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CFISI/CMRV058 - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (23/08/2021 - 24/11/2021)

Caros alunos, 

Bem vindos a nossa disciplina que será  oferecida de forma remota.

De início veremos o Desenvolvimento infantil, a avaliação neurológica infantil, Em seguida, estudaremos os princípios para  avaliação  e tratemento fisioterapêutico para  criancas com  Paralisia Braquial Perinatal,  crianças com  mielomeningocele e crianças com  Paralisia Cerebral.   

Espero que tenhamos bom aproveitamento  e bom  período para todos

Sobre a dsiciplina  gostaria de  lembra-los que o ensino será  remoto  e nao á distanica, isso significa que vcs precisam estar  presente durante as aulas, as aulas serão oferecidas de acordo  com  o horário estabelecido na grade  curricular. 

Sabemos que muitas  vezes teremos probelmas com a internet,  pensando  nisso  teremos  as aulas  gravadas sim, porém  todoas  as  faltas por qualquer motivo  devem ser justificadas ok?

Teremos aulas  sincornas e assincronas, no primeiro dia  de  aula  conversaremos mais detalhadamente, 

o link principal ( aulas  teóricas e inicio  das aulas  práticas )  será  esse:Link da videochamada: https://meet.google.com/ozs-erii-mtg   Ou disque: ‪(US) +1 601-526-1316‬ PIN: ‪698 585 180‬#

abraços a  todos

MATERIAL DIDÁTICO (25/08/2021 - 24/11/2021)
   Ficha 3.docx 
ATIVIDADES (30/08/2021 - 24/11/2021)
  
  texto de apoio 2 
Ler páginas 1 a 11
  Tesxto de apoio 1 
Ler pagina 122 a 124
    
Inicia em 01/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/09/2021 às 23h 59
  
    
Inicia em 15/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 23/09/2021 às 23h 59
  
    
Inicia em 27/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 01/10/2021 às 23h 59
  
  
  Roteiro de aula de aula pratica 
Avaliaç]ao LPBO
    
Inicia em 06/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 15/10/2021 às 23h 59
  Ativiade 6- EM  grgupo  leia os casos, discuta e coloque o diagnostico  clinico e funcional  das crianças.
    
Inicia em 20/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 25/10/2021 às 23h 59
  
    
Inicia em 25/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 29/10/2021 às 23h 59
  Atividade 7-  De acordo com o exemplo a seguir, construa Quadros clínicos de acordo com o diagnóstico cinesiofuncional  solicitado:: 1-      Tetraparesia espástica GMFCS IV 2-      Hemiparesia discinética GMFCS I 3-      Tetraparesia atáxica GMFCS III 4-      Diparesia espástica GMFCS II
    
Inicia em 27/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE 9 Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .. A atividade diz respeito a avaliaçãoa da GMFm a ao diagnóstico fisioterapeutico)cenético funcional. Esta atividade tem o valor de 2,5

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0dQro-EAHMA Inciar do minuto 12´10 . Avaliar a dimensãoA,B,C, D e E.

    
Inicia em 03/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/11/2021 às 23h 59
  Atividade 10- Ler a f icha de Pc e elaborar os objetivos e Tratamento  para a  criança escolhida até 19/11
    
Inicia em 08/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/11/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE CRIATIVA
    
Inicia em 19/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 22/11/2021 às 23h 59
FÓRUNS (01/09/2021 - 24/11/2021)
   Fórum Tira-Dúvidas
Período de Habilitação: 25/08/2021 às 00:00 a 25/11/2021 às 23:59
PROVA (06/09/2021 - 24/11/2021)
    
Inicia em 17/11/2021 às 14h 0 e finaliza em 17/11/2021 às 15h 59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
25 30 01 06 13 15 20 22 27 29 06 13 18 20 25 27 03 08 10 17 22
1 2017912**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 16
2 2015905**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
3 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
4 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
5 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017913**** 0 0 0 0 0 4 4 0 2 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 22
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017913**** 9,5 9,7 7,5 7,0 8.4 22 AM
2 2016905**** 9,5 9,7 10,0 9,0 9.6 0 AM
3 2017902**** 9,5 8,7 10,0 8,0 9.1 4 AM
4 2017913**** 9,5 8,7 7,5 9,0 8.7 4 AM
5 2017913**** 9,5 8,7 7,5 8,0 8.4 4 AM
6 2015905**** 7,0 5,7 10,0 7,0 7.4 12 AM
7 2017912**** 9,5 8,2 7,5 9,0 8.6 16 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo de doenças que interferem no desenvolvimento infantil em relação aos sistemas cardiorrespiratório, osteoarticular e neuromuscular e suas respectivas condutas fisioterapêuticas. Exames complementares relacionados à saúde da criança e do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão desenvolvidas por meio do ensino remoto. A disciplina será realizada de forma síncrona e assíncrona. Serão realizados debates, fóruns, relatórios, análise de material audiovisual, produção de vídeos, produção de material didático para postagem em redes sociais, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das aulas serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos, vídeo-aulas , filmes, textos e livros. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Esta disciplina será avaliada por meio de avaliações divididas em quatro tópicos, cada qual valendo 10 pontos :
1. Atividades individuais que podem ser: Enviar um vídeo com a avaliação de tônus de uma pessoa da família (2,0), Enviar um texto com a descrição das posturas enviadas Construir uma HMA/HMP de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma HMA/HMP de uma criança com Mielomeningocele ), Construir uma HMA/HMP de uma criança com PC .

2. Atividades em grupoque podem ser: Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento (2,5) de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento de uma criança com Mielomeningocele , Construir duas ficha completa de avaliação e tratamento de crianças com diferentes tipos d e PC .

3. Seminário em grupo (10,0)em que os alunos vão escolher entre os seguintes temas: Atenção Fisioterápica no Pé torto congênito, Atenção Fisioterápica na luxação congênita de quadril, Atenção Fisioterápica no Torcicolo Congênito ,Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com bronquiolite, Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com Insuficiência respiratória ou - Síndromes: Down, West, Cri Du Chat, Williams, Noonan, Hunter, Rett. Ou ainda uma atividade de movimentar uma midea social com assuntos da disciplina

4. Prova teórica (10)
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
1- CASTILHO-WEWINERT, L.V, FORTI-BELLANI, C.C, Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba, OMNIPAX, 2009 ACESSO : http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-livro.pdf

2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf

COMPLEMENTAR:
1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004.
2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.
3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
6- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009.
7- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009.
8- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
9- KOPCZYNSKI, M C. (Coord). Fisioterapia em Neurologia . são Paulo. Editora Manole, 2012.(Doencas Neuromusculares- SNP)
10- LEVY, J. A., OLIVEIRA, A. S. B. Reabilitação em doenças neurológicas_ guia terapêutico pratico. São Paulo: Atheneu, 2003.(Doencas neuromusculares- SNP)

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2021
24/11/2021
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
25/08/2021
24/11/2021
MATERIAL DIDÁTICO
30/08/2021
24/11/2021
ATIVIDADES
01/09/2021
24/11/2021
FÓRUNS
06/09/2021
24/11/2021
PROVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Aula 6 - MAterial complementar Mielo
Site Aula 7- Paralisia Cerebral- Material Complementar Aula Luxação de Quadril na Paralisia Cerebral
Site Aula 5- Material Complementar Paralisia Cerebral- Tratamento e Lúduco
Site Aula 7- Aula Pc material Complementar
Site Material Complementar - Aula sobre Lesão Medular
Site Aula 6- MAterial Complementar - Pratica Baseada em Evidencia na NeuroPediatria
Site Aula 6 MAterial complementar Mielo
Livro Aula 5- MAterial complementar Torcicolo Congênito
Site Aula Torcicolo Congênito
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Inicio das aulas remotas 16/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 12:31