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CMR0046 - EVOLUCAO - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva (24/08/2021 - 24/08/2021)

Por favor, clique no link (ou copie no seu navegador) e responda ao questionário MATE (Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva)! Espero que gostem de saber um pouco mais sobre seu conhecimento sobre Evolução!

https://forms.gle/Xte6TiQeo5z34KQg7

Após responderem, por favor, calculem a pontuação e preencham a pontuação obtida e me enviem. Aproveitem e reflitam sobre os pontos que vocês tiverem dificuldades nas respostas!

As evidências da Evolução (30/08/2021 - 30/08/2021)

Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AGDlms5aJa0

Textos para estudo: As evidências da Evolução (Cap 3 Ridley)

Lembrando, leiam também o Cap. 2 do mesmo livro, para recapitular conceitos de genética.

   Evolução - Mark Ridley_Cap 2.pdf 
Introdução e apresentação da disciplina (30/08/2021 - 30/08/2021)
História da Biologia Evolutiva (31/08/2021 - 31/08/2021)
Equilíbrio de HW (06/09/2021 - 06/09/2021)
Equilíbrio de HW - assíncrono (13/09/2021 - 13/09/2021)

Acessem o material disponível no SIGAA associado ao dia 03/04, slide e capítulo do Ridley.

No slide, acessem o slide número 11 e resolvam o exercício. Vocês tem toda a base teórica que vimos em aula para a atividade, assim como todas as informações necessárias nos slides e no capítulo do livro para resolverem a questão.

Não é necessário me enviar as suas respostas. Vamos discutir os resultados na próxima aula.

Prática Equilíbrio de HW Teste qui quadrado (13/09/2021 - 13/09/2021)

https://wpcalc.com/en/equilibrium-hardy-weinberg/

Prática Equilíbrio HW (13/09/2021 - 13/09/2021)
Seleção Natural CINS - Assíncromo (14/09/2021 - 14/09/2021)

Link para questionário sobre a seleção natural.

https://forms.gle/RTJGvhJG6XZ5KYho8

Variação (20/09/2021 - 20/09/2021)

https://www.nature.com/articles/s41437-018-0113-y#ref-CR19

Variação: quais são as principais fontes de variação? Assíncrono (21/09/2021 - 21/09/2021)

Devido a minha participação em uma banca de doutorado, vamos fazer uma atividade assíncrona. Ela não deve ser entregue!

De acordo com seus conhecimentos em genética básica, descreva quais são as principais origens da variação genética, ou seja, quais são os principais "responsáveis" pela variação genética nas populações?

Você pode ser utilizar do capítulo do Futuyma, "A origem da variação genética", Cap. 10, para basear sua resposta.

Ba próxima aula vamos reflitir sobre as respostas que vocês encontrarem.

Prática de seleção natural - assíncrono (28/09/2021 - 28/09/2021)

Para esta prática vocês precisam acessar o seguinte link:

https://app.legendsoflearning.com/join/YXNzaWdubWVudC03ODQ0NTA=

Assim que acessarem, vocês terão acesso a algumas informações sobre seleção natural e sobre o jogo.

Basicamente, explore como organismos com diferentes características sobrevivem a vários agentes de seleção dentro do ambiente. Desafie-se a determinar quais mutações são vantajosas com várias pressões de seleção, quais mutações não oferecem nenhum benefício e como criar uma população estável de coelhos

O monitor da disciplina irá auxiliá-los, caso precisem. 

Acompanharei o desenvolvimento de cada um de vocês na atividade pelo próprio site (ele me dá total acesso a suas atividades e o andamento do jogo de cada um).

Espero que divirtam-se e aprendam bastante!

Avaliação 1 (04/10/2021 - 04/10/2021)

Se atentem para a descrição das regras para a realização, que estão descritas na atividade.

    
Inicia em 05/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 12/10/2021 às 23h 59
    
Inicia em 05/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 12/10/2021 às 23h 59
Modelos de Seleção (05/10/2021 - 05/10/2021)
Fórum (12/10/2021 - 12/10/2021)
Participem do fórum associado a este dia! É importante a participação de vocês e acredito que irão se divertir um pouco!
   Entendendo a Seleção Natural por meio de mudança conceitual
Período de Habilitação: 11/10/2021 às 16:00 a 18/10/2021 às 13:00
Deriva genética (18/10/2021 - 18/10/2021)
Prática Deriva Genética - assíncrono (18/10/2021 - 18/10/2021)

Para a prática, acessem o link:

https://cartwrig.ht/apps/genie/

Sobre a simulação

Esta simulação foi projetada para demonstrar a deriva genética e o fluxo gênico em uma população finita. Cada célula na grade representa um indivíduo na população e sua cor representa um alelo único. À medida que as simulações acontecem, você pode inverter as frequências de alelos na população, mudando conforme as cores das células individuais mudam com o tempo.

Executando a simulação

Controles
Para iniciar a simulação, pressione “Iniciar”
Para parar a simulação, pressione “Pause”
Para gerar aleatoriamente uma nova população inicial e começar a simulação novamente, pressione “Reiniciar”
Você também pode editar a taxa de mutação usada durante a simulação.
Para criar uma barreira na grade, basta clicar na célula em que deseja que a barreira apareça.
Para remover uma barreira, basta clicar na célula novamente. Para saber mais sobre barreiras, consulte “Barreiras” abaixo
Para forçar a ocorrência de uma mutação em uma célula, clique na célula enquanto pressiona a tecla SHIFT. Para saber mais sobre mutações, consulte “Mutações” abaixo
Barreiras
Nesta simulação, as barreiras representam marcos físicos nos quais o indivíduo não pode viver. As células marcadas como barreiras não serão copiadas para as células vizinhas e as células vizinhas não podem ser copiadas para as barreiras. Portanto, construir uma linha de barreiras criaria uma linha física através da qual as células não podem ser copiadas. Barreiras podem então ser usadas para forçar a ocorrência de especiação por meio do isolamento de subpopulações.

Você pode criar uma barreira clicando em qualquer célula.
Você pode clicar e arrastar para criar uma barreira em muitas células.
Mutações
Você pode ajustar a taxa de mutação usada pela simulação.
A taxa de mutação deve ser realisticamente baixa. Se a taxa de mutação for muito alta, você verá muitas cores na grade sendo repetidas para alelos distintos.
As cores neon brilhantes são reservadas para células com alelos mutantes.
Você pode forçar a ocorrência de uma mutação em uma célula clicando na célula enquanto mantém pressionada a tecla SHIFT. Se clicar e arrastar, você pode forçar a ocorrência da mesma mutação em muitas células.

 

Obs. Os arquivos abaixo, Prática Lúdica e Maneira lúdica de entender deriva, são materiais complementares que podem ser usados em condições de ensino presencial.

Avaliação II (25/10/2021 - 25/10/2021)
Para esta avaliação, USEM SOMENTE DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS E MATERIAIS DO SIGAA, ou seja, não se baseie em consultadas de google e sites de internet para produzir suas respostas.
 
Assuntos para avaliação 2:
Capítulo 12: Seleção Natural e Adaptação do livro do FUTUYMA.
Cap 4: Seleção Natural e Variação, do livro do Mark Ridley (2006) (páginas 102 até 111)
Texto Modelos de Seleção Natural
Cap 5: A Teoria da Seleção Natural p. 134-165 do livro Mark Ridley
Cap 6: Eventos Aleatórios na Genética de Populações do livro Mark Ridley.
Aulas práticas e artigos
 
Acessem o link do Forms e preencham a avaliação:
 
 
 
Ela ficará disponível até as 0h de segunda-feira (01/11). Aqueles que não realizarem dentro deste período devem entrar com pedido de segunda chamada pelo email da Coordenação de Curso e anexar documentos e justificativas por não ter realizado a avaliação.
Avaliação 2 (25/10/2021 - 25/10/2021)

Para esta avaliação, USEM SOMENTE DOS TEXTOS DISPONIBILIZADOS E MATERIAIS DO SIGAA, ou seja, não se baseie em consultadas de google e sites de internet para produzir suas respostas.

 
Assuntos para avaliação 2:
Capítulo 12: Seleção Natural e Adaptação do livro do FUTUYMA.
Cap 4: Seleção Natural e Variação, do livro do Mark Ridley (2006) (páginas 102 até 111)
Texto Modelos de Seleção Natural
Cap 5: A Teoria da Seleção Natural p. 134-165 do livro Mark Ridley
Cap 6: Eventos Aleatórios na Genética de Populações do livro Mark Ridley.
Aulas práticas e artigos
Diversidade Molecular e Conservação (09/11/2021 - 09/11/2021)
Avaliação 3 (16/11/2021 - 22/11/2021)

A avaliação ficará disponível até 22/11 as 23h. Aqueles que não realizarem dentro deste período devem entrar com pedido de segunda chamada, seguindo a resolução da Universidade.

A avaliação está no link do forms:

https://forms.gle/pWoMfFTTofzzoNRm9

Para a realização da avaliação NÃO USE CONSULTAS EM SITES E GOOGLE, USE OS CAPÍTULOS DOS

LIVROS E DEMAIS MATERIAIS (COMO ARTIGOS E LINKS DE PRÁTICAS) SUGERIDOS PELA
PROFESSORA E QUE ESTÃO DISPONIBILIZADOS NO SIGAA, que são:

- Diversidade Molecular

Livro: Biologia Molecular e Evolução, de Sérgio Russo Matioli

Capítulo 22 (xerox – edição mais nova): A genética e a conservação da natureza

https://srmatioli.ib.usp.br/biolmolevol/Matioli_Fernandes_2012_bmev2.3.pdf

 
- Espécies
Livro Futuyma, D. J. Biologia Evolutiva. 
Capítulo 15
 
- Especiação
Futuyma, D. J. Biologia Evolutiva.
Capítulo 16
 
- ou Mark Ridley Cap 14 Especiação
 
- Evolução Molecular
 
Cap. 7 “A seleção natural e a deriva genética na Evolução Molecular” de RIDLEY, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2006.
 
Artigo relacionado com esta aula no SIGAA: “A new view of the three of life” de Hug et al. (2016).
Avaliação 3 (16/11/2021 - 22/11/2021)

Estará disponível a partir do dia 16, até o dia 22.

Aula extra das 20-22h (17/11/2021 - 17/11/2021)
Aula Extra.
Avaliação da disciplina (18/11/2021 - 18/11/2021)

Gostaria de ter um feedback de vocês sobre a disciplina. O questionário abaixo é totalmente anônimo. Por favor, sintam-se a vontade para sugestões do que acharem necessário.

https://forms.gle/sasJfvL51mvn9ju2A

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
30 31 06 13 14 20 21 27 28 04 05 11 18 19 25 26 01 08 09 16 17 22 23
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016905**** 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
4 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017901**** 0 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 43
6 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018903**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
9 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 6
10 2016905**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2018905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018903**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
14 2016905**** 0 2 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
15 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018905**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
18 2016902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
20 20115**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
21 2015905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 5
22 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018905**** 8,0 7,5 9,7 8.4 4 AM
2 2015905**** 9,0 7,0 5,1 7.0 5 AM
3 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
4 2016906**** 8,0 5,5 8,3 7.3 4 AM
5 2016902**** 9,0 7,0 7,0 7.7 2 AM
6 2018905**** 10,0 7,5 9,0 8.8 8 AM
7 2018905**** 10,0 7,0 9,0 8.7 0 AM
8 2018900**** 9,5 8,5 10,0 9.3 0 AM
9 2016905**** 9,0 6,0 7,2 7.4 7 AM
10 2018903**** 10,0 10,0 9,7 9.9 1 AM
11 2018901**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
12 2018905**** 10,0 7,5 8,5 8.7 4 AM
13 2016905**** 9,0 8,0 8,0 8.3 4 AM
14 2018902**** 8,0 7,0 10,0 8.3 6 AM
15 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2018903**** 8,0 7,0 8,7 7.9 1 AM
17 2018903**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
18 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 43 RF
19 2018905**** 9,0 7,0 8,0 8.0 0 AM
20 2016905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
21 2018904**** 9,0 7,0 9,2 8.4 4 AM
22 2018903**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Teorias da evolução; Métodos de estudo da evolução; Sistemas adaptativos, Processos seletivos; Fontes de variação; Genética de populações e evolução; Processos de especiação.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio evolutivo possibilitando ao aluno compreender a diversidade dos seres vivos hoje existentes como resultados de um processo evolutivo, bem como utilizar o conhecimento de processos evolutivos para interpretar os fenômenos bio1ógicos e suas diversas aplicaçoes.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, exercícios (problemas), trabalhos em grupo, leitura de texto seguida de discussão e exercícios e discussões em grupo. Aulas práticas adaptadas para o ensino de Evolução remoto (disponibilizarei ferramentas para o ensino presencial). Não serão permitidas filmagens das aulas, gravações de audio das aulas ou compartilhamento de materiais fornecidos pela professora da disciplina (como slides, vídeos, atividades, exercícios, avaliações, etc); ou seja, o conteúdo da disciplina produzido pela professora é considerado propriedade intelectual e sua reprodução sem autorização da professora não é permitido.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão realizadas três (3) avaliações, duas delas com questões subjetivas e objetivas. A primeira avaliação será um apanhado de vídeos de importantes pesquisadores na área da evolução e os estudantes apresentarão um resumo detalhado de cada palestra, com aos menos 2 laudas por palestra, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado, margens padrão. Aqueles fora do padrão terão suas notas drasticamente reduzidas. A primeira avaliação será submetida como atividade no SIGAA, com data e horário estabelecidos. Não serão aceitos envios tardios, portanto, se antecipem e enviem antes da data final, para evitar problemas no SIGAA. As avaliações 2 e 3 serão feitas de forma remota, com ferramentas como o google forms ou avaliação no SIGAA.
A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICAS
FUTUYMA D. J. Biologia Evolutiva. 2ª ed. Ribeirão Preto: SBG. 1992.
FUTUYMA D. J. Evolution. Sunderland: Sinauer Associates Inc.. 2005.
FUTUYMA, D. J. Biologia Evolutiva. 3ª ed. FUNPEC Editora. 2009.
MATIOLI, S. R. Biologia Molecular e Evolução. Ribeirão Preto: Holos. 2001.
RIDLEY, M. Evolução. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed Editora. 2006.
COMPLEMENTARES:
BROWN, M.; MUNN, M.; FURRY, C. Toothpick fish: a middle school activity for teaching genetics
and environmental science. Disponível em: http://genetics-educationpartnership.
mbt.washington.edu/Download/file.html. Acessado em maio de 2011.
DARWIN, C. A origem das espécies. Martin Claret.
FUTUYMA, D. J. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética.
2002.
KLAUTAU-MAGALHÃES, M. N.; OLIVEIRA, S. F.; MOREIRA, A.; PEDROSA, H.; CORREIA, A.
Dinâmica dos alfinetes no ensino da Genética de Populações. Genética na Escola, 03.02, 42-46.
2008.
MAYR, E. Biologia, Ciência Única. Companhia das Letras. 2005.
MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. Editora UNESP. 2005.
MOODY, P. A. Introdução à Evolução. Brasília: Ed. Da UNB. 1975. 426p.
MORI, L.; MIYAKI, C. Y.; ARIAS, M. C. A Seleção Natural: o caso das joaninhas. Genética na
Escola, 04.02, 41-46, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2021
24/08/2021
Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva
24/08/2021
24/08/2021
Medida de Aceitação da Teoria Evolutiva
30/08/2021
30/08/2021
Introdução e apresentação da disciplina
30/08/2021
30/08/2021
Texto O que nem Darwin imaginava + Textos aula passada
30/08/2021
30/08/2021
As evidências da Evolução
31/08/2021
31/08/2021
História da Biologia Evolutiva
06/09/2021
06/09/2021
Equilíbrio de HW
13/09/2021
13/09/2021
Prática Equilíbrio HW
13/09/2021
13/09/2021
Prática Equilíbrio de HW Teste qui quadrado
13/09/2021
13/09/2021
Equilíbrio de HW - assíncrono
14/09/2021
14/09/2021
Seleção Natural CINS - Assíncromo
20/09/2021
20/09/2021
Variação
20/09/2021
20/09/2021
Variação
21/09/2021
21/09/2021
Variação: quais são as principais fontes de variação? Assíncrono
21/09/2021
21/09/2021
Seleção Natural e Adaptação
27/09/2021
27/09/2021
Seleção Natural
28/09/2021
28/09/2021
Modelos de Seleção
28/09/2021
28/09/2021
Prática de seleção natural - assíncrono
04/10/2021
04/10/2021
Avaliação 1
04/10/2021
04/10/2021
Avaliação 1
05/10/2021
05/10/2021
Seleção natural Prática
05/10/2021
05/10/2021
Modelos de Seleção
05/10/2021
05/10/2021
Modelos de Seleção
05/10/2021
05/10/2021
Modelos de Seleção
05/10/2021
05/10/2021
Modos de seleção
11/10/2021
11/10/2021
Seleção natural Prática Camuflagem
12/10/2021
12/10/2021
Fórum
18/10/2021
18/10/2021
Deriva genética
18/10/2021
18/10/2021
Prática Deriva Genética - assíncrono
25/10/2021
25/10/2021
Avaliação II
25/10/2021
25/10/2021
Avaliação 2
09/11/2021
09/11/2021
Diversidade Molecular e Conservação
16/11/2021
22/11/2021
Avaliação 3
16/11/2021
16/11/2021
Especiação
16/11/2021
16/11/2021
Evolução Molecular
16/11/2021
22/11/2021
Avaliação 3
17/11/2021
17/11/2021
Aula extra das 20-22h
18/11/2021
18/11/2021
Avaliação da disciplina
23/11/2021
23/11/2021
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
04/10/2021 1ª Avaliação
25/10/2021 2ª Avaliação
16/11/2021 3ª Avaliação
22/11/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas disponíveis 23/11/2021
Avaliação 3 disponível 18/11/2021
Cancelamento de aula hoje 08/11 08/11/2021
Primeira avaliação já disponível 05/10/2021
Link da prática agora funcionando! 29/09/2021
Aula assíncrona de hoje 28/09 28/09/2021
Link para as aulas 30/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 20/05/2024 19:37