perspectiva Psicométrica (15/02/2013 - 15/02/2013)
Construção e análise de itens (19/02/2013 - 22/02/2013)
Análise de iTens (26/02/2013 - 05/03/2013)
  Slides de Fidedignidade 
Slides sobre precisão.
Análise Qualitativa dos Itens: Juízes e Validade Semântica (01/03/2013 - 01/03/2013)
Análise empírica dos Itens (05/03/2013 - 05/03/2013)
Teste T-Student para análise do poder discriminativo (08/03/2013 - 08/03/2013)
Análise Quantitativa dos Itens: Índice de Dificuldade e Poder Discrimitativo (12/03/2013 - 12/03/2013)
Análise fatorial (15/03/2013 - 22/03/2013)
Parametros Psicométricos da medida (26/03/2013 - 26/03/2013)
Validade (29/03/2013 - 02/04/2013)
Precisão (05/04/2013 - 05/04/2013)
2 avaliação (09/04/2013 - 09/04/2013)
Normatização (12/04/2013 - 16/04/2013)
3 Avaliação - Apresentação de trabalhos (19/04/2013 - 19/04/2013)
Prova Final (23/04/2013 - 23/04/2013)
Entrega das notas (26/04/2013 - 26/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
11 14 18 21 08 11 15 18 22 25 29 01 05 08 15 19 22 26 01 05 08 12 15 19 22 26 02 05 09 12 16 19 23
1 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
2 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
15 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
34 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
35 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 20116**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
41 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
42 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20116**** 5,0 6,0 10,0 7.0 0 AM
2 20115**** 6,5 5,8 10,0 7.4 0 AM
3 20116**** 6,0 6,5 10,0 7.5 0 AM
4 20116**** 4,4 7,2 10,0 7.2 0 AM
5 20116**** 6,0 6,7 10,0 7.6 0 AM
6 20116**** 7,0 6,0 10,0 7.7 0 AM
7 20116**** 8,0 4,3 10,0 7.4 0 AM
8 20116**** 4,0 7,0 10,0 7.0 0 AM
9 20115**** 7,8 6,5 10,0 8.1 0 AM
10 20116**** 8,0 3,0 10,0 7.0 0 AM
11 20116**** 6,0 6,8 10,0 7.6 0 AM
12 20116**** 6,8 7,0 10,0 7.9 0 AM
13 20116**** 7,0 4,0 10,0 7.0 0 AM
14 20116**** 7,5 7,5 10,0 8.3 0 AM
15 20116**** 6,6 8,5 10,0 8.4 0 AM
16 20116**** 7,5 6,0 10,0 7.8 0 AM
17 20116**** 3,8 7,5 10,0 7.1 0 AM
18 20116**** 8,2 8,0 10,0 8.7 0 AM
19 20116**** 4,6 9,7 10,0 8.1 0 AM
20 20094**** 5,7 5,3 10,0 7.0 0 AM
21 20116**** 6,0 6,3 10,0 7.4 0 AM
22 20116**** 8,8 6,0 10,0 8.3 0 AM
23 20116**** 6,0 6,4 10,0 7.5 0 AM
24 20116**** 10,0 7,0 10,0 9.0 0 AM
25 20116**** 5,8 6,5 10,0 7.4 0 AM
26 20116**** 7,8 6,5 10,0 8.1 0 AM
27 20116**** 7,0 5,5 10,0 7.5 0 AM
28 20116**** 8,0 9,3 10,0 9.1 0 AM
29 20116**** 6,5 8,0 10,0 8.2 0 AM
30 20116**** 5,5 5,5 10,0 7.0 0 AM
31 20116**** 4,8 6,5 10,0 7.1 0 AM
32 20116**** 8,0 3,0 10,0 7.0 0 AM
33 20116**** 5,0 6,0 10,0 7.0 0 AM
34 20116**** 9,0 6,7 10,0 8.6 0 AM
35 20115**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
36 20116**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
37 20116**** 8,0 7,3 10,0 8.4 0 AM
38 20116**** 8,8 6,7 10,0 8.5 0 AM
39 20116**** 3,5 7,5 10,0 7.0 0 AM
40 20116**** 7,3 9,0 10,0 8.8 0 AM
41 20116**** 9,0 8,2 10,0 9.1 0 AM
42 20115**** 6,0 4,0 5,0 0.0 2.5 0 RN
43 20115**** 9,2 8,0 10,0 9.1 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos psicométricos da Avaliação Psicológica. Introdução à avaliação psicológica; definição geral das técnicas de avaliação psicológica, etapas gerais seguidas na construção de um teste; estudo dos fundamentos dos instrumentos de avaliação: julgamento sobre a qualidade de um teste (precisão e validade); aspectos éticos e críticos da avaliação psicológica; transformação e interpretação de resultados de testes (interpretações referenciadas na norma, no conteúdo e no critério).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA

Estudo dos fundamentos da avaliação psicológica, abordando-a como um processo e não como apenas um conjunto de técnicas. O processo psicodiagnóstico. A entrevista inicial. Modelos de anamnese. Entrevistas para aplicação de testes. A entrevista devolutiva. Elaboração de documentos decorrentes de avaliações psicológicas. Testes projetivos. Testes de inteligência. Teste psicomotor Bender.

OBJETIVOS
Oferecer aos alunos conhecimentos básicos e aplicados sobre a medida em psicologia, dando ênfase para a validação de escalas e testes. Especificamente, pretende-se: (a) apresentar os conceitos básicos da Psicologia enquanto ciência, enfocando a necessidade da medida; (b) contrastar os diversos sistemas de conhecimento; (c) conceituar os testes psicológicos, seus parâmetros de mensuração e suas normas; (d) propiciar os conhecimentos básicos da construção / validação de testes e escalas; e (e) possibilitar uma visão crítica em relação aos instrumentos psicológicos de mensuração.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação constará de duas provas e um trabalho prático sobre validação de um instrumento. Todas as atividades de exame serão individuais, menos os trabalho que será em grupo, e ocorrerão em horário regular da disciplina, ocupando no máximo o período de duas aulas consecutivas.
Estará aprovado o aluno que reunir dois requisitos fundamentais: (1) obtiver 75% de presença efetiva em sala de aula. A cada duas aulas será realizada a chamada para observação da presença do aluno; e (2) obtiver média final 6,0 (seis), considerando todos os exames e a prova final, ou média 7,0, sem ter a necessidade de se apresentar ao exame final.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/12/2012
11/12/2012
Apresentação do Plano de Aulas
14/12/2012
18/12/2012
Necessidade da medida em Psicologia
21/12/2012
25/12/2012
Ciência Básica vs. Ciência Aplicada
28/12/2012
01/01/2013
Historico da Psicometria
04/01/2013
08/01/2013
Histórico da Psicometria Brasileira
11/01/2013
15/01/2013
A Medida: Tipos e Características
18/01/2013
18/01/2013
A Medida nas Ciências do Comportamento
22/01/2013
25/01/2013
Teoria da medida
29/01/2013
29/01/2013
1a. Avaliação
01/02/2013
01/02/2013
Teoria da Medida
05/02/2013
05/02/2013
Diferentes Recursos de Avaliação Psicológica
08/02/2013
12/02/2013
Classificação dos Instrumentos Psicológicos
15/02/2013
15/02/2013
A Avaliação desde a Perspectiva Psicométrica
19/02/2013
22/02/2013
Construção e análise de itens
26/02/2013
05/03/2013
Análise de iTens
01/03/2013
01/03/2013
Análise Qualitativa dos Itens: Juízes e Validade Semântica
05/03/2013
05/03/2013
Análise empírica dos Itens
08/03/2013
08/03/2013
Teste T-Student para análise do poder discriminativo
12/03/2013
12/03/2013
Análise Quantitativa dos Itens: Índice de Dificuldade e Poder Discrimitativo
15/03/2013
22/03/2013
Análise fatorial
26/03/2013
26/03/2013
Parametros Psicométricos da medida
29/03/2013
02/04/2013
Validade
05/04/2013
05/04/2013
Precisão
09/04/2013
09/04/2013
2 avaliação
12/04/2013
16/04/2013
Normatização
19/04/2013
19/04/2013
3 Avaliação - Apresentação de trabalhos
23/04/2013
23/04/2013
Prova Final
26/04/2013
26/04/2013
Entrega das notas
Avaliações
Data Descrição
29/01/2013 1 Avaliação
09/04/2013 2 Avaliação
19/04/2013 3 Avaliação - Apresentação de trabalhos
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cancelamento e remarcação da aula do dia 18.12.12 18/12/2012

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 16:23