Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão utilizadas estratégias de ensino-aprendizagem com o apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como vídeos, textos, gráficos, dentre outros, que estimulem a discussões de forma assíncrona (fórum) e síncrona, sempre que necessária. O Ambiente Virtual de Aprendizagem será por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPI (SIGAA), que possibilite a inserção de vídeos, fóruns, materiais complementares, discussão de casos clínicos e de artigos científicos. A aula teórica será realizada no formato síncrono nas segundas feiras das 14h as 17h via plataforma Google Meet, a mesma será gravada pela professora e disponibilizada por meio de link de acesso ao google drive. As aulas práticas serão realizadas nos formatos síncronos e assíncronos as quartas feiras. Os materiais serão disponibilizados aos discentes via SIGAA semanalmente, sempre nas segundas e quarta feiras antes do encontro síncrono bem como o link da sala virtual. O acompanhamento docente no fórum será longitudinal. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem considerará os aspectos individual e grupo. Para tal, será adotado como critério a participação dos discentes nas diversas ferramentas avaliativas utilizadas: fórum, questionários, chat, dentre outros. Todos estes recursos avaliativos, na perspectiva metodológica, enfatizam a construção do conhecimento de forma crítico-reflexiva de forma contínua, processual e mediado a partir da tecnologia utilizada. Serão realizadas 4 avaliações teórico-práticas por meio da criação e resolução de casos clínicos, além disso será pontuado as atividades de fixação, trabalhos em grupo ou individual, assiduidade, participação de toda a disciplina. A média parcial será calculada pela média aritmética das quatro unidades. O aluno deve alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) para ser considerado aprovado na disciplina. O aluno que não alcançar a média parcial fará um exame final, precisando alcançar média final maior ou igual a 5,0, sendo este, obrigatoriamente, prova escrita. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Baracho E. ? Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Oliveira, L.C.C. Fisiologia Anorretal. 2. Ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2017. 580 p. Lemos A. ? Fisioterapia Obstétrica Baseada em Evidências. 1 ed. Medbook, 2013. Palma C.R.P. et al. - Urofisioterapia: aplicações das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2ed. São Paulo, 2014. Marques A.A., Silva M. P., Amaral M. T. Tratado de fisioterapia na saúde da mulher. Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011. Ferreira Cristinne HJ - Fisioterapia na Saúde da Mulher: Teoria e prática. Guanabara Koogan, 2011. Driusso P.,Beleza A.C.S. Avaliação fisioterapêutica da musculatura do assoalho pélvico feminino. Barueri, SP: Manole, 2018.
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