Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário. Tendo em vista o desenvolvimento das aulas em formato remoto, optaremos pela realização de avaliações em grupo. Dentre as avaliações estão previstas: Avaliação 1 Questionários semanais sobre textos selecionados a partir dos conteúdos trabalhados. Avaliação 2 Painéis temáticos sobre as principais correntes sociológica da educação. Avaliação 3 - Produção de ensaio acadêmico com a temática: Educação e Globalização.
|
Horário de atendimento:
| 20:00 ÀS 22:00 |
Bibliografia:
| COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
GONÇALVES, D.; FURTADO; E.; MOURA, E. Sociologia da Educação. Fortaleza: EDUECE, 2019.
MEKSENAS, P. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. 11.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
MORRISH, I. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
PRAXEDES, V.; PILETTI, N. Principais correntes da Sociologia da Educação. São Paulo: Contexto, 2021.
SOUZA, J. Introdução a Sociologia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
|