-

PPGENF049 - OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
1 Material Didático (26/08/2021 - 02/12/2021)
  

Fonte: bibliomundi.com

  Caros Alunos,              

 

Sejam bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem!           

A disciplina Oficina de Produção do Conhecimento em Saúde e Enfermagem tem como objeto proporcionar ao aluno a prática de leitura e produção textos. Introduz a análise crítica da produção de textos científicos. Aprofunda o conhecimento sobre os diferentes tipos de textos acadêmicos e discute as diferentes diretrizes internacionais para a elaboração de manuscritos. Esta disciplina será ofertada na modalidade remota, o que significa que as aulas bem como demais atividades serão desenvolvidas por intermédio do AVA. O processo de avaliação compreenderá a participação nas atividades propostas, considerando-se o conteúdo e a adequação aos prazos.    

 Bom trabalho a todos!  

  Unidade 1  
  • O processo de publicação científica em Saúde e Enfermagem.
  Unidade 2  
  • Tipos de estudos de revisão: integrativa, sistemática e de escopo
  Unidade 3  
  • Diretrizes internacionais para a elaboração de manuscritos
  Unidade 4  
  • Produção de Manuscrito de Revisão
 
  

UNIDADE 1

      Na unidade 1, discutiremos o processo de submissão de artigos científicos, assim como os possíveis erros cometidos nesse processo. Ao fim desta unidade o aluno deverá ser capaz de entender a importância da leitura, de como e para quem deve escrever.      

  Bom trabalho a todos!

  26/08/2021 Web Aula sobre Publicação de artigos científicos.

    Apresentação e leitura do novo plano da disciplina e esclarecimentos sobre a nova proposta dos trabalhos a ser desenvolvida; Anteriormente assistir os vídeos:  

   1-Motivos comuns pelos quais artigos não são aceitos. Pietrobon. Disponível em:        https://www.youtube.com/watch?v=_flZvXKlAkY

   2-Causas das negações de artigos brasileiros.  Volpato. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-bJuUWUbzYE 

   - Tarefa: Troca de experiências sobre publicação de artigos.  

  02/09/2021 Web Aula sobre o processo de publicação científica em Saúde e Enfermagem: obstáculos e perspectivas de superação.

    - Todos os alunos deverão ler e sintetizar os textos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 da lista de referências.

     - Tarefa: Apresentação de cada texto mediante sorteio entre os alunos 

  UNIDADE 2

 

    Na unidade 2, estudaremos os tipos de estudos de revisão: integrativa, sistemática e de escopo.

Haverá web aula sobre busca em banco de dados e sobre o Programa Rayyan, a ser usado pelas duplas/trios para elaboração do estudo de revisão. Ao fim desta unidade os alunos distribuídos nas duplas e trio deverão ser capazes de elaborar a pergunta do estudo de revisão e apresentar a estratégia de busca, com vistas ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa em enfermagem.

   Bom trabalho a todos!


   09/09/2021 - Web Aula Tipos de estudos de revisão: integrativa, sistemática e de escopo.

 - Todos os alunos deverão ler e sintetizar os textos 9,10,11,12,13,59, 60 e 64 da lista de referências 

 - Assistir ao vídeo “O que é um artigo de revisão de Gilson Volpato. Disponível em:                                                       https://www.youtube.com/watch?v=TB0wP6Jebfc      

 - Tarefa: Apresentação de cada texto mediante sorteio entre os alunos.        

                    

  16/09/2021 - Web Aula WebAula sobre Banco de Dados e Programa Rayyan

     Web aula ministrada por professor convidado a qual priorizará bancos de dados da área de saúde consultados por meio do portal CAPES e apresentação do Programa Rayyan, para ser utilizado na elaboração do estudo de revisão.

  - Tarefa: realização de registro no Programa Rayyan pelas duplas e trios.  


 23/09/2021 - Web Aula para apresentação da pergunta do estudo de Revisão da literatura

       Todas as duplas/trio de alunos deverão ler os textos 9, 10 e 14 e apresentar pergunta do estudo com base em uma estratégia em recurso multimídia e um esboço de como a dupla/trio está planejando a estratégia de busca. Cada dupla terá, no máximo, dez minutos para apresentar a pergunta do estudo e no final as dúvidas serão discutidas no grupo.

  - Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com a pergunta do estudo e esboço da estratégia de busca elaborada pelas duplas/trio de alunos.

  UNIDADE 3

   

   Na unidade 3, estudaremos as diretrizes internacionais para a elaboração de manuscritos. Como também se discutirá os aspectos éticos e legais em relação a autoria. Ao fim desta unidade os alunos deverão conhecer as diretrizes exigidas pelos periódicos nacionais e internacionais a fim de elaborar seus manuscritos de forma a seguir os guias da rede Equator, de acordo com o tipo de estudo que irá realizar.

   Bom trabalho a todos!


30/09/2021 – Web Aula para apresentação das Diretrizes internacionais e áreas de aplicação

   Cada dupla/trio de alunos deverá apresentar a síntese da diretriz e um artigo ressaltando o seu uso, utilizando recurso multimídia. Link da Rede  http://www.equator-network.org/

   Apresentação de cinco primeiras duplas (consultar referencias de cada guia na lista referências)

   -  Enhancing the Quality and Transparency of Health Research - EQUATOR network (Geral);15, 16, 17, 18

   - STROBE: estudos observacionais;19,20,21,22

   - CONSORT: estudos randomizados;23,24,25

   - CARE: relato de casos;26,27

   - COSMIN: Validação;28,29,30,31,32,33,34,35

   - CHEERS: Avaliação econômica; 36,37,38,39,40

     Cada dupla terá, no máximo, 15 minutos para apresentar e no final as dúvidas serão discutidas no grupo.

    - Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com quadro resumo da Diretriz estudada pela dupla/trio de alunos

 

07/10/2021 - Web Aula para apresentação das Diretrizes internacionais e áreas de aplicação

   Cada dupla/trio de alunos deverá apresentar a síntese da diretriz e um artigo ressaltando o seu uso, utilizando recurso multimídia. Link da Rede  http://www.equator-network.org/

   Apresentação das cinco últimas duplas (consultar referencias de cada guia na lista referências)

   - COREQ; SRQR; ENTREQ: estudos qualitativos;41,42,43,44,45,46

   - GRAMMS: métodos mistos;47,48,49,50

   - SQUIRE: qualidade e segurança da assistência em saúde;51,52,53

    - PRISMA: revisões sistemáticas e metanálise;54,55

    - SPIRIT: estudo de protocolos;56,57

    - PRISMA – P: estudo de protocolos.58

    - Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com quadro resumo da Diretriz estudada pela dupla/trio de alunos.

 

  14/10/2021 – Web Aula para apresentação dos Periódicos Qualis A: tipologia de artigos pelas duplas/trio de alunos.

   Elaborar roteiro de apresentação sobre principais características das revistas Qualis A escolhidas para publicação da revisão pela dupla/trio de alunos.

   Cada dupla terá, no máximo, dez minutos para apresentar o Períodico escolhido e no final as dúvidas serão discutidas no grupo.

   - Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com Apresentação elaborada pela dupla de alunos

 

  21/10/2021 - A autoria do manuscrito: aspectos éticos e legais e - Plágio x autoplagio. Estratégias de verificação antiplágio.

   Ler os artigos 61, 62 e 63 da lista de referências.

   - Tarefa: participar do Fórum, respondendo a pergunta e comentando a resposta de um colega.  


  UNIDADE 4 
      

    Na unidade 4, acontecerá a elaboração e apresentação final da Revisão. Ao fim desta unidade os alunos deverão ser capazes de elaborar e apresentar seu manuscrito de Revisão, com potencialidade de expor suas ideias e sustentá-las.   

     Bom trabalho a todos! 


 28/10/2021- WebAula Apresentação da categorização dos artigos da Revisão

   Elaboração e Apresentação pelas seis primeiras duplas de um Quadro com a categorização dos artigos que participarão da Revisão pelas duplas/trio de alunos de 1 a 6.

    Cada dupla terá, no máximo, 10 minutos para apresentar o Quadro dos resultados e no final as dúvidas serão discutidas no grupo.

     - Tarefa: Apresentação de um Quadro com categorização elaborado pela dupla/trio de alunos.

 

04/11/2021 – WebAula Apresentação da categorização dos artigos da Revisão

   Elaboração e Apresentação pelas seis últimas duplas de um Quadro com a categorização dos artigos que participarão da Revisão pelas duplas/trio de alunos de 7 a 12.

  Cada dupla terá, no máximo, 10 minutos para apresentar o Quadro dos resultados e no final as dúvidas serão discutidas no grupo.

   - Tarefa: Apresentação de um Quadro com categorização elaborado pela dupla/trio de alunos.

 

11/11/2021 -   Web Aula Apresentação da versão prévia do manuscrito de Revisão

     Apresentação da versão prévia do manuscrito de Revisão elaborado pelas seis primeiras duplas/trio de alunos de 1 a 6.   

    Cada dupla terá, no máximo, 15 minutos para apresentar a versão previa da Revisão e no final as dúvidas serão discutidas no grupo, para posterior adequação e envio aos professores da disciplina.  

     -Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com a Apresentação da versão prévia da Revisão.    

 

18/11/2021 - Web Aula Apresentação da versão prévia do manuscrito de Revisão

     Apresentação da versão prévia do manuscrito de Revisão elaborado pelas seis últimas duplas/trio de alunos de 7 a 12.               

    Cada dupla terá, no máximo, 15 minutos para apresentar a versão previa da Revisão e no final as dúvidas serão discutidas no grupo, para posterior adequação e envio aos professores da disciplina.

     -Tarefa: Envio de arquivo pelo SIGA com a Apresentação da versão prévia da Revisão.  

 

25/11/2021 – Envio da Versão Final da Revisão da Literatura

      Encerramento da disciplina

     - Tarefa: Envio por e-mail da versão final do manuscrito de Revisão da Literatura para leitura pelos professores da disciplina. Detalhes do envio serão acertados posteriormente com os professores da Disciplina.

 

02/12/2021 – Envio do comprovante de submissão do manuscrito de Revisão da Literatura

     - Tarefa: Envio pelo SIGA de comprovante de submissão da Revisão ao periódico escolhido.  


   Plano de ensino_final.pdf 
2 Atividades (23/09/2021 - 02/12/2021)
    
Inicia em 18/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
    
Inicia em 25/09/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
    
Inicia em 02/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 08/10/2021 às 23h 59
    
Inicia em 09/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 15/10/2021 às 23h 59
    
Inicia em 06/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/11/2021 às 23h 59
    
Inicia em 13/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 25/11/2021 às 23h 59
    
Inicia em 27/11/2021 às 0h 0 e finaliza em 16/12/2021 às 23h 59
    
Inicia em 23/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/11/2021 às 23h 59
    
Inicia em 30/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/11/2021 às 23h 59
3 Fóruns (14/10/2021 - 21/10/2021)
   Fórum sobre Aspectos Éticos e Legais em Relação a Autoria
Período de Habilitação: 16/10/2021 às 00:00 a 22/10/2021 às 23:59
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16
1 2021100**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3 0 0 0 3 0 0 0 9
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
17 2021100**** 3 0 3 1 0 3 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
18 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2021101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2021101**** 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
22 2021100**** 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
23 2021100**** 0 0 3 1 0 0 1 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 7
24 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021100**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,1 9,5 9,3 9.3 1 AM
2 2021100**** 8,6 8,5 7,5 8.2 0 AM
3 2021100**** 9,0 8,5 7,9 8.5 7 AM
4 2021100**** 9,2 9,4 9,3 9.3 3 AM
5 2021101**** 9,1 9,5 9,3 9.3 3 AM
6 2021101**** 9,2 9,5 9,3 9.3 0 AM
7 2021100**** 9,1 9,2 9,3 9.2 0 AM
8 2021100**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
9 2021100**** 8,6 8,5 7,5 8.2 11 AM
10 2021100**** 9,1 9,5 9,3 9.3 3 AM
11 2021100**** 9,0 9,4 7,5 8.6 0 AM
12 2021100**** 9,0 8,5 7,9 8.5 0 AM
13 2021100**** 9,2 9,5 9,3 9.3 0 AM
14 2021100**** 9,2 9,4 9,3 9.3 0 AM
15 2021100**** 9,2 9,4 9,3 9.3 0 AM
16 2021100**** 9,0 9,5 8,5 9.0 9 AM
17 2021100**** 9,0 9,4 7,5 8.6 0 AM
18 2021101**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
19 2021100**** 9,1 8,5 9,4 9.0 0 AM
20 2021100**** 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
21 2021101**** 9,1 8,5 9,4 9.0 0 AM
22 2021100**** 9,2 9,5 9,3 9.3 0 AM
23 2021100**** 9,1 9,2 9,3 9.2 0 AM
24 2021100**** 9,0 9,4 7,5 8.6 3 AM
25 2021100**** 8,6 8,5 7,5 8.2 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de atividades remotas desenvolvidas com utilização de metodologia a distância durante o período de suspensão emergencial das aulas presenciais. A ferramenta pedagógica para aplicação das atividades remotas será o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma serão realizadas as atividades (fórum e tarefas), com a utilização de recursos como arquivo, rótulo, URL e vídeos. Além do AVA, outros recursos serão utilizados para implementação das atividades remotas como as webaulas (Conferência Web RNP e Google Meet).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão consideradas frequência e aproveitamento. A avaliação ocorrerá de modo processual, considerando-se a participação e compromisso no desenvolvimento das atividades síncronas e assíncronas. A disciplina possuirá três momentos avaliativos:
A1 - Apresentação sobre as Diretrizes Internacionais (dupla/trio de alunos);
A2 - Apresentação da síntese dos periódicos da área de saúde e enfermagem (dupla/trio de alunos);
A3 - Elaboração e submissão de manuscrito de revisão a revista Qualis A (dupla/trio de alunos).
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. CALVERT, M et al. Guidelines for Inclusion of Patient-Reported Outcomes in Clinical Trial ProtocolsThe SPIRIT-PRO Extension. JAMA. 2018 Feb 6;319(5):483-494. doi: 10.1001/jama.2017.21903.
2. GALVÃO, T.F.; SILVA ,M.T.; GARCIA, L.P. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília. v.25, n. 2, 2016.
3. PETERSON, J. et al. Understanding scoping reviews: Definition, purpose, and process. Journal of the American Association of Nurse Practitioners. v. 29, p. 12?16, 2017. DOI: 10.1002/2327-6924.12380.
4. PORTELA, M.C. Ciência da melhoria do cuidado de saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32 Sup 2:e00105815, 2016
5. VOLPATO, G. L. Plágio e autoplágio: um desafio simples para as mentes científicas. Arquivos em movimento. v. 13, n.1, p. 2-4. 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/08/2021
02/12/2021
1 Material Didático
23/09/2021
02/12/2021
2 Atividades
14/10/2021
21/10/2021
3 Fóruns
Avaliações
Data Descrição
30/09/2021 1ª Avaliação
14/10/2021 2ª Avaliação
02/12/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 25.11.21 25/11/2021
Postagem no SIGA 19/11/2021
Aula 18.11.21 18/11/2021
Aula 04.11.21 04/11/2021
Elaboração e Apresentação de um Quadro com a categorização dos artigos que participarão da Revisão. 28/10/2021
Aula 14.10.21 14/10/2021
Aula 07.10 06/10/2021
Aula 2#.09.21 23/09/2021
Aula 16/09/2021 16/09/2021
Aula 09/09/2021 09/09/2021
Relação de Grupos 03/09/2021
Aula 02/09/2021 02/09/2021
Disciplina Oficina de Produção do Conhecimento 25/08/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 25/04/2024 02:52