Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As atividades em sala de aula virtual deverão incluir exposição oral, priorizando-se do estudante a participação, a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento a partir da problematização dos temas em estudo. Haverá apresentação e discussão de artigos científicos. Para desenvolvimento do estudo das temáticas será reservado horário assíncrono, em que os grupos realizarão leituras e análises críticas pertinentes.
Art. 14. São facultadas ao professor a gravação e a posterior disponibilização, para os alunos, das aulas ministradas de forma síncrona, sendo proibida a reprodução ou distribuição das gravações por eles disponibilizadas, ainda que sem fins lucrativos.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aluno será avaliado individualmente, através da observação de sua participação nas aulas, desempenho, apresentação de artigos, considerando-se sua assiduidade e pontualidade frente aos compromissos programados no decorrer da disciplina. Como critério de assiduidade será considerado a frequência mínima de 75% às aulas, e de aprovação o aproveitamento mínimo de 70%. Definição de instrumentos avaliativos, durante todo o processo, que possam mensurar qualitativa e quantitativamente o desenvolvimento do aprendizado do estudante, segundo as normas previstas na Resolução nº 085/2020 -CEPEX, que estabelece a retomada do período durante a pandemia de COVID-19.
Art. 11 Fica estabelecido, excepcionalmente para a oferta relativa ao Período Letivo durante a pandemia que o controle de frequência será realizado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina. § 1º O registro de frequência nas disciplinas ofertadas no Período Letivo durante a pandemia não atestará a presença física dos discentes na IES. §2º A frequência mínima exigida será de 75%, conforme preconizado pela Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI.
Art. 12 A avaliação do rendimento acadêmico será feita por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de seminário e apresentação de artigos de forma individual ou em grupo.
Parágrafo único: O direito à segunda chamada segue o previsto no Art. 108, da Resolução 177/2012 - CEPEX/UFPI. O discente procederá com a solicitação de 2ª chamada mediante solicitação por e-mail à chefia do departamento, à chefia/coordenação do curso ou ao professor ao qual o componente curricular esteja vinculado.
Art. 13 Para a integralização dos Componentes Curriculares cursados por meio de atividades não presenciais serão considerados tanto o tempo despendido para as atividades síncronas, quanto o tempo dedicado às atividades assíncronas.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Básica: COSTA, N.M.B.; ROSA, C.O.B. Alimentos Funcionais: Benefícios para a Saúde. São Paulo, 2008. DAMASO, A. Obesidade. 2a edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. MAHAN, I. K.; ESCOTT- STUMP S. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ªed. Ed. Elsevier. São Paulo, 2010.
Complementar:
DREYER E.; BRITO S. Terapia nutricional cuidados de enfermagem. UNICAMP, 2003. DUTRA, O. Ciências Nutricionais. 2ª ed. São Paulo: Sarvier, 2008. PENTEADO, M.D.V.C. Vitaminas: Aspectos nutricionais, bioquímicos, clínicos e analíticos. Ed. Manole, Barueri - São Paulo, 2003. PIMENTEL, C.V.M.B.; FRANCKI, V.M.; GOLLÜCKE, A.P.B.; Alimentos Funcionais: introdução às principais substâncias bioativas em alimentos. São Paulo: Ed Varela, 2005. SHILS. M.E.; SHIKE M.; ROSS, A.C; CABALLERO B.; COUSINS R. J. Tratado de Nutrição Moderna na saúde e na doença. 10ª ed. São Paulo: Manole, 2009. TIRAPEGUI, J. Nutrição Fundamentos e Aspectos Atuais. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2006. PEREIRA, M.G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1995. Rothman KJ, Greeland S. Modern Epidemiology 2ª ed. Philadelphia: Lippincott Raven Publishers; 1998.
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