Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Serão utilizadas estratégias de ensino-aprendizagem com o apoio das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como vídeos, textos, gráficos, dentre outros, que estimulem a discussões de forma assíncrona (fórum) e síncrona, sempre que necessária. O Ambiente Virtual de Aprendizagem será por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFPI (SIGAA), que possibilite a inserção de vídeos, fóruns, materiais complementares, discussão de casos clínicos e de artigos científicos. A aula no formato síncrono será realizada via plataforma Google Meet. A mesma será gravada pela professora e disponibilizada por meio de link de acesso ao google drive, quando necessário, ou quando o conteúdo for assíncrono. Os materiais e o link da sala virtual serão disponibilizados aos discentes via SIGAA, a partir do momento que o acesso da docente estiver liberado para utilização do sistema. Até que isto ocorra a comunicação se dará por meio de link no Google Classroom e/ou por email. O acompanhamento docente no fórum será longitudinal. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação da aprendizagem considerará os aspectos individual e grupo. Para tal, será adotado como critério a participação dos discentes nas diversas ferramentas avaliativas utilizadas: fórum, questionários, chat, dentre outros. Todos estes recursos avaliativos, na perspectiva metodológica, enfatizam a construção do conhecimento de forma crítico-reflexiva de forma contínua, processual e mediado a partir da tecnologia utilizada. Serão realizadas 4 avaliações teóricas e/ou práticas individuais e/ou em duplas. Tudo será avaliado: resolução de casos clínicos, atividades de fixação, trabalhos em grupo ou individual, assiduidade, participação de toda a disciplina. A média parcial será calculada pela média aritmética das quatro unidades. As atividades em grupo serão: produção de vídeos em formato de pílulas do conhecimento, mapas conceituais para resolução de casos clínicos e questionários por meio do google forms. O aluno deve alcançar a média parcial maior ou igual a 7,0 (sete) para ser considerado aprovado na disciplina. O aluno que não alcançar a média parcial fará um exame final, precisando alcançar média final maior ou igual a 5,0, sendo este, obrigatoriamente, prova escrita. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA: Baracho E. Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Driusso P.,Beleza A.C.S. Avaliação fisioterapêutica da musculatura do assoalho pélvico feminino. Barueri, SP: Manole, 2018. Oliveira, L.C.C. Fisiologia Anorretal. 2. Ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2017. 580 p. Lemos A. Fisioterapia Obstétrica Baseada em Evidências. 1 ed. Medbook, 2013. Palma C.R.P. et al. - Urofisioterapia: aplicações das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 2ed. São Paulo, 2014. Marques A.A., Silva M. P., Amaral M. T. Tratado de fisioterapia na saúde da mulher. Tratado de fisioterapia em saúde da mulher. São Paulo: Roca, 2011. Ferreira Cristinne HJ - Fisioterapia na Saúde da Mulher: Teoria e prática. Guanabara Koogan, 2011. Ostergard. Uroginecologia e disfunções do assoalho pélvico. Editoria de Alfred E. Bent, et al. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. Moreno A. L. Fisioterapia em Uroginecologia. 2 ed. Barueri: Manole, 2009. Bruschini H., Truzzi J.C., Srougi M. Distúrbios urológicos na gravidez. Barueri: Manole, 2006. Stephenson R.G., OConnor L.J. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2004. BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de atenção integral a saúde da mulher. Brasília, 2004. |