Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas (excepcionalmente devido a pandemia de SARS-CoV-2, as aulas serão ministradas de forma remota. Tal modalidade pode ser alterada dependendo das condições epidemiológicas da pandemia de Covid19) com utilização de recursos visuais, aberta a questionamentos e discussões, bem como fornecimento de material base para revisão (meio digital) e resolução de atividades individuais e/ ou em grupo, como Estudos Dirigidos e Grupos de Discussão. Exposição de vídeos para melhor fixação do conteúdo, com abordagem correlacionada à temática da disciplina. Uso de resenhas e estudo de textos e pesquisas em bibliotecas e na internet. A metodologia do curso privilegia a leitura e tem como pressuposto básico a apropriação crítica dos conteúdos. Para tanto, é indispensável ao aluno a posse e a leitura cuidadosa de todos os textos básicos e complementares da disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos alunos será numa dimensão formativa, contínua, e somativa, individualmente e em grupo observando aspectos qualitativos e quantitativos, como a participação nas atividades propostas, observando sua responsabilidade, criticidade, interesse, qualidade dos trabalhos produzidos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução CEPEX 31/2021 da UFPI (regulamenta atividades remotas nos Colégios Técnicos), conforme o que segue: O controle de frequência será consolidado por meio da participação dos estudantes nas atividades indicadas pelo docente no plano de curso da disciplina. As atividades assíncronas não devem ultrapassar 50% da carga horária do componente curricular. As atividades assíncronas (avaliativas ou não) elaboradas pelos docentes deverão ser postadas em até 24 (vinte e quatro) horas após a aula e estabelecer um período mínimo de 5 (cinco) dias a serem entregues pelos estudantes. O discente deverá cumprir os prazos estabelecidos pelo docente para realização das atividades. Em caso de descumprimento pelo discente, fica a critério do docente decidir sobre a dinâmica da pontuação da referida atividade. O controle de frequência de discentes se dará por meio das participações nas atividades síncronas e assíncronas. A frequência mínima exigida será de 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades, assim dispostas: Atividade Síncrona: assiduidade e participação na atividade realizada em tempo real. Atividade Assíncrona: realização e envio de atividades acadêmicas. Para os casos de alunos em situação de avaliação de segunda chamada, considerando o Regimento Interno de cada Unidade, a comunicação deverá ser feita através de e-mail à coordenação do curso técnico concomitante e/ou subsequente com cópia para o(s) professor(es) ao qual o componente curricular esteja vinculado com anexo do comprovante de justificativa, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis. A autorização para realização da verificação da aprendizagem, em segunda chamada, dependerá da análise pela Coordenação de Curso/Área, conjuntamente com o(s) professor(es) da(s) disciplina(s), que dispõem de 24 (vinte e quatro) horas, após a notificação ao professor, para emitirem parecer relativo ao objeto do requerimento com devolutiva via e-mail. A média final, por disciplina, para os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente ou Concomitante, será obtida considerando somatório das notas das avaliações da aprendizagem dividido pelo número de avaliações. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá recuperação, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá recuperação. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis) e frequência maior ou igual a 75% da carga horária da disciplina, em atividades síncronas e assíncronas. A avaliação ocorrerá por meio de atividades individuais e em grupo, realizadas remotamente, síncrona e assincronamente. A média final será obtida pela média das notas das atividades realizadas: 1ª nota (1ª avaliação online), 2ª nota (2ª avaliação online), 3ª nota (3ª avaliação online) e 4ª nota (4ª avaliação online + média das notas das atividades avaliativas).
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Bibliografia:
| ATKINSON, M. Fundamentos de Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1989. CAMPADELLI, M. C. et al. Processo de Enfermagem na prática. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000. DU GAS, B. W. Enfermagem prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 1988. TIMBY, B. K. Conceitos e habilidades fundamentais de Enfermagem. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. PRADO, M. L. E; GELBGKE, F. L. Fundamentos de Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2002. NETTINA, S. M. Prática de Enfermagem. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2016.
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