-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (26/08/2021 - 26/08/2021)
Apresentação professor/aluno; diagnóstico: Didática, o que é? Objeto de estudo? Necessidade da Didática no Programa de Mestrado em Saúde e Comunidade?; Proposta do Plano de Curso da disciplina Didática; Texto 1, Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008, p. 15-64).
   A Didática e seus fundamentos (MELO; URBANETZ, 2008) 
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (02/09/2021 - 02/09/2021)

Discussão do texto básico de Melo e Urbanetz (2008, p. 15-64) e sua relação com o texto complementar de Candau (2014, p.13-19); produção de mapa conceitual.

    
Inicia em 01/09/2021 às 9h 30 e finaliza em 02/09/2021 às 10h 0
UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (09/09/2021 - 16/09/2021)

O paradigma emergente e a prática pedagógica (BEHRENS, 2010): abordagens e categorias; discussão dos conceitos prévios: paradigma, relacionar com o conceito de Thomas Kuhn; texto complementar "Paradigmas em educação" de Mário Osório Marques; técnica de rotação por estação.

    
Inicia em 08/09/2021 às 8h 30 e finaliza em 09/09/2021 às 8h 30
Avaliação individual do conteúdo da unidade I. (23/09/2021 - 23/09/2021)
    
Inicia em 23/09/2021 às 8h 15 e finaliza em 23/09/2021 às 9h 1
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA (30/09/2021 - 30/09/2021)

Roda de conversa e/ou Fórum sobre a leitura do texto "Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis (BANDEIRA, IBIAPINA, 2014) Revista FAEEBA, nº 42, link de acesso, Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031/711

file:///C:/Users/Hilda/Downloads/1031-Texto%20do%20artigo-2440-1-10-20141211%20(4).pdf

UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (07/10/2021 - 14/10/2021)

Exploração prévia do conceito de planejamento no trabalho pedagógico do educador e realização da técnica de painel.

Capítulo 4, O planejamento da prática docente (FARIAS, et al., 2014, p.  107-132) e Capítulo 1 (BANDEIRA, 2018 p. 19-31)-Painel I

Capítulos 1 e 10 (VEIGA, 2011, p. 15-42 e p. 267-298)  gênese da aula e sua organização didática- Painel II;

Texto 7, 8, 9, 10, textos do EBOOK-Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde (BANDEIRA; LOPES, 2018)-Painel III; OBS: alguns textos desses capítulos sugeridos podem ser substiuído por outro do mesmo EBOOK, conforme interesse dos mestrandos.

Técnica do Painel.

  Planejamento de ensino (SILVA, 2016) 
Texto complementar sobre planejamento de ensino para os painéis e produção do artigo científico.
  Didática-saúde (OLIVEIRA, 2017) 
Texto complementar com a temática educação e saúde, especialmente no contexto da Enfermagem (mediar os painéis e o artigo científico).
UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (21/10/2021 - 21/10/2021)

Apresentação de slides com sugestões de verbos para elaboração dos planos;

Análise dos planos de cursos e elaboração dos planos de aula;

Proposta de atividade síncrona e assíncrona (Podcast)

Técnica de Podcast https://open.spotify.com/show/25ZyW4B3YyyXD4pEdkyKx2  (prof José Machado Moita Neto/UFPI).

Dicas:  

1. Baixar o aplicativo Anchor no smartphone/IOS;
2. Usar o programa que veio no smartphon/IOS para gravar o áudio;
3. Importar o áudio para o aplicativo;
4. Abri o aplicativo, faz a conta, importar o arquivo de áudio, faz uma descrição do episódio, simulando a aula.

 Sugestões:

1) Produzri previamente o texto correspondente ao áudio para evitar improviso;
2) Introduzido alguma trilha sonora existente na biblioteca do programa;
3) Utilizar ambiente fechado para evitar barulhos externos;
d) Evitar a monotonia na exposição (parecendo aula expositiva).

Conversar sobre o artigo científico.

UNIDADE III- A AULA COMO MANIFESTAÇÃO PEDAGÓGICA (28/10/2021 - 28/10/2021)

Apresentação dos planos de aula elaborados por meio da técnica de podcast-via Google Drive (atividade assíncrona).

Produção científica do texto no formato de artigo científico, conforme periódico selecionado para submissão. (04/11/2021 - 18/11/2021)

Produção de artigos científicos para os periódicos científicos qualisados;

 Artigo revisado pelo especialista da língua portuguesa, pela professora da disciplina e demais coautores orientadores.

Analise dos artigos científicos produzidos (25/11/2021 - 25/11/2021)
Roda de conversa sobre o artigo produzido e submetido nos periódicos, assim como as considerações finais desenvolvida do trabalho desenvolvido na disciplina. (02/12/2021 - 02/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 2021100**** 3 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 6
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
2 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
3 2021100**** 7,0 9,5 10,0 8.8 0 AM
4 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
5 2021100**** 7,0 9,5 10,0 8.8 0 AM
6 2021100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 6 AM
7 2021100**** 8,0 9,5 10,0 9.2 6 AM
8 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
10 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
11 2021100**** 9,0 9,0 10,0 9.3 3 AM
12 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2021100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
14 2021100**** 9,0 9,0 10,0 9.3 3 AM
15 2021100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
16 2021100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
17 2021100**** 6,0 9,5 10,0 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio das plataformas digitais, atividades colaborativas, atividades em grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: prova escrita, fazendo uso da revisão bibliográfica estudada na disciplina;
2ª Nota: Técnica de painéis e produção de podcast;
3ª Nota: Produção de artigo científico.

Horário de atendimento: 8:00/12:00h
Bibliografia: Referências Básicas
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
Referências Complementares
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Didática em questão. 36 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FARIAS, Isabel Maria Sabino et al. Didática e docência. 4 ed. Liber Livro, 2014.
M MARQUES, Mário Osório. Paradigmas em educação Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1241/1215. Data de acesso em 12 de julho, 2018.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
26/08/2021
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
02/09/2021
02/09/2021
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
09/09/2021
16/09/2021
UNIDADE I- FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
23/09/2021
23/09/2021
Avaliação individual do conteúdo da unidade I.
30/09/2021
30/09/2021
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DIDÁTICA
07/10/2021
14/10/2021
UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
21/10/2021
21/10/2021
UNIDADE II- PLANEJAMENTO DIDÁTICO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
28/10/2021
28/10/2021
UNIDADE III- A AULA COMO MANIFESTAÇÃO PEDAGÓGICA
04/11/2021
18/11/2021
Produção científica do texto no formato de artigo científico, conforme periódico selecionado para submissão.
25/11/2021
25/11/2021
Analise dos artigos científicos produzidos
02/12/2021
02/12/2021
Roda de conversa sobre o artigo produzido e submetido nos periódicos, assim como as considerações finais desenvolvida do trabalho desenvolvido na disciplina.
Avaliações
Data Descrição
23/09/2021 1ª Avaliação
07/10/2021 2ª Avaliação
04/11/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula-21/10/21 20/10/2021
Aula- 02/09/21 01/09/2021
Aula-link de acesso ao google meet 24/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 07:29