• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

PPGGEO038 - FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOGRAFIA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22
1 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021101**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2021101**** 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 2 0 0 0 0 0 0 14
14 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
20 2021100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2021100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
22 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 4 0 0 0 0 12
23 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2021101**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 2 0 0 0 0 14
25 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
26 2021101**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 12
27 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2021100**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2021100**** 8,5 8,5 9,0 8,0 8.5 8 AM
4 2021100**** 9,5 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
5 2021100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2021101**** 7,0 7,5 8,5 9,0 8.0 12 AM
7 2021101**** 7,0 7,5 8,5 9,0 8.0 4 AM
8 2021101**** 8,0 8,0 7,0 7,0 7.5 14 AM
9 2021101**** 8,5 8,5 9,0 8,0 8.5 4 AM
10 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 12 AM
11 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
12 2021101**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
13 2021101**** 7,5 7,5 8,0 7,0 7.5 4 AM
14 2021101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
15 2021101**** 8,5 8,5 8,0 9,0 8.5 0 AM
16 2021101**** 8,0 8,0 7,0 7,0 7.5 14 AM
17 2021100**** 9,0 9,5 8,5 9,0 9.0 4 AM
18 2021101**** 9,0 8,5 10,0 8,5 9.0 0 AM
19 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
20 2021101**** 7,5 7,5 8,0 7,0 7.5 4 AM
21 2021100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2021101**** 8,0 8,0 8,5 7,5 8.0 4 AM
23 2021100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
24 2021101**** 9,5 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
25 2021100**** 7,5 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
26 2021101**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 4 AM
27 2021101**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os paradigmas clássicos de formação docente na Geografia. A política educacional brasileira e a formação do professorado em Geografia. Epistemologia da prática docente em Geografia. O paradigma da reflexividade na Educação Geográfica. A formação do professor-pesquisador na área de Geografia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Para o desenvolvimento da disciplina serão realizados grupos de discussão e seminários, embasados nas leituras sugeridas em sala de aula e pesquisas bibliográficas sobre os temas a serem debatidos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o mestrando que obtiver freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% no total das atividades avaliativas.
Obs. Critérios poderão ser alterados no decorrer da disciplina.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Perspectivas atuais da pesquisa sobre docência. In: CATANI, D. B. et al Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. 2ed. São Paulo. Escrituras Editora, 2000.
CALLAI, H. C. A formação do profissional da geografia. 2ed. Ijuí-RS. Editora Unijuí, 2003.
CALLAI, H. C. A educação geográfica na formação docente: convergências e tensões. In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.
CONTRERAS, J. A autonomia de Professores. São Paulo. Cortez. 2002.
PEREIRA, G. R. de M. Servidão ambígua: valores e condição do magistério. São Paulo. Escrituras Editora. 2001.
PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte. Autêntica. 2000.
PONTUSCHKA, N. N. A formação inicial do professor: debates. In: SANTOS, L. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte-MG. Autêntica, 2010.
RIVERO, C. M. L. & GALLO, S (Org.) A formação de professores na sociedade do conhecimento. Bauru-SP. Edusc, 2004. (cap. 1 e 2)
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 23/08/2011.
SILVA, F. das C. R da. Trajetórias de formação de professores (as) de geografia: interfaces com o saber-ensinar. Dissertação (Mestrado em Educação) . Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2010.
SILVA, J. S. e. Habitus docente e representação social do ensinar geografia. Tese (Doutorado em Educação) ? Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal-RN, 2007.
SILVA, M. da. Como se ensina e como se aprende a ser professor: a evidência do habitus professoral e da natureza prática da didática. Bauru-SP. EDUSC. 2003.
TANURI, L. M. História da formação de professores. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_06_LEONOR_MARIA_TANURI.pdf. Acesso em 23/08/2011.
VEIGA, I. P. A. Avanços e equívocos na profissionalização do magistério e a nova LDB. In: VEIGA, I. P. A. (Org). Caminhos da profissionalização do magistério. 3ed. Campinas-SP. Papirus. 2003

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, Rosângela Doin de. A propósito da questão teórico-metodológica sobre o ensino de Geografia. In: revista Terra Livre ? Prática de ensino de geografia. N. 8. São Paulo: Marco Zero, Associação dos geógrafos brasileiros, p. 83-90, 1991.
______. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1991.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
ANDRADE, Manoel Correia de. Caminhos e Descaminhos da Geografia. Campinas. SP Papirus, 1993.
AZEVEDO, Guiomar Goulart. Algumas reflexões sobre o ensino de Geografia e a questão do livro didático. Revista Geografia e Ensino, UFMG.
BRASIL, Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRZEZINSKI, I. (Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília. Plano 2002.
CARLOS, FANI ALESSANDRI; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Reformas no Mundo da Educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto,1999.
CARLOS, A. F. A. (org.) Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2001.
CARVALHO, Edilson de. Os temas mapeados nos livros didáticos de Geografia. Soc. e Territ., Natal, vol. 13, , p. 31-38, jan-jul 1999.
CARVALHO, Maria Inez. Fim de século: escola e geografia. Ijuí: editora unijuí. 1998.
CARVALHO, Renato. Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria. Revista Iberoamericana de Educaciõn. Localizado em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1434GilGomes.pdf. Acesso em 20/09/2008.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999.
CAVALCANTI, Lana de Sousa. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, Papirus, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Sousa Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Sousa Geografia escolar e cidade. Campinas/SP, Papirus, 2009.
COLL, César et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegr. EDIPUCRS, 2004.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A Geografia no Ensino Fundamental: uma proposta de prática docente. 2000. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Piauí, Teresina.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A institucionalização da geografia escolar. In: EVANGELISTA, A. M. et al. Didática da Geografia, Teresina, EDUFPI, 2010.
EVANGELISTA, Armstrong Miranda. A região no ensino de Geografia: fundamentos da prática professora. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) ? Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre. Artmed. 2010.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo. Cortez, 2000.
LIBERALI. F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Campinas-SP. Pontes . 2010.
NÓVOA, Antonio. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes. 2002.
VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Org.) Formação de professores: políticas e debates. Campinas. Papirus. 2002.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
25/08/2021
Atividade inicial da disciplina. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos.
01/09/2021
01/09/2021
Participação da turma em evento regional - V EREEPEG
08/09/2021
08/09/2021
A Educação Escolar e a Geografia
15/09/2021
15/09/2021
Educação geográfica, cidadania e cidade
22/09/2021
22/09/2021
Educação geográfica para a formação cidadã
29/09/2021
29/09/2021
Ensino de Geografia e Inclusão
06/10/2021
06/10/2021
Habitar uma paisagem “velha”: a fotografia como linguagem da pesquisa e do ensino da geografia
13/10/2021
13/10/2021
A paisagem no ensino da Geografia
20/10/2021
20/10/2021
Algunas dificultades del profesorado de geografía para educar en ciudadanía
27/10/2021
27/10/2021
Movimentos para ensinar Geografia
03/11/2021
03/11/2021
Pesquisa em Geografia: trajetória de formação do professor-pesquisador
10/11/2021
10/11/2021
A educação geográfica no Século XXI: uma leitura desde a Europa e de Portugal
17/11/2021
17/11/2021
Fundamentos de Metodologias de Ensino de Geografia
24/11/2021
24/11/2021
Educação Geográfica
01/12/2021
01/12/2021
Participação no EGAL 2021
08/12/2021
08/12/2021
Letramento digital e formação de professores na era da web 2.0: o que, como e por que ensinar?
15/12/2021
15/12/2021
Recursos multimídia na educação geográfica: perspectivas e possibilidades
22/12/2021
22/12/2021
Avaliação e conclusão da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 22:26