Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Buscaremos atuar de forma a dar oportunidade de expressão individual e coletiva nos diversos momentos de desenvolvimento da disciplina. Nessa perspectiva, serão realizadas atividades variadas, como: aula expositiva e dialogada, com efetiva participação da turma; pesquisa bibliográfica, individual e/ou em grupo; exposição de conteúdo pelo discente ou em grupo, com discussão ao final; leituras precedentes às exposições do conteúdo a ser trabalhado, para fundamentação nas intervenções; apresentação de documentário pertinente à matéria e indicado pelo professor, seguido de levantamento de pontos relevantes para o entendimento e esclarecimento do conteúdo; avaliação do processo; confecção de materiais didáticos objetivando adequar e facilitar o entendimento do conteúdo trabalhado. Como recursos didáticos serão utilizadas, as plataformas Google Meet e YouTube, Notebook, Equipamentos áudio visuais, slides, arquivos de textos em formato DOC e PDF, vídeos e áudios.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os resultados das avaliações serão expressos em nota, obedecendo a uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). O aluno que obtiver média igual ou superior a 7 (sete) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, estará aprovado; o aluno que obtiver média inferior a 7 (sete) e igual ou superior a 4 (quatro), será submetido a exame final, sendo considerado aprovado, nesta fase, o aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis). Excetuando-se os casos previstos em normas pertinentes, não haverá abono de faltas, assim como nenhum graduando será dispensado das atividades previstas para a disciplina. Tendo em vista a carga horária desta disciplina, para efeito de registro de notas, serão realizadas, pelo menos, três avaliações parciais e mais o exame final, este, se for necessário. Tendo em vista o desenvolvimento das aulas em formato remoto, optaremos pela realização de avaliações em grupo. Dentre as avaliações estão previstas: Avaliação 1 Questionários semanais sobre textos selecionados a partir dos conteúdos trabalhados. Avaliação 2 Painéis sobre temas teóricos em Psicologia. Avaliação 3 - Produção de Portifólio Acadêmico.
|
Horário de atendimento:
| 18:00 às 22:00 |
Bibliografia:
| BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
BRAGHIROLLI, E. Mª. Et al. Psicologia Geral. Petrópolis: Vozes, 2001.
CARVALHO, M. V. C. de (org). Temas em Psicologia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
CARRARA, Kester. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2007.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2021.
PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2011.
SALVADOR, C. C. (org.). Psicologia da Educação. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
TELES, Mª. L. S. O que é Psicologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.
|