Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Conforme esta Resolução, os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária de História da Educação no Piauí, para efeito de registro de notas, serão realizadas provas subjetivas sobre os assuntos especificados nas unidades de estudos, organização e apresentação de seminários sobre temas específicos e elaboração de trabalhos dissertativos sobre temas ligados à Disciplina. |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica BRITO, Itamar de Sousa. História da Educação no Piauí. Teresina: ADUFPI, 1996. FERRO, Maria do Amparo Borges. Pesquisa em História da Educação no Brasil. Antecedentes. Elementos Impulsionadores e Tendências. In: CAVALCANTE, Maria Juraci (org.) História da educação: instituições, protagonistas e práticas. Fortaleza: Editora UFC/LCR, 2005. MENDES, Francisco Iveltman Vasconcelos. História da educação piauiense. Sobral: EGUS, 2012. QUEIROZ, Teresinha. Educação no Piauí. Imperatriz/MA: Ética, 2008. SOARES, Norma Patrícya Lopes. Escola Normal em Teresina (1864-2003): reconstruindo uma memória de formação de professores. Teresina. Dissertação de mestrado. Teresina: UFPI, 2004. Bibliografia complementar ARAÚJO, Maria Mafalda Balduíno. Cotidiano e pobreza: os impasses da sobrevivência em Teresina (1877 - 1914). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1995. BARBOSA, Tânia Maria Pires. A elite colonial piauiense: família e poder. Teresina: Fundação Cultural Mons. Chaves, 1995. BASTOS, Cláudio. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1994. BOMFIM, Maria do Carmo A. do; SOUSA, Francisca M de e PEREIRA, Maria das Graças M. R. Presente do Passado: A Faculdade Católica de Filosofia do Piauí. Teresina: EDUFPI, 2002. BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Movimento de Docentes da Educação Básica Pública do Piauí: Heterogeneidade e Diferenças. PUC/São Paulo (tese de Doutorado), 2000. BRITO, Itamar de Sousa. Memória Histórica da Secretaria da Educação. Teresina: Secretaria da Educação, 1995. CARDOSO. Elisangela Barbosa. Múltiplas e singulares: história e memória de estudantes universitárias em Teresina (1930-1970). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2003. CARVALHO, Pe. Miguel de. Descrição do Sertão do Piauí. Teresina: Gráfica Mendes/Instituto Histórico e geográfico piauiense, 1993. CASTELO BRANCO, Pedro Vilarinho. Mulheres Plurais. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1996. COSTA FILHO, Alcebídias. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006. FALCI, Miridan Brito Knox. A criança na província do Piauí. Teresina: Academia Piauiense de Letras/CEDHAL, 1991. FERRO, Maria do Amparo Borges. Educação e Sociedade no Piauí Republicano. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 1996. FERRO, Maria do Amparo Borges, NASCIMENTO, Francisco de Assis de SOUSA, Lourenilson Leal de (orgs.). História da Educação: novos olhares, velhas questões. Teresina, EDUFPI, 2009. FERRO, Maria do Amparo Borges. Literatura e História da Educação: cotidiano, ideais e práticas pedagógicas. (Tese de Doutorado) Universidade de São Paulo, 2000. |