• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0331 - PRATICA EM PLANEJ. E ADM EDUCACIONAL - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (01/09/2021 - 01/09/2021)

Link da videochamada: https://meet.google.com/zht-kvqs-gpg

   Plano de Curso 
Fundamentos Teóricos do Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação (08/09/2021 - 08/09/2021)
Prospecção do campo de observação (15/09/2021 - 15/09/2021)
Prospecção do campo de observação (22/09/2021 - 22/09/2021)
Socialização sobre a caracterização do campo de observação (29/09/2021 - 29/09/2021)
Observação de Campo (06/10/2021 - 20/10/2021)
Orientação do Relatório Final (27/10/2021 - 10/11/2021)
Entrega do Relatório Final (17/11/2021 - 17/11/2021)
    
Inicia em 12/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 24/11/2021 às 18h 0
Encerramento da disciplina (24/11/2021 - 24/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2017901**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017902**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2017902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017901**** 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017900**** 0 4 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2017900**** 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017900**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
3 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
5 2017900**** 7,0 7,0 7,0 7.0 12 AM
6 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017901**** 9,5 9,5 9,5 9.5 8 AM
8 2017902**** 7,5 7,5 7,5 7.5 4 AM
9 2017902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2017901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2017900**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2017902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
13 2017902**** 7,5 7,5 7,5 7.5 8 AM
14 2017902**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
15 2017901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O componente será efetivado através de observações em organizações e instituições educacionais escolares ou não-escolares. As aulas síncronas acontecerão pela plataforma Google Meet.
Link da videochamada: https://meet.google.com/zht-kvqs-gpg
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento do rendimento acadêmico está normalizado pela Resolução nº 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI - CEPEX de 17.05.1995. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas três avaliações parciais e mais o exame final, se necessário.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, Jorge Adelino. Imagens organizacionais da escola. Porto (PT): Porto Editora, 1996. Edições ASA.
GADOTTI, M. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo: Cortez, 1992.
GROSSI, E. LDB – lei de diretrizes e bases da educação. Lei nº 9.394/96. 3. ed. Rio de Janeiro: DP & 2000.
HENGEMUHLE, A. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
_______. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. Inter-Ação. Goiânia, v. 16, n. ½ , p. 67-90, jan./dez, 1992.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1993.
SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 3.ed. Campinas, SP:
Autores Associados, 1998.
SOUZA, E. C. de. Gestão e organização da aprendizagem. Brasília: SESI; DN , 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova realidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BANCO MUNDIAL. Prioridades de estratégias para a educação. Washington-DC: Banco
Mundial, 1995.
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto
Alegre: ARTMED, 2005.
MEZOMO, J. C. Gestão da qualidade total em escola: princípios básicos. Petrópolis; RJ:
Vozes, 1997.
OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática na escola: desafios contemporâneos. 5. ed.
Petrópolis; RJ: Vozes, 1997.
_______. Processo pedagógico e processo de gestão. Brasília: SESI; DN, 2001
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/09/2021
01/09/2021
Apresentação da disciplina
08/09/2021
08/09/2021
Fundamentos Teóricos do Planejamento, Gestão e Avaliação da Educação
15/09/2021
15/09/2021
Prospecção do campo de observação
22/09/2021
22/09/2021
Prospecção do campo de observação
29/09/2021
29/09/2021
Socialização sobre a caracterização do campo de observação
06/10/2021
20/10/2021
Observação de Campo
27/10/2021
10/11/2021
Orientação do Relatório Final
17/11/2021
17/11/2021
Entrega do Relatório Final
24/11/2021
24/11/2021
Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
08/09/2021 1ª Avaliação
13/10/2021 2ª Avaliação
17/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Entrega do relatório 22/11/2021
Atividade: O planejamento articulado à gestão escolar 16/11/2021
Sala de aula virtual 01/09/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 10:33