-

PPGPP057 - TÓPICOS DE CULTURA, IDENTIDADE E PROCESSOS SOCIAIS - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Sessão de apresentação (25/08/2021 - 25/08/2021)
Apresentação da turma, da professora e do programa. Identificação das propostas de pesquisa de cada discente, com vistas a ajuste no programa da disiciplina
Inicio da Unidade I (01/09/2021 - 01/09/2021)
Nossas ancoragens culturais e identitárias, para além da europeia, na reflexão sobre modernidade, colonialidade e decolonialidade
   Texto para leitura previa e debate em sala de aula 
Após a aula expositiva introdutória (cerca de 1,5 h), debateremos o texto que segue. Na leitura, busquem identificar (procurem trabalhar em duplas, ou até coletivamente, todo o grupo). Assim vocês já iniciam a experiência de trabalho coletivo e otimizamos a apresentação dos resultados da leitura. 1/A qual pergunta de conhecimento xs autorxs buscam responder? 2/Qual a hipótese/tese central do texto? 4/ Quais os argumentos centrais? 5/Quais categorias e conceitos centrais e seus significados? 6/ Qual a conclusão apresentada pelxs autorxs? 7/Qual a sua apreciação do texto? Há elementos de diálogos com sua pesquisa?
Cont. da Unidade I (08/09/2021 - 08/09/2021)
Conclusão da Unidade I (15/09/2021 - 15/09/2021)
Inicio Unidade II (22/09/2021 - 22/09/2021)
Continuação Unidade II (29/09/2021 - 29/09/2021)
Conclusão Unidade II (06/10/2021 - 06/10/2021)
Continuação Unidade II (13/10/2021 - 13/10/2021)
Conclusão Unidade II (20/10/2021 - 20/10/2021)
Inicio Unidade III (27/10/2021 - 27/10/2021)
Continuação Unidade III (03/11/2021 - 03/11/2021)
Continuação Unidade III (10/11/2021 - 10/11/2021)
Continuação Unidade III (17/11/2021 - 17/11/2021)
Conclusão Unidade III (24/11/2021 - 24/11/2021)
Inicio Unidade IV (01/12/2021 - 01/12/2021)
Continuação Unidade IV (08/12/2021 - 08/12/2021)
Conclusão Unidade IV- Avaliação da disciplina (15/12/2021 - 15/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01
1 2021100**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2021100**** 8,0 8.0 1 AM
3 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2021100**** 8,5 8.5 1 AM
5 2021100**** 8,5 8.5 1 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Reflexão sobre cultura, com a lente através da qual enxergamos e avaliamos o mundo, como uma complexa trama que constitui nossa herança propriamente social (formas, costumes, sons de linguagem, sistema relacional, instituições, etc.), e sobre identidades como construções históricas e culturais, produtos e produtoras de espaços para práticas sociais. Nesta perspectiva, este curso se direciona no sentido de partir de uma abordagem mais ampla, focada sobre temas contemporâneos do debate sobre cultura e identidade, delineando assim o espaço onde nos movemos, como sujeitos de uma era afunilando, em seguida, para abordagens mais direcionadas às pesquisas dos alunos, que podem ser agrupadas nos seguintes blocos temáticos: - corpo, saúde, subjetividade, sexualidade e gênero; - espaços comunitários: identidade, memória e práticas culturais; - cultura, identidade. Novos mercados e padrões de consumo; - memória, patrimônio cultural, e identidade nacional; - infância e cultura lúdica.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -Tópico Especial em Cultura e Identidade – 2021-2
Carga horária: 45 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes através das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexão que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimensões teóricas, empíricas e ontológicas. Nesta perspectiva, este plano disciplinar parte de uma reflexão sobre nossa ancoragem latino-americana, passa por uma breve revisão teórico-conceitual dos temas cultura e identidade, traz à tona dimensões do debate contemporâneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os diálogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteúdos da disciplina..


Objetivos
Geral
Tratar as temáticas cultura e identidade nos planos teórico-conceitual e empírico, na relação com nossa ancoragem ontológica.

Específicos

Refletir sobre nossas ancoragens culturais e identitárias, problematizando pressupostos hegemônicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos teóricos do debate contemporâneo sobre culturas e identidades na relação singular/universal, identidade e diferença, e em diálogos interdisciplinares;
Oportunizar reflexões teóricas e empíricas sobre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela ótica de culturas e identidades.


UNIDADE I
(3 sessões = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitárias, para além da perspectiva eurocentrada, na reflexão sobre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.
Referências
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala Como Território Epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV– Dezembro/2016, 10 p.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017.
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94
WALSH, Catherine. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminhos. In: ______. (Org.) Pedagogías Decoloniales. Práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017, p. 23-68
UNIDADE II
Cultura e identidade no debate teórico contemporâneo (3 sessões/3 horas = 9 horas)
Fundamentos teóricos do pensamento sócio-antropológico e dos estudos culturais sobre culturas e identidades.
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
QUIJANO, Aníbal. Notas sobre a questão da identidade e nação no Peru. Dossiê América Latina • Estud. av. 6 (16) • Dez 1992. Disponívek em: https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE III
(3 sessões/3 horas = 9 horas)
Culturas e identidades: múltiplas inserções socioculturais: étnica, religiosidade, gênero, gerações, sexualidade, latinoamericanidade, e brasilidade,
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Espaços de Diálogos (ED´s)

ED 1- Imaginários dominantes e espelho do Antropoceno na contemporaneidade
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-827518
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/
Complementar:
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe.

ED 2: Corpos que importam e epistemologia do armário
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf
Complementar:
COLLING, Leandro. Introdução ≈ caras que desfazem gêneros. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 7-18. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169

ED 3 – Feminismos e mulherismos: perspectivas decoloniais
HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo Africana: uma visão geral. 12 p. Disponível:https://inegalagoas.files.wordpress.com/2020/06/mulherismo-africana-cleona-hudson-weems-.pdf.
LUGONES, María. Colonialidad y género. Tábula Rasa. Bogotá, Colômbia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf

Complementar:
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/P3Hpz4XQsPqSqJJLm9KH6tC/?format=pdf&lang=pt

ED 4- Processos de racialização do Outro X autoidentificação
GONZÁLES, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 (jan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponível em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico-cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69-82-jan-jun-1988b-p-69-82/
MARIMBA Ani. Porque o outro é preto não branco (282- 290)/Escravidão, suas conseqüências, e a imagem dos outros (291-293). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Trenton, Africa: Word Press, 1994. Disponível (em língua portuguesa) em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
Complementar:
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p. 235-352

ED 5- Povos da terra e a problemática do reconhecimento
OLIVEIRA, Roberto. Identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19286
FERNANDES, Rosani de Fátima. Povos indígenas e antropologia: novos paradigmas e demandas políticas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jan./jun. 2015, p. 322-354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/53317

Complementar:
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. Disponível em: https://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/bitstream/bvs/1969/1/Krenak%2C%20Ailton%20-%202020%20-%20O%20amanh%C3%A3%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20a%20venda.pdf

ED 6- Cultura, identidades e políticas culturais: interpelações para além do multiculturalismo
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/viewFile/23675/19331
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398

Complementar:
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100

UNIDADE IV

Pesquisando culturas e identidades: quais direções? (3 sessões de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em diálogos com leituras teóricas e de casos estudados na disciplina.
Processo de trabalho: apresentação de discentes de seus objetos de estudo, em Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários,.em diálogos com autorxs e idéias afins. As referências, além das que constam neste programa, serão indicadas pela professora, a partir de uma melhor aproximação aos temas de cada discente.
Processo de avaliação na disciplina

A realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento, por meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresentação e debate. Realização de -“Espaços de Diálogos” (ED´s), na forma de seminários;
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverão sistematizar, por escrito, os pontos convergentes com a própria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.

Bom trabalho!
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -Tópico Especial em Cultura e Identidade – 2021-2
Carga horária: 45 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes através das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexão que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimensões teóricas, empíricas e ontológicas. Nesta perspectiva, este plano disciplinar parte de uma reflexão sobre nossa ancoragem latino-americana, passa por uma breve revisão teórico-conceitual dos temas cultura e identidade, traz à tona dimensões do debate contemporâneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os diálogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteúdos da disciplina..


Objetivos
Geral
Tratar as temáticas cultura e identidade nos planos teórico-conceitual e empírico, na relação com nossa ancoragem ontológica.

Específicos

Refletir sobre nossas ancoragens culturais e identitárias, problematizando pressupostos hegemônicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos teóricos do debate contemporâneo sobre culturas e identidades na relação singular/universal, identidade e diferença, e em diálogos interdisciplinares;
Oportunizar reflexões teóricas e empíricas sobre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela ótica de culturas e identidades.


UNIDADE I
(3 sessões = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitárias, para além da perspectiva eurocentrada, na reflexão sobre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.
Referências
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala Como Território Epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV– Dezembro/2016, 10 p.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017.
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94
WALSH, Catherine. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminhos. In: ______. (Org.) Pedagogías Decoloniales. Práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017, p. 23-68
UNIDADE II
Cultura e identidade no debate teórico contemporâneo (3 sessões/3 horas = 9 horas)
Fundamentos teóricos do pensamento sócio-antropológico e dos estudos culturais sobre culturas e identidades.
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
QUIJANO, Aníbal. Notas sobre a questão da identidade e nação no Peru. Dossiê América Latina • Estud. av. 6 (16) • Dez 1992. Disponívek em: https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE III
(3 sessões/3 horas = 9 horas)
Culturas e identidades: múltiplas inserções socioculturais: étnica, religiosidade, gênero, gerações, sexualidade, latinoamericanidade, e brasilidade,
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Espaços de Diálogos (ED´s)

ED 1- Imaginários dominantes e espelho do Antropoceno na contemporaneidade
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-827518
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/
Complementar:
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe.

ED 2: Corpos que importam e epistemologia do armário
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf
Complementar:
COLLING, Leandro. Introdução ≈ caras que desfazem gêneros. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 7-18. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169

ED 3 – Feminismos e mulherismos: perspectivas decoloniais
HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo Africana: uma visão geral. 12 p. Disponível:https://inegalagoas.files.wordpress.com/2020/06/mulherismo-africana-cleona-hudson-weems-.pdf.
LUGONES, María. Colonialidad y género. Tábula Rasa. Bogotá, Colômbia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf

Complementar:
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/P3Hpz4XQsPqSqJJLm9KH6tC/?format=pdf&lang=pt

ED 4- Processos de racialização do Outro X autoidentificação
GONZÁLES, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 (jan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponível em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico-cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69-82-jan-jun-1988b-p-69-82/
MARIMBA Ani. Porque o outro é preto não branco (282- 290)/Escravidão, suas conseqüências, e a imagem dos outros (291-293). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Trenton, Africa: Word Press, 1994. Disponível (em língua portuguesa) em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
Complementar:
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p. 235-352

ED 5- Povos da terra e a problemática do reconhecimento
OLIVEIRA, Roberto. Identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19286
FERNANDES, Rosani de Fátima. Povos indígenas e antropologia: novos paradigmas e demandas políticas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jan./jun. 2015, p. 322-354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/53317

Complementar:
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. Disponível em: https://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/bitstream/bvs/1969/1/Krenak%2C%20Ailton%20-%202020%20-%20O%20amanh%C3%A3%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20a%20venda.pdf

ED 6- Cultura, identidades e políticas culturais: interpelações para além do multiculturalismo
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/viewFile/23675/19331
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398

Complementar:
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100

UNIDADE IV

Pesquisando culturas e identidades: quais direções? (3 sessões de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em diálogos com leituras teóricas e de casos estudados na disciplina.
Processo de trabalho: apresentação de discentes de seus objetos de estudo, em Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários,.em diálogos com autorxs e idéias afins. As referências, além das que constam neste programa, serão indicadas pela professora, a partir de uma melhor aproximação aos temas de cada discente.
Processo de avaliação na disciplina

A realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento, por meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresentação e debate. Realização de -“Espaços de Diálogos” (ED´s), na forma de seminários;
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverão sistematizar, por escrito, os pontos convergentes com a própria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.

Bom trabalho!
Horário de atendimento: 18:30 às 21:30
Bibliografia: UFPI/CCHL/MPP
Disciplinas: -Tópico Especial em Cultura e Identidade – 2021-2
Carga horária: 45 h
Professora: Drª Dione Morais


Ementa:
Os temas cultura e identidade apontam para as lentes através das quais enxergamos o mundo, nos orientamos, nos ancoramos, e avaliamos formas de nascer, viver, e morrer, nas complexas tramas de nossas e de outras humanidades. Como tal, esses termos necessitam ser submetidos a uma reflexão que leve ao aprofundamento de sentidos e significados mais imediatos, articulando as dimensões teóricas, empíricas e ontológicas. Nesta perspectiva, este plano disciplinar parte de uma reflexão sobre nossa ancoragem latino-americana, passa por uma breve revisão teórico-conceitual dos temas cultura e identidade, traz à tona dimensões do debate contemporâneo relacionado a culturas e identidades e afunila para os diálogos entre as pesquisas de discentes da turma e os conteúdos da disciplina..


Objetivos
Geral
Tratar as temáticas cultura e identidade nos planos teórico-conceitual e empírico, na relação com nossa ancoragem ontológica.

Específicos

Refletir sobre nossas ancoragens culturais e identitárias, problematizando pressupostos hegemônicos da modernidade ocidental;
Apreender fundamentos teóricos do debate contemporâneo sobre culturas e identidades na relação singular/universal, identidade e diferença, e em diálogos interdisciplinares;
Oportunizar reflexões teóricas e empíricas sobre os objetos de estudo de discentes que cursam a disciplina, pela ótica de culturas e identidades.


UNIDADE I
(3 sessões = 9 horas)
Nossas ancoragens culturais e identitárias, para além da perspectiva eurocentrada, na reflexão sobre modernidade/colonialidade e decolonialidade
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.
Referências
ALMEIDA, Eliene Amorim de; SILVA, Janssen Felipe da. Abya Yala Como Território Epistêmico: pensamento decolonial como perspectiva teórica. Interritórios. Revista de Educação. Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, BRASIL, v.1, n.1, 2015, p. 42-64
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV– Dezembro/2016, 10 p.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017.
RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, jan./abr. 2015, p. 21-31
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. NOVOS ESTUDOS, 79, Novembro/2007, p. 71-94
WALSH, Catherine. Introducción: lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminhos. In: ______. (Org.) Pedagogías Decoloniales. Práticas insurgentes de resistir, (re)existir e (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017, p. 23-68
UNIDADE II
Cultura e identidade no debate teórico contemporâneo (3 sessões/3 horas = 9 horas)
Fundamentos teóricos do pensamento sócio-antropológico e dos estudos culturais sobre culturas e identidades.
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos.

Referências
AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19.
BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 19-42
BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998, p. 70-104
GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2)
MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
QUIJANO, Aníbal. Notas sobre a questão da identidade e nação no Peru. Dossiê América Latina • Estud. av. 6 (16) • Dez 1992. Disponívek em: https://www.scielo.br/j/ea/a/HGhkC4xVR3mfb8pythJphVG/?lang=pt
WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. Departamento de Letras. USP). 12 p.

UNIDADE III
(3 sessões/3 horas = 9 horas)
Culturas e identidades: múltiplas inserções socioculturais: étnica, religiosidade, gênero, gerações, sexualidade, latinoamericanidade, e brasilidade,
Processo de trabalho: aulas expositivas e discursivas, a partir da leitura prévias dos textos e apresentação de seminários em Espaços de Diálogos aluno/as.
Espaços de Diálogos (ED´s)

ED 1- Imaginários dominantes e espelho do Antropoceno na contemporaneidade
LAVAL, Christian. A Pandemia de Covid-19 e a Falência dos Imaginários Dominantes. MEDIAÇÕES, Londrina, v. 25, n. 2, mai-ago./2020, p. 277-286. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-827518
SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/
Complementar:
MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-o-direito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe.

ED 2: Corpos que importam e epistemologia do armário
BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42 Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169
SEDGWICK, e. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007:19-54. http://www.scielo.br/pdf/cpa/n28/03.pdf
Complementar:
COLLING, Leandro. Introdução ≈ caras que desfazem gêneros. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de gênero. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 7-18. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30169

ED 3 – Feminismos e mulherismos: perspectivas decoloniais
HUDSON-WEEMS, Clenora. Mulherismo Africana: uma visão geral. 12 p. Disponível:https://inegalagoas.files.wordpress.com/2020/06/mulherismo-africana-cleona-hudson-weems-.pdf.
LUGONES, María. Colonialidad y género. Tábula Rasa. Bogotá, Colômbia, n. 9, jul./dec./2008, p. 73-101. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf

Complementar:
COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), 2017, [n/p], 23 p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/P3Hpz4XQsPqSqJJLm9KH6tC/?format=pdf&lang=pt

ED 4- Processos de racialização do Outro X autoidentificação
GONZÁLES, Lélia. A categoria político-cultural da amefricanidade. Tempo Brasileiro, n. 92/93 (jan./jun.), 1988, p. 69-82. Disponível em: https://institutoodara.org.br/public/gonzalez-lelia-a-categoria-politico-cultural-de-amefricanidade-tempo-brasileiro-rio-de-janeiro-v-92-n-93-p-69-82-jan-jun-1988b-p-69-82/
MARIMBA Ani. Porque o outro é preto não branco (282- 290)/Escravidão, suas conseqüências, e a imagem dos outros (291-293). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. Trenton, Africa: Word Press, 1994. Disponível (em língua portuguesa) em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/
Complementar:
HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p. 235-352

ED 5- Povos da terra e a problemática do reconhecimento
OLIVEIRA, Roberto. Identidade étnica, reconhecimento e o mundo moral. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2), p. 9-40, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/view/23631/19286
FERNANDES, Rosani de Fátima. Povos indígenas e antropologia: novos paradigmas e demandas políticas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jan./jun. 2015, p. 322-354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EspacoAmerindio/article/view/53317

Complementar:
KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia. das Letras, 2020. Disponível em: https://ds.saudeindigena.icict.fiocruz.br/bitstream/bvs/1969/1/Krenak%2C%20Ailton%20-%202020%20-%20O%20amanh%C3%A3%20n%C3%A3o%20est%C3%A1%20a%20venda.pdf

ED 6- Cultura, identidades e políticas culturais: interpelações para além do multiculturalismo
CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/article/viewFile/23675/19331
VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10398

Complementar:
HALL, Stuart. Questão multicultural. In: Da diáspora. Identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG/Brasília: representações da UNESCO no Brasil, 2003, pp. 51-100

UNIDADE IV

Pesquisando culturas e identidades: quais direções? (3 sessões de 4 hs = 12 horas)
Debater os temas de pesquisa de discentes da disciplina, em diálogos com leituras teóricas e de casos estudados na disciplina.
Processo de trabalho: apresentação de discentes de seus objetos de estudo, em Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários,.em diálogos com autorxs e idéias afins. As referências, além das que constam neste programa, serão indicadas pela professora, a partir de uma melhor aproximação aos temas de cada discente.
Processo de avaliação na disciplina

A realização desta proposta requer disciplina intelectual, observância de horários, e compromisso com o seu desenvolvimento, por meio de:
-Aulas expositivas-dissertativas, com base nas referências, seguidas de debate, podendo dar-se através de trabalhos em grupos, diversos, em sala de aula, ou extra-classe, e com apresentação e debate. Realização de -“Espaços de Diálogos” (ED´s), na forma de seminários;
A avaliação de desempenho dar-se-á de forma processual, compreendendo: freqüência, participação, rendimento e produção individual, e em grupo, mensuráveis através da presença e da participação qualificada nas aulas, da participação efetiva nos trabalhos, e no resultado destes.
A cada unidade, discentes deverão sistematizar, por escrito, os pontos convergentes com a própria pesquisa.

Tudo isto implica leitura das referências básicas, obrigatórias. Possíveis alterações nas referências e nos critérios de avaliação serão avisadas com antecedência e fichamentos de textos, além dos previstos, poderão ser exigidos, como parte da avaliação.

Bom trabalho!
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
25/08/2021
Sessão de apresentação
01/09/2021
01/09/2021
Inicio da Unidade I
08/09/2021
08/09/2021
Cont. da Unidade I
15/09/2021
15/09/2021
Conclusão da Unidade I
22/09/2021
22/09/2021
Inicio Unidade II
29/09/2021
29/09/2021
Continuação Unidade II
06/10/2021
06/10/2021
Conclusão Unidade II
13/10/2021
13/10/2021
Continuação Unidade II
20/10/2021
20/10/2021
Conclusão Unidade II
27/10/2021
27/10/2021
Inicio Unidade III
03/11/2021
03/11/2021
Continuação Unidade III
10/11/2021
10/11/2021
Continuação Unidade III
17/11/2021
17/11/2021
Continuação Unidade III
24/11/2021
24/11/2021
Conclusão Unidade III
01/12/2021
01/12/2021
Inicio Unidade IV
08/12/2021
08/12/2021
Continuação Unidade IV
15/12/2021
15/12/2021
Conclusão Unidade IV- Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
08/12/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Inicio das aulas 30/08/2021
Inicio das aulas 27/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 29/03/2024 02:51