Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Atendendo à Resolução n° 101/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI, as aulas serão realizadas em ambiente virtual por meio de plataformas de videoconferência via plataforma Google Meet, além do uso do SIGAA Turma Virtual. As aulas teóricas serão ministradas, seguindo o conteúdo programático, em que deverá ser usado técnicas educacionais (Aulas expositivas e dialogadas; estudos em grupo, discussões, debates e questionamentos; leituras e estudos dirigidos; orientações sobre planejamento de atividades relacionadas a pesquisa) específicas. Aulas práticas serão ministradas através da produção de atividades coletivas e individuais; relatório de atividades; estudo de textos; planejamento e produção de atividades e projetos de pesquisa.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação se constitui de etapas interligadas e rege-se por normas próprias da Universidade Federal do Piauí. Assim sendo, a sistematização desse componente leva em conta o que está definido na Resolução nº 101/2021 CEPEX, que dispõe sobre a regulamentação do período letivo 2021.1.
A avaliação da aprendizagem será realizada através de atividades assíncronas por meio do SIGAA ou Google Meet. Serão realizadas, durante o curso, atividades (provas online, trabalhos, seminários) que computarão a avaliação. A avaliação terá seu resultado expresso por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. Em caso de necessidade será realizado o exame final.
O aluno que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos na média parcial estará aprovado por média (AM). Caso fique com nota igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) pontos, terá direito ao exame final (EF), com valor máximo de 10,0 (dez) pontos e que constará de todo o conteúdo da disciplina. No caso do exame final, se obtiver média aritmética final (média parcial com o exame final) igual ou superior a 6,0 (seis) pontos, estará aprovado por exame final (EF). Se a média parcial do aluno for inferior a 4,0 (quatro) pontos, não terá direito ao exame final e será considerado reprovado por nota (RN), o mesmo acontecendo caso sua média final, após exame final, fique inferior a 6,0 (seis) pontos.
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Horário de atendimento:
| 14h-18h |
Bibliografia:
| BROWN, B. S. Communicate your science! : Writing research reports. Trends Cell Biol 6, 1996, 158-160. WELLS, W. A. Me write pretty one day: how to write a good scientific paper. J Cell Biol 165, 2004, 757-758 PEH, W. C.; NG, K. H. Dealing with returned manuscripts. Singapore Med J 50, 2009, 1050-1052. PIERSON, D. J. The top 10 reasons why manuscripts are not accepted for publication. Respir Care 49, 2004, 1246-1252. THOMAZ, PG; ASSAD, RS; MOREIRA, LF. Uso do Fator de Impacto e do Índice H para avaliar pesquisadores e publicações. Arq Bras Cardiol. 96(2), 2011, 90-3. SAMPIERI, R.H.; COLLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia da Pesquisa. 5ª ed., Porto Alegre, McGraw-Hill & Penso, 2010. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6ª ed., São Paulo, Person do Brasil. 2006. SQUARISI, Dad; SALVADOR, Arlete. Escrever Melhor: guia para passar os textos a limpo. São Paulo: Contexto, 2009, p. 15-60.
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