Metodologia: |
A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, . A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar. Como métodos de avaliação iremos utilizar: avaliação do fórum e autoavaliação. |
Bibliografia:
| TEIXEIRA, Carmen Fontes; SOUZA, Luís Eugênio Portela Fernandes; PAIM, Jairnilson Silva. Sistema Único de Saúde e a difícil construção de um sistema universal na sociedade brasileira In PAIM, Jairnilson, ALMEIDA-FILHO, Noamar. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Medbook, 2014,p. 121-139.
PAIM, J; SCHRAIBER,L; VIEIRA,L.M.O que é a Saúde Coletiva ? In PAIM, J.S; ALMEIDA FILHO,N. Saúde Coletiva: teoria e prática. MedBook, Rio de Janeiro,2014. p.03-12. PAIM, J; ALMEIDA FILHO,N. Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas In PAIM, J.S; ALMEIDA FILHO,N. Saúde Coletiva: teoria e prática. MedBook, Rio de Janeiro,2014. p.03-12.
PAIM, J; ALMEIDA FILHO,N. Reforma Sanitária Brasileira em perspectiva e o SUS.In PAIM, J.S; ALMEIDA FILHO,N. Saúde Coletiva: teoria e prática. MedBook, Rio de Janeiro,2014. p.03-12 ESCOREL,S;TEIXEIRA, L.A. História das Políticas de Saúde no Brasil de 1822 a 1963 In ESCOREL, S. LOBATO. L. V.C, NORONHA, J. C,CARVALHO,A.I (orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. Editora FIOCRUZ, 2008.
ESCOREL,S.História das Políticas de Saúde no Brasil de 1964 a 1990. In ESCOREL, S. LOBATO. L. V.C, NORONHA, J. C,CARVALHO,A.I (orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. Editora FIOCRUZ, 2008.
GIOVANELLA,L. Atenção Primária em Saúde In GIOVANELLA,L. Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
PINTO, Isabela Cardoso Matos; SOUZA, Luís Eugênio Portela Fernandes; SANTOS, Thadeu Borges Souza; TEIXEIRA, Carmen Fontes de Sousa. Gestão do Sistema Único de Saúde In: PAIM, Jairnilson Silva. SUS Sistema Único de Saúde: tudo que você precisa saber. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2019
|