Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Como a disciplina será fornecida de forma 100% remota devido a pandemia do covid19 é imprescindível que o aluno participe de pelo menos 75% das aulas realizadas de forma síncrona e que responda os formulários de TODAS as aulas assíncronas que serão gravadas e disponibilizadas pelas plataformas. Os alunos serão avaliados pela participação das aulas síncronas, pela entrega dos formulários, pela apresentação de um seminário, uma prova e a realização de uma prática de geologia que deverá ser gravada e entregue. Será considerado aprovado o aluno que obtiver nota superior a 7,0. Independentemente da nota final obtida, será considerado reprovado o aluno que não tiver pelo menos 75% de frequência nas aulas síncronas e 100% das atividades entregues.
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Bibliografia:
| Bibliografia Básica: TEIXEIRA, W. FAIRCHILD, R. T., TOLEDO, M.C.M., TAIOLI, F. 2009. Decifrando a Terra. 2ª ed. Editora Nacional, São Paulo, 624p. LEINZ, V.; AMARAL, S. E. Geologia geral. 2003. 14˚ edição. Companhia Editora Nacional, São Paulo. 399p. KENITIRO, S. Geologia sedimentar. 2003. 1˚ edição. Edgard Blücher, São Paulo. 400p.
Bibliografia Complementar: CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2000. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher. 188 p. POPP, J.H. Geologia geral.1999. 5ª ed. Rio de Janeiro. LTC, 376 p. LIMA, V. C; LIMA, M. R. E MELO, V. F.1998. O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Universidade Federal do Paraná. Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Curitiba, 2007, 130p. GUERRA, A.J.T.; CUNHA, S.B. Geomorfologia e meio ambiente. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 372 p. SCHMIEGELOW, J. M. M. O planeta azul. Uma introdução às ciências marinhas. 2004. Interciência, Rio de Janeiro. 202 p.
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