-

DCE0158 - HISTORIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos. (08/02/2022 - 08/02/2022)
Aspectos Teóricos e Metodológicos. Objetivos, conceitos, métodos, divisão. A importância da História da Educação.
   Livro História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire 
Material de apoio para a Avaliação 2 Painéis temáticos.
  MODELO PORTIFÓLIO ACADÊMICO 
Material de apoio para a avaliação III. Nessa avaliação @s alun@s irão produzir um portifólio acadêmico com base em suas vivências na disciplina.
  ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE ENSAIO ACADÊMICO 
Este material orienta a produção de ensaio acadêmico.
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. (10/02/2022 - 24/02/2022)
A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade. A educação nas sociedades primitivas. A educação nas civilizações orientais e América Pré-Colombiana. A educação clássica: grega e romana. A educação cristã primitiva.
  Livro História da Educação 
Material de apoio para o desenvolvimento da disciplina
  SLIDE EDUCAÇÃO ANTES DA ESCOLA 
Material de apoio
  SLIDE EDUCAÇÃO ORIENTAL 
Material de apoio
  SLIDE EDUCAÇÃO ORIENTAL 
Material de apoio
UNIDADE III - A Educação Medieval. (01/03/2022 - 31/03/2022)
A Educação Medieval. Contexto histórico medieval. Tipos de educação na sociedade medieval. O Renascimento e a reforma do pensamento.
  SLIDE EDUCAÇÃO MEDIEVAL 
Material de apoio.
UNIDADE IV - A Educação Moderna. (05/04/2022 - 28/04/2022)
A Educação Moderna. Contexto histórico moderno. O Renascimento Pedagógico: humanismo, Reforma e Contra Reforma na educação. Educação realista. Educação liberal.
  SLIDE EDUCAÇÃO MODERNA 
Material de apoio.
UNIDADE V - A Educação Contemporânea. (03/05/2022 - 12/05/2022)
A Educação Contemporânea. Contexto histórico contemporâneo. Tendências pedagógicas do Século XIX. Educação e Pedagogia no Século XX. Perspectivas da educação e da Pedagogia no Século XXI.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
08 10 15 17 22 24 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 19 26 28 03 05 10 12
1 2021902**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2021902**** 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
3 2021900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2019905**** 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 36
5 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2021902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2021901**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2020906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
12 2021902**** 0 0 0 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 40
13 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2019904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2021901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2021900**** 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2021902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2021901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
27 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
28 2021900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019902**** 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 44
30 2021900**** 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2021901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021901**** 8,0 8,0 7,0 7.7 2 AM
2 2021900**** 0,0 4,0 0,0 1.3 8 RN
3 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF
4 2021900**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
5 2021901**** 8,0 8,0 7,0 7.7 2 AM
6 2021901**** 0,0 4,0 0,0 1.3 6 RN
7 2021902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2021901**** 10,0 10,0 8,5 9.5 2 AM
9 2021901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
10 2021900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
11 2021900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
12 2021901**** 9,0 8,0 7,0 8.0 2 AM
13 2019904**** 10,0 10,0 7,0 9.0 2 AM
14 2021902**** 10,0 10,0 8,5 9.5 4 AM
15 2021900**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
16 2021901**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
17 2021900**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
18 2021902**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
19 2021901**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
20 2021902**** 0,0 4,0 0,0 1.3 40 RF
21 2021902**** 10,0 8,0 0,0 0.0 3.0 7 RN
22 2020906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
23 2021901**** 9,0 10,0 8,0 9.0 4 AM
24 2021902**** 10,0 10,0 8,5 9.5 2 AM
25 2021901**** 10,0 10,0 7,0 9.0 2 AM
26 2021901**** 9,0 10,0 8,0 9.0 2 AM
27 2021901**** 9,0 10,0 8,0 9.0 0 AM
28 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
29 2021900**** 9,0 8,0 7,0 8.0 8 AM
30 2021902**** 0,0 4,0 0,0 1.3 36 RF
31 2021902**** 9,0 10,0 8,0 9.0 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: História da educação: fundamentos teóricos-metodológicos e importância na formação do educador; principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade; visão histórica dos elementos mais significativos da educação brasileira e piauiense, considerando o contexto social, político, econômico e cultural de cada período.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado.
Como recursos didáticos serão utilizados equipamentos tecnológicos de informação e comunicação, tendo em vista que a disciplina será ministrada em formato remoto.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina.
Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário.
Tendo em vista o desenvolvimento das aulas em formato remoto, optaremos pela realização de avaliações em grupo. Dentre as avaliações estão previstas:
Avaliação 1 – Questionários semanais sobre textos selecionados a partir dos conteúdos trabalhados.
Avaliação 2 – Painéis temáticos sobre as principais correntes da História da educação.
Avaliação 3 - Produção de Portifólio acadêmico.
Horário de atendimento: 10:00 as 12:00
Bibliografia: ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.
EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo.
LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.
FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999.
GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993.
HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990.
LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989.
LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000.
MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969.
MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993.
SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991
SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2022
08/02/2022
UNIDADE I - Aspectos Teóricos e Metodológicos.
10/02/2022
24/02/2022
UNIDADE II - A Educação nas Sociedades Primitivas e na Antiguidade.
01/03/2022
31/03/2022
UNIDADE III - A Educação Medieval.
05/04/2022
28/04/2022
UNIDADE IV - A Educação Moderna.
03/05/2022
12/05/2022
UNIDADE V - A Educação Contemporânea.
Avaliações
Data Descrição
24/03/2022 1ª Avaliação
21/04/2022 2ª Avaliação
05/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOTAS DAS AVALIAÇÕES 12/05/2022
CANAL DE PODCAST DROPES ACADÊMICOS 17/02/2022
LINK DAS AULAS REMOTAS 15/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 10:44