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CFISI/CMRV058 - FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (07/02/2022 - 07/02/2022)

Caros alunos, 

Bem vindos a nossa disciplina que será oferecida de forma híbrida.

De início veremos o Desenvolvimento infantil, a avaliação neurológica infantil, Em seguida, estudaremos os princípios para avaliação  e tratamento fisioterapêutico para  crianças com  Paralisia Braquial Perinatal,  crianças com  mielomeningocele e crianças com  Paralisia Cerebral.   

Espero que tenhamos bom aproveitamento  e bom  período para todos

Sobre a disciplina  gostaria de  lembra-los que o ensino será  híbrido  e teremos aulas presenciais ás terças das 8h00 as  12h00 e on line nas segundas das  14h00 as 18h00 por meio do link:. 

Aulas de Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente
Segunda-feira, 7 de fevereiro · 2:00 até 6:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/dew-cbrf-gzt
Ou disque:
(US) +1 414-885-5663 PIN: 995 397 499#

abraços a  todos

MATERIAL DIDÁTICO (14/02/2022 - 14/02/2022)
   Aula 6- Material complementar mielomeningocele 
  Aula 1.1- MAterial para estudos em aula 
Queridos alunos por favor baixem este material pra a aula de hoje
  Roteiro de aula prática = Mudança de decúbito 
Material necessário- 1 Lençol por grupo
ATIVIDADES (21/02/2022 - 21/02/2022)
  Atividade 1- Aula  pratica DNPM- Com  a ajuda dos dois textos de apoio da aula  pratica (texto  de apoio 1 e texto  de apoio  2) e da aula  teórica Veja os videos das 6 crianças e escreva a provavel idade cronológica delas (considerando  que ela nao  tenha atraso  no Desenvolvimento  NeuroPsicomotor (DNPM)
  texto de apoio 2 
Ler páginas 1 a 11
  Tesxto de apoio 1 
Ler pagina 122 a 124
    
Inicia em 21/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 28/03/2022 às 23h 59
    
Inicia em 08/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 08/02/2022 às 23h 59
  ATIVIDADE 2 Esta atividade deve ser desenvolvida EM GRUPO  Voces farão a leitura do texto Estimulação precoce da  pagina 93 a 119. A seguir farão a  orientação familiar por escrito para os pais das crianças ( referente ao seu grupo) com estimulação do  desenvolvimento  motor, socioafetiva e de  cognição de acordo  com  a ideade da criança.   OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 18/02.  Esta atividade tem o valor de 2,0 pontos
    
Inicia em 17/02/2022 às 0h 0 e finaliza em 22/02/2022 às 23h 59
  Atividade 3- Descrição d a  Postura - Esta atividade deve ser desenvolvida em grupo  .  Voce verá 4  vídeos de criancas que e stão no google drive. Faça a descrição dos videos em um documento do WORD.Envie o documento através do  link  OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 21/03/2022. Esta atividade tem o valor de 2,0 pontos- 
    
Inicia em 15/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 21/03/2022 às 23h 59
  Atividade 4- - Desenhar o  plexo braquial, incluindo as raízes, nervos, divisões, fascículos e nervos terminais com  suas respectivas funções (motora e sensitiva)
    
Inicia em 14/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 21/03/2022 às 23h 59
  
  Roteiro de aula de aula pratica 
Avaliaç]ao LPBO
    
Inicia em 29/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 08/04/2022 às 23h 59
  Ativiade 6-Individualmente coloque o diagnostico  clinico e funcional  das crianças.
    
Inicia em 02/05/2022 às 0h 0 e finaliza em 02/05/2022 às 23h 59
  Atividade 7- Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .  Voce fará um estudo e registrará a definição e o periodo de ocorrencia de algumas  patologias relacionadas ao  desenvolviemtno  do Sistem Nervoso. (verifique a lista das patologias e o  modelo  no  documento  de word em anexo)ink  OBS: ESTA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA ATÉ DIA 17/04  Esta atividade tem o valor de 1,0 pontos Obs: Seguem os vídeos de apoio pra  a ativiadade solicitada: https://www.youtube.com/watch?v=tXEqqYBpjkE e https://www.youtube.com/watch?v=5O1eRgC2VK8 
  Arquivo atividade 7 
Preencher este arquivo
    
Inicia em 11/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2022 às 23h 59
  Atividade 8-  De acordo com o exemplo a seguir, construa Quadros clínicos de acordo com o diagnóstico cinesiofuncional  solicitado:: 1-      Tetraparesia espástica GMFCS IV 2-      Hemiparesia discinética GMFCS I 3-      Tetraparesia atáxica GMFCS III 4-      Diparesia espástica GMFCS II
    
Inicia em 27/10/2021 às 0h 0 e finaliza em 03/11/2021 às 23h 59
  ATIVIDADE 9 Esta atividade deve ser desenvolvida individualmente .. A atividade diz respeito a avaliaçãoa da GMFm a ao diagnóstico fisioterapeutico)cenético funcional. Esta atividade tem o valor de 3,0

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0dQro-EAHMA 0 . Avaliar a dimensãoA,B,C, D e E.

    
Inicia em 18/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 25/04/2022 às 23h 59
  Atividade 10- Ler a f icha de Pc e elaborar os objetivos e Tratamento  para a  criança escolhida até 02/05
    
Inicia em 19/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 02/05/2022 às 23h 59
  ATIVIDADE CRIATIVA- O grupo  deve enviar a arte criativa  ate dia  17/04
    
Inicia em 11/04/2022 às 0h 0 e finaliza em 17/04/2022 às 23h 59
FÓRUNS (22/02/2022 - 11/04/2022)
   Fórum Tira-Dúvidas
Período de Habilitação: 07/02/2022 às 00:00 a 09/05/2022 às 23:59
PROVA (18/04/2022 - 18/04/2022)
    
Inicia em 16/05/2022 às 10h 0 e finaliza em 16/05/2022 às 11h 30
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
14 15 21 22 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26 02 03 09 10
1 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 12
12 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017902**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018902**** 6,7 7,1 8,0 8,0 7.5 0 AM
2 2018902**** 9,7 9,3 9,5 6,0 8.6 0 AM
3 2018900**** 8,7 9,1 7,5 9,0 8.6 0 AM
4 2017902**** 9,2 9,3 7,5 8,0 8.5 4 AM
5 2016906**** 9,2 8,8 7,5 8,0 8.4 0 AM
6 2017914**** 9,9 7,8 8,0 6,0 7.9 4 AM
7 2017914**** 10,0 8,7 8,0 9,0 8.9 0 AM
8 2018901**** 9,7 9,3 9,5 10,0 9.6 0 AM
9 2018900**** 9,6 8,4 9,5 9,0 9.1 0 AM
10 2018901**** 9,2 8,4 8,0 7,0 8.2 12 AM
11 2018902**** 9,7 9,0 9,5 9,0 9.3 0 AM
12 2017914**** 10,0 8,3 8,0 9,0 8.8 4 AM
13 2018903**** 9,2 7,5 7,5 6,0 7.6 0 AM
14 2017914**** 9,2 9,0 8,0 10,0 9.1 0 AM
15 2017913**** 9,2 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
16 2017914**** 10,0 8,8 8,0 10,0 9.2 0 AM
17 2017912**** 9,2 9,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
18 2018902**** 9,7 9,1 9,5 9,0 9.3 0 AM
19 2018901**** 9,0 7,7 7,5 8,0 8.1 0 AM
20 2017913**** 10,0 8,8 8,0 8,0 8.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo de doenças que interferem no desenvolvimento infantil em relação aos sistemas cardiorrespiratório, osteoarticular e neuromuscular e suas respectivas condutas fisioterapêuticas. Exames complementares relacionados à saúde da criança e do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão desenvolvidas por meio do ensino remoto. A disciplina será realizada de forma síncrona e assíncrona. Serão realizados debates, fóruns, relatórios, análise de material audiovisual, produção de vídeos, produção de material didático para postagem em redes sociais, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem das aulas serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos, vídeo-aulas , filmes, textos e livros. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Esta disciplina será avaliada por meio de avaliações divididas em quatro tópicos, cada qual valendo 10 pontos :
1. Atividades individuais que podem ser: Enviar um vídeo com a avaliação de tônus de uma pessoa da família (2,0), Enviar um texto com a descrição das posturas enviadas Construir uma HMA/HMP de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma HMA/HMP de uma criança com Mielomeningocele ), Construir uma HMA/HMP de uma criança com PC .

2. Atividades em grupoque podem ser: Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento (2,5) de uma criança com Paralisia Braquial Perinatal, Construir uma ficha completa de avaliação e tratamento de uma criança com Mielomeningocele , Construir duas ficha completa de avaliação e tratamento de crianças com diferentes tipos d e PC .

3. Seminário em grupo (10,0)em que os alunos vão escolher entre os seguintes temas: Atenção Fisioterápica no Pé torto congênito, Atenção Fisioterápica na luxação congênita de quadril, Atenção Fisioterápica no Torcicolo Congênito ,Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com bronquiolite, Atenção Fisioterápica no recém nascidos e lactantes com Insuficiência respiratória ou - Síndromes: Down, West, Cri Du Chat, Williams, Noonan, Hunter, Rett. Ou ainda uma atividade de movimentar uma midea social com assuntos da disciplina

4. Prova teórica (10)
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
1- CASTILHO-WEWINERT, L.V, FORTI-BELLANI, C.C, Fisioterapia em Neuropediatria. Curitiba, OMNIPAX, 2009 ACESSO : http://omnipax.com.br/livros/2011/FNP/FNP-livro.pdf

2- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf

COMPLEMENTAR:
1- DOUGLAS, C.R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2.ed. São Paulo: Tecmedd, 2004.
2- PANNUS, P.C; JOBST, E.E; TINSLEY, S.L; et al. Farmacologia para fisioterapeutas. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2011.
3- SILVA, L. R. Diagnóstico em pediatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
4- COLE, M.; COLE, S.R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
5- TECKLIN, S. Fisioterapia Pediátrica. Artmed, 2002.
6- SARMENTO, G. J. V. Fisioterapia respiratória em pediatria e neonatologia. São Paulo: Manole, 2009.
7- LOPEZ, F. A; CAMPOS JR, D. Tratado de pediatria. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009.
8- MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010.
9- KOPCZYNSKI, M C. (Coord). Fisioterapia em Neurologia . são Paulo. Editora Manole, 2012.(Doencas Neuromusculares- SNP)
10- LEVY, J. A., OLIVEIRA, A. S. B. Reabilitação em doenças neurológicas_ guia terapêutico pratico. São Paulo: Atheneu, 2003.(Doencas neuromusculares- SNP)

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/02/2022
07/02/2022
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
14/02/2022
14/02/2022
MATERIAL DIDÁTICO
21/02/2022
21/02/2022
ATIVIDADES
22/02/2022
11/04/2022
FÓRUNS
18/04/2022
18/04/2022
PROVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Site Aula 6 - MAterial complementar Mielo
Site Aula 5- Material Complementar Paralisia Cerebral- Tratamento e Lúduco
Site Aula 7- Paralisia Cerebral- Material Complementar Aula Luxação de Quadril na Paralisia Cerebral
Site Aula 7- Aula Pc material Complementar
Site Material Complementar - Aula sobre Lesão Medular
Site Aula 6- MAterial Complementar - Pratica Baseada em Evidencia na NeuroPediatria
Site Aula 6 MAterial complementar Mielo
Livro Aula 5- MAterial complementar Torcicolo Congênito
Site Aula Torcicolo Congênito
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Ola Pessoal 07/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 22:00