-

CPSIC/CMRV005 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (25/08/2021 - 25/08/2021)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Introdução ao estudo da Psicologia da Educação.
Aprendizagem: reflexões sobre o construto, diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação e unidade na diversidade (01/09/2021 - 01/09/2021)
Aprendizagem: reflexões sobre o construto, diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação e unidade na diversidade
   COLL_2004_concepcoes_e_tendencias_atuais_em_psicologia.pdf 
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI (15/09/2021 - 15/09/2021)
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
    
Inicia em 15/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 24/09/2021 às 23h 59
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem. (22/09/2021 - 22/09/2021)
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem.
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e papel da psicologia da educação no contexto do ensino remoto emergencial (29/09/2021 - 29/09/2021)
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e papel da psicologia da educação no contexto do ensino remoto emergencial
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky (06/10/2021 - 06/10/2021)
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget (13/10/2021 - 13/10/2021)
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
    
Inicia em 05/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 02/11/2021 às 23h 59
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa (20/10/2021 - 20/10/2021)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner (27/10/2021 - 27/10/2021)
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação (03/11/2021 - 03/11/2021)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
Rógers e a educação centrada no aluno (10/11/2021 - 10/11/2021)
Rógers e a educação centrada no aluno
Ausubel e a aprendizagem significativa (17/11/2021 - 17/11/2021)
Ausubel e a aprendizagem significativa
Apresentação e avaliação colaborativa do conteúdo digital produzido (24/11/2021 - 24/11/2021)
Apresentação e avaliação colaborativa do conteúdo digital produzido
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
45 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
48 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
49 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
3 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
6 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2019903**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
13 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
15 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
17 2019904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
18 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
20 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2020905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
22 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2020903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2020901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
34 2020900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
36 2019902**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
37 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
38 2020901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
39 2019904**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
40 2020900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
41 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2019904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
44 2019905**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
45 2019905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
46 2019905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
47 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
48 2019905**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
49 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados encontros síncronos e atividades assíncronas ao longo do semestre, de acordo com o cronograma definido. Os encontros síncronos consistem em aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos previamente elaborados, orientações personalizadas para elaboração de conteúdo digital com sentido educativo sobre as temáticas trabalhadas e apresentação dos conteúdos produzidos. Os encontros síncronos serão realizados em uma sala virtual criada através do Google Meet, cujo link será disponibilizado com anterioridade na plataforma SIGAA. As atividades assíncronas consistem em tarefas a serem realizadas individualmente e em grupo, devendo ser enviadas através da plataforma SIGAA nas datas previstas pelo cronograma.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades, a qualidade dos produtos solicitados e o envio no prazo indicado. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: elaboração de textos científicos, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de conteúdo digital com sentido educativo e apresentação oral das atividades realizadas. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper (10,0); um estudo dirigido com apresentação em grupo (10,0); o conjunto de atividades assíncronas solicitadas e enviadas no prazo indicado (10,0).
Horário de atendimento: Quarta-feira das 14 às 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.
Bibliografia Complementar
ALENCAR, E. S.; TEIXEIRA, C. S. M.; SILVA, C. S.; FERRO, M. G. D.; CARVALHO, M. V. C. A epistemologia genética de Jean Piaget. In: CARVALHO, M. V. C. de; MATOS, K. S. A. L de. Psicologia da educação: teorias do desenvolvimento e da aprendizagem em discussão (pp. 119-162). 2. Ed. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 2002.
COLL, C. Constructivismo y educación escolar: ni hablamos siempre de lo mismo ni lo hacemos siempre desde la misma perspectiva epistemológica. Anuario de Psicología, 69, 1996, pp. 153-178.
COLL, C. et. Al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996.
LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDPUCRS, 2003.
FREITAS, L. A produção de ignorância na escola. São Paulo: Cortez, 1989.
KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.
PAIN, S. A função da ignorância na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e epistemologia: por uma teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
PIAGET, J. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
PIERRE, M. El desarrollo cognitivo del niño: desde los descubrimientos de Piaget hasta las investigaciones actuales. Contextos Educativos, 4, 2001, pp. 53-77.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. As origens do pensamento na criança. São Paulo: Manole, 1996.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
25/08/2021
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
01/09/2021
01/09/2021
Aprendizagem: reflexões sobre o construto, diferentes perspectivas teóricas na Psicologia da Educação e unidade na diversidade
15/09/2021
15/09/2021
Reflexões sobre Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI
22/09/2021
22/09/2021
Perspectiva sociocultural e situada da aprendizagem.
29/09/2021
29/09/2021
Do clássico ao contemporâneo: aprendizagem mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação e papel da psicologia da educação no contexto do ensino remoto emergencial
06/10/2021
06/10/2021
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
13/10/2021
13/10/2021
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
20/10/2021
20/10/2021
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa
27/10/2021
27/10/2021
Teoria da Aprendizagem segundo Skinner
03/11/2021
03/11/2021
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação
10/11/2021
10/11/2021
Rógers e a educação centrada no aluno
17/11/2021
17/11/2021
Ausubel e a aprendizagem significativa
24/11/2021
24/11/2021
Apresentação e avaliação colaborativa do conteúdo digital produzido
Avaliações
Data Descrição
13/10/2021 1ª Avaliação
10/11/2021 2ª Avaliação
24/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Questionário individual sobre as experiências subjetivas de aprendizagem 25/08/2021
Encontros síncronos 25/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:34