-

LEDOC/CCE002 - Pesquisa Intervenção na Escola - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
campo. Pesquisa em educação nas escolas do campo. Conceito de pesquisa intervenção na escola do campo. Caracterização da pesquisa intervenção. Elementos da pesquisa intervenção. (05/11/2021 - 05/11/2021)
   Módulo de estudo 
Projetos de intervenção enquanto fenômenos de transformações sociais em espaços escolares e não escolares. As práticas docentes e o lugar da pesquisa na escola. Metodologia de projetos: teoria e prática. (06/11/2021 - 06/11/2021)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV Total
05 06
1 2021200**** 0 0 0
2 2021200**** 0 0 0
3 2021200**** 2 0 2
4 2021200**** 0 0 0
5 2021200**** 0 0 0
6 2021200**** 0 0 0
7 2021200**** 0 0 0
8 2021200**** 0 0 0
9 2021200**** 2 1 3
10 2021200**** 0 0 0
11 2021200**** 0 0 0
12 2021200**** 0 0 0
13 2021200**** 0 0 0
14 2021200**** 0 0 0
15 2021200**** 0 0 0
16 2021200**** 0 0 0
17 2021200**** 0 0 0
18 2021200**** 0 0 0
19 2021200**** 2 0 2
20 2021200**** 0 3 3
21 2021200**** 2 0 2
22 2021200**** 0 0 0
23 2021200**** 0 0 0
24 2021200**** 0 0 0
25 2021200**** 2 0 2
26 2021200**** 0 0 0
27 2021200**** 2 0 2
28 2021200**** 0 3 3
29 2021200**** 0 0 0
30 2021200**** 0 0 0
31 2021200**** 0 0 0
32 2021200**** 0 3 3
33 2021200**** 0 0 0
34 2021200**** 0 3 3
35 2021200**** 0 0 0
36 2021200**** 0 0 0
37 2021200**** 0 0 0
38 2021200**** 8 8 16
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 15 RF
2 2021200**** 10,0 10,0 8,0 10,0 8,0 9.2 0 AM
3 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021200**** 7,0 8,0 9,0 8,0 9,0 8.2 0 AM
5 2021200**** 10,0 10,0 8,0 10,0 8,0 9.2 3 AM
6 2021200**** 8,0 10,0 9,5 9,5 10,0 9.4 3 AM
7 2021200**** 10,0 9,0 8,0 9,0 8,0 8.8 0 AM
8 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2021200**** 9,0 10,0 8,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
10 2021200**** 7,0 7,5 0,0 7,0 7,5 5.8 3 RN
11 2021200**** 9,0 0,0 0,0 0,0 0,0 1.8 2 RN
12 2021200**** 7,0 7,5 8,0 7,5 8,0 7.6 0 AM
13 2021200**** 9,0 10,0 9,5 10,0 9,5 9.6 2 AM
14 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2021200**** 9,0 9,5 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
16 2021200**** 7,0 8,5 8,0 8,5 8,0 8.0 0 AM
17 2021200**** 9,0 9,0 7,0 9,0 7,0 8.2 2 AM
18 2021200**** 9,0 8,0 9,0 8,0 9,0 8.6 3 AM
19 2021200**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 2 AM
20 2021200**** 9,0 9,0 6,0 9,0 6,0 7.8 0 AM
21 2021200**** 9,0 8,5 8,0 8,5 8,5 8.5 0 AM
22 2021200**** 8,0 10,0 10,0 10,0 10,0 9.6 0 AM
23 2021200**** 9,0 8,0 9,0 8,0 9,0 8.6 0 AM
24 2021200**** 9,0 9,5 9,8 9,5 9,5 9.5 0 AM
25 2021200**** 7,0 9,5 9,8 9,5 9,5 9.1 0 AM
26 2021200**** 9,0 9,0 8,0 9,0 8,0 8.6 0 AM
27 2021200**** 9,0 8,5 8,0 9,0 8,0 8.5 0 AM
28 2021200**** 8,0 9,0 8,0 9,0 8,0 8.4 0 AM
29 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 3 RN
30 2021200**** 10,0 8,0 8,0 8,0 8,0 8.4 0 AM
31 2021200**** 8,0 8,0 9,0 8,0 9,0 8.4 0 AM
32 2021200**** 8,0 10,0 9,5 10,0 9,9 9.5 0 AM
33 2021200**** 7,0 9,0 8,0 9,0 8,0 8.2 0 AM
34 2021200**** 7,0 9,0 6,0 9,0 6,0 7.4 0 AM
35 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 2 RN
36 2021200**** 7,0 9,0 0,0 7,0 9,0 6.4 0 AM
37 2021200**** 7,0 9,0 7,0 9,0 9,0 8.2 0 AM
38 2021200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Pesquisa em educação. Conceitualização e caracterização da pesquisa intervenção. Projetos enquanto fenômenos de transformações sociais em espaços escolares e não escolares. As práticas docentes, a mediação pedagógica e a metodologia de projetos: teoria e prática.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo da disciplina será ministrado por meio de aulas expositivas dialogadas em ambiente virtual, tendo como suporte o projetor de slides, trabalhos em grupo e individuais, debates e discussões, pesquisa em unidades escolares, leitura análise e discussão de textos, leituras coletivas comentadas, fichamento de textos e livros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação do processo ensino aprendizagem ocorrerá por meio de trabalhos individuais e em grupo, elaboração de trabalho escrito. Serão computadas três notas que serão definidas considerando as atividades realizadas. Serão observados aspectos como responsabilidade, compromisso, interesse nas atividades propostas na disciplina.
O aluno é considerado aprovado na disciplina se obtiver média final igual ou superior a 7,0 e frequência igual ou superior a 75% da carga horário da disciplina, conforme estabelece a resolução 043/95 – CEPEX.
PARA REGISTRO, SERÃO CONSIDERADAS TRÊS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO VALOR DE 0 a 10,0 PONTOS.

Primeira avaliação: Trabalho em grupo (Grupo de Observação e Grupo de Verbalização).
Segunda avaliação: Projeto de pesquisa intervenção.
Terceira avaliação: Atividade de pesquisa doo tempo comunidade (desenvolvimento de pesquisa intervenção em escola).
Critérios: Produção com teor criativo; organização e clareza na apresentação das ideias; sequência lógica; argumentação com rigor; dialeticidade no pensamento com seriedade na problematização e dentro do contexto científico.
Horário de atendimento: 8:00 as 12:00
Bibliografia: ARROYO, M. G. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação no campo e pesquisa. Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo intervenção. In: ENDIPE – Encontro nacional de didática e práticas de ensino,16., 2012, Campinas. Anais ...Campinas: Junqueira e Marins Editores, 2012. Livro 3. p. 002882

FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em educação no campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação no campo e pesquisa. Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

MOREIRA, M. I. C. Pesquisa-intervenção: especificidades e aspectos da interação entre pesquisadores e sujeitos da pesquisa. In: CASTRO, L. R de; BESSET, V. L. (Org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: NAU, 2008. p. 120-145.

ROCHA, M. L.; UZIEL, A. P. Pesquisa-intervenção e novas análises no encontro da
Psicologia com as instituições de formação. In: CASTRO, L. R. de; BESSET, V. L.
(Orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau/FAPERJ,
2008. p. 532-556.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986.

ZEICHNER, Kenneth M.; DINIZ-PEREIRA, Júlio E. (2005) Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p.63-80, maio/ago. 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/11/2021
05/11/2021
campo. Pesquisa em educação nas escolas do campo. Conceito de pesquisa intervenção na escola do campo. Caracterização da pesquisa intervenção. Elementos da pesquisa intervenção.
06/11/2021
06/11/2021
Projetos de intervenção enquanto fenômenos de transformações sociais em espaços escolares e não escolares. As práticas docentes e o lugar da pesquisa na escola. Metodologia de projetos: teoria e prática.
Avaliações
Data Descrição
05/11/2021 1ª Avaliação
06/11/2021 2ª Avaliação
15/12/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Alteração na data da próxima aula 18/01/2022
Atividade complementar par alunos faltosos ou que não participaram da atividade desenvolvida durante a aula 08/11/2021
Início da aula 05/11/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 16:49