Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. Como recursos didáticos serão utilizados equipamentos tecnológicos de informação e comunicação, tendo em vista que a disciplina será ministrada em formato remoto.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário. Tendo em vista o desenvolvimento das aulas em formato remoto, optaremos pela realização de avaliações em grupo. Dentre as avaliações estão previstas: Avaliação 1 Questionários semanais sobre textos selecionados a partir dos conteúdos trabalhados. Avaliação 2 Painéis temáticos sobre as principais correntes da História da educação. Avaliação 3 - Produção de Portifólio acadêmico.
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Bibliografia:
| ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2006. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999. EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Globo. LARROYO, Francisco. História Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982. LUZURIAGA, Lorenzo. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Ed. Nacional, 1980. FARIA FILHO, Luciano M. de (Org.) Pesquisa em História da Educação: perspectiva de análise. Belo Horizonte: HG edições, 1999. GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola moderna; uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. São Paulo Loyola, 1990. LOPES, Eliane Marta T. Perspectivas Históricas da Educação. São Paulo: Ática, 1989. LOPES, Eliane Marta T., FARIA FILHO, Luciano M., VEIGA, C. Greive (Orgs.) 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2000. MARROU, Henri Irinée. História da Educação na Antiguidade. São Paulo: Heber, 1969. MONROE, Paul. História da Educação. São Paulo: Ed. Nacional, 1988. PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. ROSA, Maria da Glória de. A História da Educação através dos Textos. São Paulo: Cultrix, 1993. SAVIANI, Dermeval, LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luís (Orgs.) História e História da Educação: o debate teórico-metodológico atual. Campinas - SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1998. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991 SCHAFF, Adam. História e Verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
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