-

PPGPP100 - ATIVIDADE PROGRAMADA I - Turma: 13 (2021.2)

Tópicos Aulas
Leitura, discussão temática e preparação de comunicação oral . (28/08/2021 - 28/08/2021)

 

Preparação da comunicação oral para apresentação na JOINPP 2022: "Humanização em Saúde: alicerces conceituais e desafios para a assistência no SUS", para submissão à X Jornada Internacional de Políticas Públicas - JOINPP 2021.

DEFINIÇÕES E SENTIDOS DE HUMANIZAÇÃO E SUAS CORRELAÇÕES COM NA ASSITÊNCIA À SAÚDE.

SIGNIFICÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

APRENDIZADO CONCLUSIVO.

Submissão de artigo. (04/09/2021 - 04/09/2021)

- Continuação da discussão do artigo submetido à JOINPP 2021.

Plano de Estudo discente. (11/09/2021 - 11/09/2021)

 

-  Discussão e orientação do Plano de Estudo discente e formulação do cronograma.

PROJETO DE PESQUISA (25/09/2021 - 25/09/2021)

- Sugestão de novas leituras para qualificar o projeto de pesquisa.

Conhecendo a composição da RUE Teresina. (02/10/2021 - 02/10/2021)

- Contato com profissionais da SESAPI para conhecer a composição da Rede de Urgência e Emergência de Teresina-PI.

Metodologia da pesquisa. (09/10/2021 - 09/10/2021)

- Discussão sobre Análise de Conteúdo e Hermenêutica dialética.

Reconfiguração do Objeto de Estudo (16/10/2021 - 16/10/2021)

- Reconfiguração do objeto de estudo tendo em vistas alterações desencadeadas pela pandemia da COVID-19 e outras.

Reformulação do projeto de pesquisa. (23/10/2021 - 30/10/2021)

-Discussão e reformulação dos objetivos e metodologia do projeto de pesquisa a partir do projeto apresentado na seleção.


Referencial teórico da pesquisa. (06/11/2021 - 06/11/2021)

- O desmonte das políticas públicas e o SUS na pandemia da COVID-19.

Preparação da apresentação na JOINPP 2021 (13/11/2021 - 13/11/2021)

- Preparação de slides para a apresentação da comunicação oral na JOINPP 2021: Humanização na Saúde - alicerces conceituais e desafios para a assistência no SUS.

Revisão de literatura e reorganização do projeto de pesquisa. (20/11/2021 - 27/11/2021)

- Novo título do projeto: HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE:  DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE TERESINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.

- As Redes de Atenção em Saúde -RAS e a Rede de Urgência e Emergência - RUE: Estados e municípios, considerando as prioridades epidemiológicas e assistenciais, definiram os temas a serem priorizados pelas RAS. A Rede de Urgência e Emergência (RUE). Além dessa, a saber, a Portaria de Consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017, baseando-se no texto original da Portaria nº 1.600, de 7 de julho de 2011, firma as redes temáticas seguintes: Rede Cegonha; Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); e Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

A PNH propõe como resultados: (a) a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; (b) um atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; (c) a implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; (d) a garantia dos direitos dos usuários; (e) a valorização do trabalho na saúde; e (f) a gestão participativa nos serviços (BRASIL, 2014).

Nos serviços de urgência e emergência, conforme enfatizam Silva e Alves (2008), o modelo de ação deve resultar em um atendimento humano, com resolutividade e responsabilização. Nos serviços de urgência e emergência, conforme enfatizam Silva e Alves (2008), o modelo de ação deve resultar em um atendimento humano, com resolutividade e responsabilização (BRASIL, 2006).

OBJETOS DE ESTUDO

 Estratégias de atenção humanizada nos serviços de urgência e emergência hospitalares e UPA’s de Teresina-Piauí; os dispositivos da PNH: “Valorização dos trabalhadores” e “Defesa dos direitos dos usuários”; e a pandemia da COVID-19.

 OBJETIVOS

 

3.1 OBJETIVO GERAL

 

Analisar as estratégias de humanização dos serviços de urgência e emergência nos componentes hospitalares e UPA’s de Teresina-Piauí e os desafios consequentes da pandemia da COVID-19 para a assistência humanizada.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as estratégias de humanização utilizadas pelo SUS para atender às demandas dos usuários, profissionais e gestores dos serviços de urgência e emergência hospitalares e UPA’s de Teresina-Piauí.
  • Investigar se as estratégias de atenção às urgências e emergências adotadas nos hospitais e UPA’s de Teresina, durante a pandemia da COVID-19, estão sendo efetivadas em consoância com os dispositivos “Valorização dos trabalhadores” e  “Defesa dos direitos dos usuários”, previstas na PNH.
  • Investigar se as demandas da pandemia da COVID-19 interferiram na atenção humanizada quanto a esses dispositivos da PNH, nos hospitais de urgência e emergência e UPA’s de Teresina.
  • Contextualizar os desafios oriundos da pandemia da COVID-19 para a atenção às urgências e emergências nos hospitais e UPA’s de Teresina.

 REFERENCIAL TEÓRICO:discussão dos tópicos:

 - O PERCURSO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE ATÉ CHEGAR À PNH.

- CONFIGURAÇÃO DA RUE NO ESTADO DO PIAUÍ E EM TERESINA.

- HUMANIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO CONTEXTO PANDÊMICO

 


CONTATO COM PROFISSIONAL DE SAÚDE DA RUE LOCAL. (04/12/2021 - 04/12/2021)

- Discussão sobre a RUE local e os desafios para a assistência humanizada na pandemia.

Reformulação do Cronograma e fechamento da versão preliminar do projeto de pesquisa. (11/12/2021 - 11/12/2021)

- Configuração do novo Cronograma.

- Organização das ações para o próximo período.

Avaliação (18/12/2021 - 18/12/2021)

- Avaliação do processo vivenciado e planejamento do próximo período.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 8,5 10,0 8,5 9.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: EMENTA: Elaboração e produção de artigos e outros relacionados ao projeto de dissertação; publicação em periódicos; participação em eventos locais, nacionais e internacionais.
TÍTULO DO PROJETO:
HUMANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS DOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE TERESINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19.
DISCENTE: SCARLET BARROS BATISTA SOARES


ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO ORIENTADOR-ORIENTANDA
• A orientação seguirá pauta combinada conforme ritmo de desenvolvimento do trabalho e exigência da pesquisa, e o material a ser discutido deverá ser entregue com antecedência de uma semana.
• As discussões tomarão por base os artigos trabalhados na Revisão bibliográfica e a problematização teórico-metodológica.
• Espera-se que a Revisão bibliográfica possibilite um estado da arte na temática e consequente amadurecimento e aprofundamento intelectual, com estudo aprofundado das categorias fundantes do estudo: Política Nacional de Humanização do SUS. Acolhimento com Classificação de Risco. Redes de Atenção à Saúde. Porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Serviços de urgência e emergência.
• A definição das disciplinas e atividades gerais relativas ao curso e a pesquisa, devem ser discutidas com a orientadora, bem como a participação em eventos científicos nacionais ou internacionais conforme exigências do programa e cronograma de atividades (SINESPP, SBS, JOINPP, ENPESS, ALAS, entre outros).
• Atentar para a necessidade de publicação, de pelo menos um artigo científico, em periódicos qualizado como parte do processo de mestrado, e também de comunicações e outras produções em coautoria com a orientadora.
• Seguir rigor teórico-metodológico e ético na condução da pesquisa e na escritura da dissertação com o devido registro da pesquisa no comitê de ética desta IFES.
• SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 – Agosto de 2021 a Dezembro de 2021

ATIVIDADE PERÍODO
- Participação em 03 disciplinas a combinar com a orientadora; Agosto de 2021 a Dezembro de 2021
- Revisão bibliográfica para o Projeto; Agosto de 2021 a Dezembro de 2021
- Reformulação do Projeto Agosto de 2021 a Dezembro de 2021
- Elaboração e produção de artigos e outras produções bibliográficas, em co-autoria com o orientador , relacionadas ao Projeto de Dissertação, para serem publicadas em revistas e outras publicações (prioritariamente, em nível Qualis) e para serem apresentadas em eventos científicos de caráter nacional ou internacional, como exigência da disciplina Atividade Programada.
Agosto de 2021 a Dezembro de 2021
1ª Finalização parcial das reformulações do Projeto de Pesquisa. Novembro 2021
Orientações. A combinar com a orientadora



Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem:
Horário de atendimento:
Bibliografia:
REFERÊNCIAS

AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. A Trindade. São Paulo: Paulus, 1994.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. v. I. 2ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; poética / Aristóteles; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os pensadores; v. 2).

ARRUDA, C. et al. Redes de atenção à saúde sob a luz da teoria da complexidade. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. 19 (1) Jan-Mar 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150023. Acesso em: 29/06/2021.

AYRES, J. R. C.M. Hermenêutica e humanização das práticas de saúde. Ciência e saúde coletiva. 10 (3), 549-560. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/YtrNXZqLXQywQz8jHgBgLZR/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05/07/2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Edições 70, 2016.

BENEVIDES, Regina; PASSOS, Eduardo. Humanização na saúde: um novo modismo? Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2005, v. 9, n. 17 [Acessado 13 Outubro 2021], pp. 389-394. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200014>. Epub 31 Ago 2012. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000200014.

Bermejo JC. Humanizar a saúde: cuidado, relações e valores. Petrópolis (RJ): Vozes; 2008.

BOUSQUAT, A et al. Pandemia de covid-19: o SUS mais necessário do que nunca. Revista USP, v. 1, n. 128, 2021, p.13-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/185393. Acesso em: 29/11/ 2021

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Boletim COFIN. 2020 (b). Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/comissoes/cofin/boletim/Boletim_2020_0609_T1_2Ae2B_3_4_ate_08_RB-FF-CO_rev.pdf. Acesso em: 01/12/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Comissão Intergestores Tripartite. Portaria nº 2048, de 5 de novembro de 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt2048_05_11_2002.html. Acesso em: 25/09/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. 1 ed. 1 reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.600, de 7 de julho de 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atençãoàs Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria de consolidação nº 3, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Publicada no DOU de 31/12/2010, seção I, página 89. Estabelece diretrizes para a organização da rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Implantação das Redes de Atenção à Saúde e outras estratégias da SAS / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Textos Básicos de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

BRASIL.Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS): Guia de Vigiläncia Epidemiológica do COVID-19. Painel COVID-19. Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 03/06/2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Nacional de Agravos de Notificação Compulsória. 2020 (a). Disponível em: https://portalsinan.saude.gov.br/calendario-epidemiologico-2020. Acesso em: 30/11/2020.

BRASIL. Brasil. Ministério da Saúde. Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais. Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS): Guia de Vigiläncia Epidemiológica do COVID-19.Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/files/banner_coronavirus/GuiaMS-Recomendacoesdeprotecaotrabalhadores-COVID-19.pdf. Acesso em: 03/06/2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília – DF, 1988.

BRAVO, Maria Inês Souza; PELAEZ, Elaine Junger. A saúde nos governos Temer e Bolsonaro: lutas e resistências. SER Social, v. 22, n. 46, p. 191–209, 2020. DOI: 10.26512/ser_social.v22i46.25630. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/25260. Acesso em: 8 dez. 2021. Acesso em: 03/12/2021.

Casate JC, Corrêa AK. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem. 2005 janeiro-fevereiro; 13(1):105-11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/4P9yYkX8xW4Z3vFB94b9yvv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07/07/2021.

CASSIANI, S. H. B. et al. La situación de la enfermeira en el mundo y la Región de las Américas en tiempos de la pandemia de COVID-19. Rev Panam Salud Publica. 2020;, p. 44-64. Disponível em: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.64. Acesso em: 06/07/2021.

COSTA, Ana Maria; RIZOTTO, Maria Lucia Frizon; LOBATO, Lenaura de Vasconcelos Costa. Na pandemia da Covid-19, o Brasil enxerga o SUS. Saúde Debate. Rio de Janeiro, v. 44, n. 125, p. 289-296, abr-jun 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104202012500. Acesso em: 30/11/2021.

Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre cuidados primários de saúde; 6-12 de setembro 1978; Alma-Ata; USSR. In: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. Declaração de Alma-Ata; Carta de Ottawa; Declaração de Adelaide; Declaração de Sundsvall; Declaração de Santafé de Bogotá; Declaração de Jacarta; Rede de Megapaíses; Declaração do México. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2001

DESLANDES. Humanização: revisitando o conceito a partir das contribuições da sociologia médica. IN: DESLANDES, Suely Ferreira. Humanização dos cuidados em saúde conceitos, dilemas e práticas. [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, 414 p. Criança, mulheres e saúde collection. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9788575413296. Acesso em: 10/07/2021.

DINO, F. Coronavírus e fascismo: patologias que desafiam o Brasil. In: TOSTES, A.; MELO JUNIOR, H. (orgs.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1.ed. Bauru: Canal 6 Editora, 2020. p.65–p.69. http://editorapraxis.com.br/quarentena/ebook_quarentena_1ed_2020.pdf. Acesso em: 30/11/2021.

FLEURY, S. Golpe na Saúde. Cebes. Disponível em: http://cebes.org.br/2020/06/o-golpe-na-saude/. Acesso em: 29/11/2021.

FORTES, Paulo Antonio de Carvalho. Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde. Saúde e Sociedade. v.13, n.3, p.30-35, set-dez 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902004000300004. Acesso em: 10/07/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CIGLIO-JACQUEMOT, Armelle. Urgências e Emergências em Saúde: perspectivas de profissionais e usuários. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/livro/urgencias-e-emergencias-em-saude-perspectivas-de-profissionais-e-usuarios. Acesso em: 06/12/2021.

GIL. Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed.São Paulo: Atlas, 2018.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversar sobre iniciação à pesquisa científica. 5. ed. Campinas: Alínea, 2011.

KNOBEL, E. Humanização das UTI’s. Revista digital FolhaMed. Jornal Folha de São Paulo. CovidLog. Setembro, 2020. Disponível em: http://www.knobel.com.br/wp-content/uploads/2020/09/humanizacao-das-uti-s-elias-knobel.pdf. Acesso em: 04/06/2021.

MAGALHÃES JÚNIOR, Helvécio Miranda. Redes de Atenção à Saúde: rumo à Integralidade. Rev. Divulgação em saúde para debate. Rio de Janeiro, n. 52, p. 15-37, outubro, 2014. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-774066. Acesso em: 27/06/2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MARITAIN, J. Humanismo Integral. Trad. por Afrânio Coutinho. São Paulo: Dominus Editora, 1962.

MATOS, Maurílio Castro de. O neofascismo da política de saúde de Bolsonaro em tempos perigosos da pandemia da COVID-19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 35, p.25-35, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5340. Acesso em: 29/11/2021.

MELO, J. M. S. A medicina e sua história. Rio de Janeiro: Editora de Publicações Científicas Ltda,1989.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011.

MENDES, A.; CARNUT, L. Capital, Estado, Crise e a Saúde Pública brasileira: golpe e desfinanciamento. SER Social, v. 22, n. 46, p. 9–32, 2020. DOI: 10.26512/ser_social.v22i46.25260. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/25260. Acesso em: 8 dez. 2021. Acesso em: 03/12/2021.

MEZZOMO, A. A. Humanização Hospitalar: fundamentos antropológicos e teológicos. São Paulo, 2010.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M.C.S.(Org.) Ciência Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis- RJ: Vozes, 2020.

MINAYO. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2014.

MOURA, Andressa; CARVALO, João Paulo Garcia de; SILVA, Marcos Aurélio de Barros. Urgência e emergência: conceitos e atualidades. Saúde & Conhecimento - Jornal de Medicina Univag. V.1. p.p. 12-18. Várzea Grande-MT, 2018. Disponível em: https://periodicos.univag.com.br/index.php/jornaldemedicina/article/view/744. Acesso em: 06/12/2021.

OMS. Organización Mundial de la Salud. Oficina Regional para las Americas. Preveción y control de infecciones y nuevo coronavirus (COVID-19): precauciones estándares y uso de equipos de protección personal. Departamento de Emergencias en Salud / OPS – WDC. Febrero de 2020.

ORTONA, Concília Aparecida. Percepção de representantes da imprensa escrita de São Paulo a respeito da humanização dos serviços de saúde. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, São Paulo, 2010.

PIAUÍ. Secretaria da saúde do Estado do Piauí. Superintendencia de Gestão de Média e Alta Complexidade (SUGMAC). Coordenação Estadual da Rede de Atenção às Urgencias e Emergencias (RUE). Plano Estadual de Modelagem e Organização da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Piauí. Teresina-PI, 2021.

PLATÃO. Fédon (a imortalidade de alma). Carlos Alberto Nunes [Trad]. 1999. Disponível em: http://br.egroups.com/group/acropolis/. Acesso em: 13/08/2021.

PLATÃO. Box Platão: A república, O julgamento e a morte de Sócrates e O banquete. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

POZZOLI, Lafayette. Cultura dos direitos humanos. Revista de Informação Legislativa. Brasília a. 40 n. 159 jul./set. 2003. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/877/R159-08.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 15/07/2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA. Fundação Municipal de Saúde. Hospitais. Teresina, 14/07/2017. Disponível em: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/hospitais. Acesso em: 06/12/2021.

QUEIROZ, Álvaro. Jacques Maritain e o humanismo integral. Revista de Administração do CESMAC. V. 2. 2018. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/administracao/article/view/818/682. Acesso em: 15/07/2021.

RECH, C. M. F. Humanização hospitalar: o que pensam os tomadores de decisão a respeito? São Paulo 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

RIBEIRO NETO, Francisco Borba. Humanismo integral, pensamento católico e os desafios da sociedade brasileira. Núcleo Fé e Cultura, PUC-SP. Disponível em: https://www.pucsp.br/fecultura/downloads/humanismo_integral.pdf. Acesso em: 15/07/2021.

RIOS, Izabel Cristina. Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Revista Brasileira de Educação Médica. 254 33 (2) : 253 – 261; 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200013. Acesso em: 10/07/2021.

SCHRAMM, F. Roland. O aparente dilema implicado pela pandemia da COVID-19: salvar vidas ou a economia? 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41374/2/AparenteDilemaPandemia.PDF. Acesso em: 07/07/2021.

SILVA, F.D.; CHERNICHARO, I.M.; FERREIRA, M.A. Humanização no cuidado de enfermagem. Rev. Esc Anna Nery. 2011, abr-jun; 15 (2):306-313. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-81452011000200013. Acesso em: 10/07/2021.

SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 2009, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: PUCRS. p.4554-4566.

SILVA, Lívia Gomes da; ALVES, Marcelo da Silva. O acolhimento como ferramenta de práticas inclusivas de saúde. Rev APS. 2008; 11 (1):74-84. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/285432959_O_acolhimento_como_ferramenta_de_praticas_inclusivas_de_saude. Acesso em: 15/06/2021.

SOUSA, K. H. J. F. et al. Humanização nos serviços de urgência e emergência: contribuições para o cuidado de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180263. Acesso em: 06/07/2021.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/08/2021
28/08/2021
Leitura, discussão temática e preparação de comunicação oral .
04/09/2021
04/09/2021
Submissão de artigo.
11/09/2021
11/09/2021
Plano de Estudo discente.
25/09/2021
25/09/2021
PROJETO DE PESQUISA
02/10/2021
02/10/2021
Conhecendo a composição da RUE Teresina.
09/10/2021
09/10/2021
Metodologia da pesquisa.
16/10/2021
16/10/2021
Reconfiguração do Objeto de Estudo
23/10/2021
30/10/2021
Reformulação do projeto de pesquisa.
06/11/2021
06/11/2021
Referencial teórico da pesquisa.
13/11/2021
13/11/2021
Preparação da apresentação na JOINPP 2021
20/11/2021
27/11/2021
Revisão de literatura e reorganização do projeto de pesquisa.
04/12/2021
04/12/2021
CONTATO COM PROFISSIONAL DE SAÚDE DA RUE LOCAL.
11/12/2021
11/12/2021
Reformulação do Cronograma e fechamento da versão preliminar do projeto de pesquisa.
18/12/2021
18/12/2021
Avaliação
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 13:42