MARIA LOURDILENE VIEIRA BARBOSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS

Ir ao Menu Principal

maria lourdilene vieira barbosa

CCLL - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS-LIBRAS

DAA0271 - ED E NOVAS TEC DA COM E INFOR - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS (08/02/2022 - 24/02/2022)
   Texto 1-O Google está nos tornando estúpidos? 
APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL (01/03/2022 - 29/03/2022)
FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA (31/03/2022 - 12/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
08 10 15 17 22 24 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 19 26 28 03 05 10 12
1 2019900**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
2 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019900**** 2 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019900**** 9,0 10,0 10,0 9.7 12 AM
2 2021901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2021900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2019900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
 Aulas expositivas e práticas no laboratório;
 Seminários e debates temáticos;
 Estudos discursivos em grupo;
 Apresentação de trabalhos em grupos;
 Elaboração de projetos tecnologias digitais na educação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação
processual;

 A classificação final dos alunos terá em conta os seguintes parâmetros: (i) Assiduidade e participação
nas atividades da turma por meio, inclusive, de seminários; (ii) Trabalhos Escritos; (iii) Trabalho
monográfico de um tema escolhido.
A¹: Atividades em sala de aula
A²: Assiduidade e participação nas atividades da turma 100%
A³: Trabalho monográfico de um tema escolhido 100% (Plano de Ação)
Horário de atendimento: 18-20
Bibliografia: CARR, Nicholas. Is Google Making us Stupid? What the Internet is doing to our brains. The Atlantic
Magazine, 2008. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/ archive/2008/07/is-google-
making-us-stupid/6868/#. Acesso em: 27/04/2015.

OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia
do Campos Jutaí-UFG, Goiânia, V.II, n.5, p.1-13, jul/dez.2008.
VALENTE, José Armando. Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In:
VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas – SP:
UNICAMP/NIED, 1999.
NOVAIS, V. A educação e a escola no olho do furacão... e o gestor diante disso?. São Paulo, PUC-SP,
2004.
GALVÃO, Rosangela Miola; MARTINS, Nathália; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Artefatos digitais
e leitura crítica: formação para a ação docente. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº
216. Jan./mar. 2017. p. 33 a 41.
SANTOS, Elisângela Ribas dos. Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação
Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.
Vol 15(3), 2016.

BARATO, Jarbas Novelino. WebGincanas: Um Uso Estruturado da Web em Educação. Disponível em:
https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/, acesso em: 21.08.2017.

COELHO, Patrícia Margarida Farias et. al. Ensino e jogos digitais: uma breve análise do game “produção
de textos: trabalhando com pontuação” como recurso didático. Revista Tecnologia educacional. Ano
XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.
BIRRO, Rafael Garcia; MENEZES, Crediné Silva de. Um ambiente para criação de jogos educacionais
baseados em mapas e locais. Revista tecnologia educacional. Ano XLVI, nº 216, jan./mar. 2017.

CHEDIAK, Sheylla; SILVA, Damione Damito Sanches Sigalas Dameão da; CALHAU, Rodrigo
Fernandes. Podcast papo de professor: aprendizagem colaborativa no desenvolvimento profissional do
docente. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
ARXER, Eliana Alves et. al. Plataforma geekie: uma opção para avaliar e mapear conhecimentos dos
alunos. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº 216. jan./mar. 2017.
GARONE, Priscilla Maria Cardoso; GALLO, Sérgio Nesteriuk. Design e educação a distância:
experiência digital para uma disciplina da botânica. Revista tecnologia educacional. Rio de Janeiro, RJ, nº
216. jan./mar. 2017.
BARBOSA, Cláudia. Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira
por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 16(1),
2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2022
24/02/2022
COMPREENDENDO AS TECNOLOGIAS E SUAS NOVAS MODALIDADES NAS ESCOLAS
01/03/2022
29/03/2022
APRENDER EM REDE NA CULTURA DIGITAL
31/03/2022
12/05/2022
FAZER E COMPREENDER NO COLETIVO DA ESCOLA
Avaliações
Data Descrição
10/03/2022 1ª Avaliação
14/04/2022 2ª Avaliação
03/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para aula síncrona 15/03/2022 15/03/2022
Atividade próxima aula 16/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 22:07