MARIA DAISE DE OLIVEIRA CARDOSO

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

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maria daise de oliveira cardoso

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGS021 - TÓPICO ESPECIAL DE SOCIOLOGIA - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação (25/08/2021 - 29/09/2021)
A educação na visão dos teóricos sociais (06/10/2021 - 10/11/2021)
Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí (17/11/2021 - 15/12/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 24 01
1 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
3 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020101**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 0 0 12
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2020101**** 7,0 7.0 12 AM
3 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
4 2021100**** 10,0 10.0 4 AM
5 2021100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2021101**** 9,0 9.0 0 AM
7 2021100**** 9,0 9.0 8 AM
8 2021101**** 8,0 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Esta disciplina tem o objetivo de fornecer ao corpo docente do Mestrado em Sociologia a possibilidade de aprofundar temas específicos de suas pesquisas, se utilizando de abordagens e análises inovadoras sobre a temática proposta como objeto de estudo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Cada uma das unidades do conteúdo programático equivale a mais de um encontro, em que haverá aulas expositivas, apresentação de seminários, debates e a realização de trabalhos críticos a partir das obras que serão discutidas nas aulas. As atividades práticas incluem atividades extraclasses, em que os alunos serão incentivados e orientados a produzir um ensaio/ projeto. Os textos elencados no programa serão tanto de leitura obrigatória quanto complementar, sendo indicados previamente aos alunos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados através dos seguintes trabalhos:
1. Sistematização dos temas abordados, a cada sessão uma discente tomará a frente para sistematizar o conteúdo construído;
2. Um artigo sobre um dos temas das sessões ou projeto de pesquisa (máximo 15 páginas)
Horário de atendimento:
Bibliografia: UNIDADE I – Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação.

1) Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação: implicações e desafios.

Bibliografia:
IANNI, O. Teorias da Globalização. Rio de janeiro, Civilização Brasileira, 1996. 2 ed. Cap 1 (p.13 a 24) e cap. 10 (p.189 a 208).
FRIEDMANN, T. O Mundo é Plano. Uma breve história do século XXI. Rio de janeiro, Objetiva, 2005. Cap. 3 ( p. 201 a 231).
UNESCO. Hacia Las Sociedades del Conocimiento. Paris, Ediciones Unesco, 2005.
MARRERO, A. La Sociedade del Conocimento: una revision teórico de un modelo de desarrollo posible para America Latina. Review Arxius, 17, Desembre, 2007.
MARGINSON, S.; VAN DER WENDE, M. Globalisation and Higher Education, OECD Education Working Papers, No. 8, 2007.
OECD. Higher Education To 2030. Vol. 2: Globalisation, Oecd 2009
STROMQUIST, N. A Educação Latino-Americana em Tempos Globalizados. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 29, jan./abr. 2012, p. 72-99.
MARRERO, A. La Otra “Jaula De Hierro”: Del Fatalismo De La Exclusion Escolar A La Recuperación Del Sentido De Lo Educativo. Una Mirada Desde La Sociología. Sociologias, Porto Alegre, ano 14, no 29, jan./abr. 2012, p. 128-150.

Vídeo disparador do problema: https://youtu.be/l4fuJjlNAN8

UNIDADE II – A educação na visão dos teóricos sociais

1) Educação como tema da sociologia
Bibliografia:
NEVES, C. E. B. Apresentação. Atualidade e Relevância da Sociologia da Educação em Tempos Contemporâneos. REP’S-Revista Eventos Pedagógicos. Sinop, vol.9, n.3, p.894-870. 2018.
__________________. Estudos Sociológicos sobre educação no Brasil, in: MICELI, S. (org.) O que ler na Ciência Social brasileira - 1970-2002. Brasília: Ed. da CAPES, p.351-437. 2002.
NEVES, C. E.B.; SAMPAIO, H.; HERINGER, R. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia. Vol. 06, No. 12 Jan-abr. p. 19-40. 2018.
FERNANDES, F. O dilema educacional brasileiro. In: M. e PEREIRA, L. Educação e Sociedade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, p. 414-441. 1974.
OLIVEIRA, A.; SILVA, C. F. Mapeando a sociologia da educação no Brasil: análise de um campo em construção. Atos de Pesquisa em Educação, 9 (2): 289-315. 2014.
__________________. A Sociologia, os Sociólogos e a Educação no Brasil. RBCS Vol. 31 n° 91 junho/2016, p. 2 -15. 2015.


2) A educação na visão dos teóricos sociais


Educação como socialização
Bibliografia:
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. SP. Editora Melhoramentos. Cap. 1, pág. 33-56; cap, 3 pg. 75-91. 1973.
FERNANDES, H. R. A missão colonizadora da escola. In: FERNANDES, H. R. Sintoma social dominante e moralização infantil: um estudo sobre a educação moral em Émile Durkheim. São Paulo; EDUSP/ Escuta, 1994. (pp.147-199, capítulo 4).
FERNANDES, Florestan. A educação numa sociedade tribal. FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP, Companhia Editora Nacional. pg. 31-87. 1974.


Educação como fator de mudança social: democracia e desenvolvimento
Bibliografia:
MANNHEIM, K. Liberdade, poder e planificação democrática. São Paulo: Mestre Jou, 1972. pp. 293-336.
MANNHEIM, K. Funções das gerações, In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP: Companhia Editora Nacional, 1974, pp. 88-97.
RODRIGUES, A. T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2001. “Mannheim e a luz no fim do túnel”
MILLS, W. Educação e Classe Social. In: FORACCHI, M. M.; PEREIRA, L. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP: Companhia Editora Nacional, 1971. p. 268-286.


Educação como investimento

Bibliografia:
SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. RJ: Zahar, 1973. p. 16 - 35
SOBRAL, F A. da F. Educação para a competitividade ou para a cidadania social?. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 03-11, Mar. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000100002&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 09 Out. 2020.
MONTEIRO, Waleska de Fátima. A metodologia neoclássica da teoria do capital humano: Uma análise sobre Theodore Schultz e Gary Becker sobre Theodore Schultz e Gary Becker. Rev. Econ. do Centro-Oeste, Goiânia, v.2, n.1, pp. 40-56, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/reoeste/article/download/41412/21359>. Acessado em 09 Out. 2020.


Educação entre reprodução e transformação das estruturas sociais

Bibliografia:
ESTER, Vaisman; FORTES, Ronaldo Vielmi. Três abordagens disTinTas sobre a caTegoria da reprodução. Trabalho e educação. Belo Horizonte. v.24, n.1, p.245-255, jan-abr | 2015.
GRAMSCI, A. A organização da escola e da cultura. IN.: Os intelectuais e a organização da cultura. RJ: Civilização Brasileira, 1982. p. 117 - 157.
HAECHT, A. V. A Escola à Prova da Sociologia. Lisboa: Instituto Piaget. 1992.
LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares. As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997. pp. 11-70 e pp. 334-358.
______. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação e Sociedade, ano XXIII, n 78, Abr. p. 37 - 55. 2002.

educação e desigualdade
Bibliografia:
DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 17, p. 5-18, ago. 2001. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 out. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000200002.
_______. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, Vol. 34, n° 123, São Paulo, Set/Dez, 2004. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742004000300002
_______et all. As desigualdades escolares antes e depois da escola: organização escolar e influência dos diplomas. Sociologias, ano 14, n° 29 jan/abr, p. 22-70. 2012.
HONNETH, Axel. Trabalho e reconhecimento: tentativa de uma redefinição. Civitas- Revista de Ciências Sociais, v. 8, n. 1, p. 46-67. 2008.
LAHIRE, B.. A transmissão familiar da ordem desigual das coisas. Revista da Faculdade de Letras: Sociologia, v. 21, n. 1, p. 13, 2011. 2002.


UNIDADE III – Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí.


1) Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí: situando o debate pelas teses e dissertações

Bibliografia:
ANTUNES, A. C. de B. A formação inicial de professores de sociologia: elementos de constituição da profissionalidade docente. Dissertação. Florianópolis, UFSC, 2014.
CAPRARA, B. M. Classes sociais e desempenho educacional no Brasil. Tese. Porto Alegre, UFRGS, 2017.
FESTA PALUDO, E. Escolarização em camadas populares: a percepção dos Egressos sobre escola. Dissertação. Porto Alegre, UFRGS, 2019.
LIMA, F. C. F. de. Construção das identidades profissionais dos professores formadores da Licenciaturas em Ciências Sociais. Tese. Recife, UFPE, 2017.
MORCHE, B. A expansão do sistema de educação superior no Brasil, na China e na Índia: uma análise comparada. Dissertação. Porto Alegre, UFRGS, 2013.
ROCHA, S. de S. M. A inserção do índice de desenvolvimento da educação básica em escolas de ensino fundamental de Teresina - Piauí: um estímulo para a melhoria da educação? Dissertação. Brasília, UNB, 2013.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/08/2021
29/09/2021
Globalização, Sociedade do Conhecimento e educação
06/10/2021
10/11/2021
A educação na visão dos teóricos sociais
17/11/2021
15/12/2021
Problemas e os desafios da educação no Brasil e Piauí
Avaliações
Data Descrição
20/12/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Início das aulas - 25/08 - 18:30 25/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 21:26