-

CFISI/CMRV037 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONTROLE MOTOR - Turma: 02 (2021.1)

Tópicos Aulas
DHCM Período Remoto. (23/08/2021 - 24/11/2021)
   1 Plano de ensino DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONTROLE MOTOR REMOTO corrigido.pdf 
Aula: 1a. parte: Teoria de reações e reflexos primários 2a. parte: Video-aula “Reflexos do bebê” com Dr Fernando Lemos https://youtu.be/Dv8TP5qZQJ4 (Tempo10m14s) Leitura extra: Artigo #02 Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção Próxima aula: Rever aula de hoje para tirar dúvidas no início da próxima aula. (27/09/2021 - 27/09/2021)
Teste de Desenvolvimento de Denver II (25/10/2021 - 25/10/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 30 01 06 08 13 15 20 22 27 29 04 06 11 13 18 20 25 27 01 03 08 10 17 22 24
1 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019902**** 9,8 9,0 10,0 9.6 0 AM
3 2019903**** 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
4 2019902**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
5 2019902**** 8,5 8,0 10,0 8.8 0 AM
6 2019902**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
7 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2019901**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
9 2019900**** 8,2 10,0 10,0 9.4 0 AM
10 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
12 2019901**** 7,8 8,0 10,0 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das teorias e fatores que influenciam o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e o controle motor.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Devido a situação de emergência causada pelo novo Coronavírus, as
estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina serão aplicadas no modelo
remoto, dividindo a mesma em parte síncrona e parte assíncrona.
A parte síncrona será composta de 2 horas de aula por semana, será
ministrada pela Plataforma Google Meet ou plataforma semelhante. O
agendamento na plataforma será realizado pela docente responsável pela disciplina e compartilhado com os acadêmicos matriculados, bem como o
envio dos materiais audiovisuais. A utilização destes recursos terá como
objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada
tema abordado.
A parte assíncrona será composta por atividades teórico-práticas (relatórios,
análise de material audiovisual, estudos de casos), fóruns e avaliações online
via Sistema Acadêmico SIGAA ou plataforma semelhante. Todas as atividades
serão previamente agendadas, discutidas e planejadas; com o intuito de
manter a qualidade da aprendizagem dos conteúdos práticos e avaliação
adequada.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aproveitamento escolar será aferido por duas notas da avaliação continuada
(AC) e uma nota da prova final. (PF).
A avaliação continuada será obrigatoriamente composta dois (2) instrumentos
diferentes de avaliação, sendo um deles individual e um em grupo, nos
formatos: apresentação de seminários, discussão de artigos científicos,
estudos dirigidos, atividades teórico-práticas, participação em fóruns dirigidos
especificamente para esta disciplina.
As notas da avaliação continuada e da prova final serão expressas em
números inteiros, de zero a dez. A média final (MF) é a média aritmética entre
as notas da avaliação continuada (AC) e da prova final (PF), segundo a
fórmula: MF = AC1 + AC2 + PF /3
O Calendário Escolar estabelecerá um período destinado ao lançamento das
notas da avaliação continuada (AC) e do período da realização da prova final.
O aluno que obtiver média final inferior a seis, mas igual ou superior a dois,
poderá realizar o exame, estabelecido no calendário, desde que satisfeita a
frequência mínima exigida. O aluno que obtiver média final inferior a dois é
considerado reprovado.
Horário de atendimento: 8:00-12:00 aos sábados
Bibliografia: BÁSICA:
CANTO, Clóris Regina Elias de Moraes; SIMAO, Lívia Mathias. Relação
fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de
caso. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 29, n. 2,p. 306-317, 2009 . Available
from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
98932009000200008&lng=en&nrm=iso>. Access on 28 Oct. 2020.
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932009000200008.
 OLIVEIRA, Sheila Maria Silva de; ALMEIDA, Carla Skilhan de; VALENTINI,
Nádia Cristina. Programa de fisioterapia aplicado no desenvolvimento motor
de bebês saudáveis em ambiente familiar. Rev. educ. fis. UEM, Maringá, v.
23, n. 1,p. 25-35,mar.2012.Disponível em
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-
30832012000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 28 out. 2020.
http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.11551.
VENTURELLA, C.B. et al. Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18
meses de idade: Diferenças entre os sexos. Motri., Vila Real, v. 9,n. 2,p. 3-12,
abr. 2013. Disponível em
<http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-
107X2013000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 28 out. 2020.
http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.9(2).617.
COMPLEMENTAR:
MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do
desenvolvimento da criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
MAGILL, R Aprendizagem motora conceitos e aplicações. 5 ed. São Paulo:
Edgar Blucher, 2000.
SHUNWAY-COOK, A. Controle Motor: teoria e aplicações. Práticas. 3 ed.
Barueri (SP): Manole, 2010.
BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W (Colab.); PARADISCO, Michael A
(Colab.). Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3 ed. Porto Alegre:
Artmed, 2008. 896p.
COLE, M. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4 ed. Porto Alegre:
Artmed, 2003.
SCHIMIDT, R.A.; WRISBERG. C. Aprendizagem e performance motora: uma
abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed,
2001.
TEIXEIRA, L.A. Controle motor. Barueri: Manole, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2021
24/11/2021
DHCM Período Remoto.
27/09/2021
27/09/2021
Aula: 1a. parte: Teoria de reações e reflexos primários 2a. parte: Video-aula “Reflexos do bebê” com Dr Fernando Lemos https://youtu.be/Dv8TP5qZQJ4 (Tempo10m14s) Leitura extra: Artigo #02 Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção Próxima aula: Rever aula de hoje para tirar dúvidas no início da próxima aula.
25/10/2021
25/10/2021
Teste de Desenvolvimento de Denver II
Avaliações
Data Descrição
20/09/2021 1ª Avaliação
01/11/2021 2ª Avaliação
15/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Oi turma! 22/11/2021
Oi turma! 07/11/2021
Aula e vídeos 25/10/2021
Olá turma! 25/10/2021
Olá turma! 27/09/2021
Oi turma! 26/09/2021
Oi turma! 19/09/2021
Olá turma! 14/09/2021
Olá turma! 06/09/2021
Olá turma! 03/09/2021
Olá turmas ! Estamos voltando!!!!! 20/08/2021
Olá! 19/08/2021
Olá! 19/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 16:24