Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos: Freqüência mínima de 75% da carga horária; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos; Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação; Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos; Para efeito de registro de notas: 1ª Nota: prova escrita, fazendo uso da revisão bibliográfica estudada na disciplina; 2ª Nota: Técnica de painéis e produção de podcast; 3ª Nota: Produção de artigo científico.
|
Bibliografia:
| Referências Básicas BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015. Referências Complementares BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016. BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018. CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2005. LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012. LIBÂNEO, José Carlos. Didática: 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. Didática e docência. 4 ed. Liber Livro, 2014. M MARQUES, Mário Osório. Paradigmas em educação Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1241/1215. Data de acesso em 12 de julho, 2018. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
|