Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina baseia-se no método indutivo-dedutivo, no qual para cada conteúdo, direciona-se o que saber, onde buscar o conhecimento e o que fazer num processo de descoberta onde o estudante é o agente da aprendizagem. Será utilizada a seguinte metodologia: Aulas expositivas dialogadas; Elaboração e Apresentação de seminários; Trabalhos individuais; Debates temáticos; Produção textual; Sessão de vídeo com análise e discussão dentre outros; Orientação personalizada; Utilização de tecnologia educacional, materiais virtuais, aplicativos e multimídias em geral para extrair o melhor aproveitamento do estudante ao conteúdo administrado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do desempenho dos estudantes será numa dimensão formativa, contínua, e somativa individualmente e em grupo observando os seguintes aspectos qualitativos e quantitativos: participação nas atividades propostas observando: cumprimento das datas especificadas para entrega das atividades, responsabilidade, criticidade, interesse, ética/tempo, desenvoltura, argumentação, fundamentação teórica, participação, compromisso com as atividades, autonomia, pontualidade, assiduidade, espirito de equipe, aparência pessoal, receptividade às críticas e qualidade dos trabalhos individuais e coletivos produzidos. O rendimento acadêmico será feita através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar, conforme regulamenta a Resolução do CTF. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) estudante(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 6,0 (seis). Para aqueles com nota inferior a 3,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 3,0 e 5,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). O estudante com excesso de faltas (frequência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta). |
Horário de atendimento:
| Sexta 08h-12h (presencial ou remotamente pelo WhatsApp) |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. ANTUNES, C. Manual de técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de Ludoterapia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.
2. FRITZEN, J.S. Exercícios práticos de grupo e de relações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes,1974.
3. FRITZEN, J. S. Relações humanas interpessoais. Petrópolis, Rj: Vozes,1987.
4. JALOWIZKI, Marise, Jogos e Técnicas Vivenciais nas Empresas. Ed. Madras Business, 2001.
5. MIRANDA, Simão. Novas Dinâmicas para Grupos: A Aprendência do Conviver. Campinas, SP: Papirus, 2002.
Referência complementar
1. AFONSO, Maria Lúcia M. (org.). Oficinas em Dinâmica de Grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
2 BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
3. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na empresa. São Paulo: Atlas, 1994.
4. DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
5. FAILDE, Izabel. Manual do facilitador para dinâmicas de grupo. Campinas, SP: Papirus, 2007.
6. FISCMANN, Janice B. Como agem os grupos operativos. In: ZIMERMAN, David E. ; OSORIO, Luiz Carlos e colaboradores. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997.
7. GAYOTTO, Leonor. Trabalho em grupo: ferramenta de mudança. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.
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