Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O conteúdo da disciplina será desenvolvido no formato remoto com atividades síncronas e assíncronas, utilizando slides, vídeos, livros, notas de aulas/textos complementares, computador, mesa digitalizadora e os ambientes virtuais: Google Meet, Google Classroom e SIGAA. Objetivando propiciar um maior envolvimento e participação de todos os estudantes no processo de aprendizagem, poderão ser propostos problemas e listas de exercícios para debate em grupo, tanto no decorrer das aulas (síncronas) como em fóruns de discussão no SIGAA e/ou outras plataformas de comunicação (por exemplo, Classroom). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação de rendimento acadêmico será contínua, seguindo os critérios:
1) Frequência mínima exigida é de 75% da carga horária total da disciplina, computada através da presença nas aulas realizadas pelo Google Meet e entrega dos trabalhos dentro do prazo estabelecido. Tais trabalhos podem ser de pesquisa, seminários ou listas de exercícios, sendo individuais ou em grupo (máximo de três alunos);
2) Participação nas atividades propostas durante o curso;
3) Assiduidade nas aulas (atividade síncrona), pontualidade e qualidade dos trabalhos produzidos (recomendo uso do LaTeX);
4) Serão realizadas 04 verificações de aprendizagem ao longo do curso, que podem ser: prova escrita, prova oral, trabalhos de pesquisa, trabalhos individuais ou em grupo ou seminários. Tais verificações de aprendizagem configuram 70% da nota, os outros 30% serão obtidos através dos itens 1), 2) e 3) acima;
5) A média final será a média aritmética das 04 (quatro) avaliações, devendo o estudante obter média maior ou igual a 7,0 (sete) para ser considerado aprovado;
6) Será submetido a exame final o aluno que obter média final igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0 (sete) bem como a frequência acima mencionada;
7) A prova de segunda chamada só será realizada caso o aluno entre com requerimento na coordenação do curso justificando e comprovando a ausência em até 03 (três) dias úteis após a realização da avaliação em questão. A solicitação poderá ser feita mediante envio de e-mail à Coordenação do curso com cópia ao docente. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICA:
BOULOS, P. CAMARGO, I. Geometria Analítica: Um Tratamento Vetorial. 3ª Edição, São Paulo. Pearson: Prentice Hall, 2005.
COMPLEMENTAR:
STEINBRUCH, A. WINTERLE, P. Geometria Analítica. 2ª Edição, São Paulo. Pearson: Makron Books, 1987.
LIMA, E.; et al. A Matemática do Ensino Médio, vol. 02. Rio de Janeiro, SBM, 2006.
IEZZI, GELSON. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 07. São Paulo, ed. Atual, 1993. |