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CMR0038 - BIOLOGIA MOLECULAR - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Plano de ensino e Introdução (14/02/2022 - 14/02/2022)
Estrutura do DNA (16/02/2022 - 16/02/2022)

Cap. 4, A estrutura do DNA, livro Watson disponibilizado aqui.

   Cap 4 Watson Estrutura do DNA.pdf 
Estrutura do genoma, cromatina e Nucleossomos (21/02/2022 - 21/02/2022)

Filme Nucleossomos: https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/08-how-dna-is-packaged-advanced.html

    
Inicia em 21/02/2022 às 8h 0 e finaliza em 27/02/2022 às 23h 58
Replicação (23/02/2022 - 23/02/2022)

Vídeo Replicação: 

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/01-replication-the-helix.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/03-mechanism-of-replication-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/04-mechanism-of-replication-advanced.html

 

Transcrição (28/02/2022 - 28/02/2022)

Vídeos transcrição:

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/12-transcription-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/13-transcription-advanced.html

Splicing:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/rna-splicing.html

Tradução (02/03/2022 - 02/03/2022)

Vídeos tradução:

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/15-translation-basic.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/16-translation-advanced.html

Prática interativa:Transcribe and translate a gene

http://learn.genetics.utah.edu/content/molecules/transcribe/

 


Regulação da expressão gênica (07/03/2022 - 07/03/2022)

Animações

https://dnalc.cshl.edu/resources/3d/09-how-much-dna-codes-for-protein.html

https://www.youtube.com/watch?v=oBwtxdI1zvk - Operon lac

https://www.youtube.com/watch?v=EvLy_1_Y3tk - Operon trp

https://www.youtube.com/watch?v=VNok-vF03aI - Operon trp

 

Regulação da expressão gênica (09/03/2022 - 09/03/2022)
Tecnologia do DNA recombinante (14/03/2022 - 14/03/2022)

Neste link vocês encontram a maioria das animações das técnicas de estudo do DNA que vamos abordar nas aulas:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/

Tecnologia do DNA recombinante (16/03/2022 - 16/03/2022)

Animações:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/restriction.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/transformation2.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/transformation1.html

Avaliação I (21/03/2022 - 21/03/2022)

A avaliação (como explicado no primeiro dia de aula) será disponibilizada no dia estipulado no Google Forms. 

O link para acesso a avaliação é:

https://forms.gle/ZyV6UyHmzDSwSKE88

Ele ficará disponível até o dia 27/03 as 23h59.

Se o estudante não fez a avaliação, entrar com pedido de segunda chamada na coordenação do curso (por email ccbioufpi@gmail.com) dentro do prazo estipulado nas normas da Universidade, que o pedido será avaliado de acordo com as documentções apresentadas. A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º.

Estrutura do DNA (sugestão de capítulo para estudo Cap 4 Watson)

Estrutura do genoma, cromatina e Nucleossomos (Cap 8 Watson)

Replicação (cap 9 Watson)

Transcrição (cap 13 Watson)

Tradução (cap 15 Watson)

Estudo do DNA (23/03/2022 - 23/03/2022)
Estudo do DNA (28/03/2022 - 28/03/2022)

PCR: https://www.youtube.com/watch?v=JRAA4C2OPwg

RT-PCR (COVID): https://dnalc.cshl.edu/resources/covid-19.html

Eletroforese: https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/gelelectrophoresis.html

Sequenciamento de DNA: https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/sangerseq.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/cycseq.html

Prática Pipetagem e introdução a prática laboratorial (30/03/2022 - 30/03/2022)
Extração de DNA - assíncrono (04/04/2022 - 04/04/2022)

Acessem o link abaixo e sigam o passo a passo para realizar uma extração de DNA em um laboratório virtual. Na nossa aula de sábado, retomamos o assunto e vou querer saber mais sobre essa prática. Lembrem-se, esta atividade é importante para o desenvolvimento do restante da disciplina e faz parte do plano de disciplina e da sequência didática planejada para a disciplina. Obs. Se necessário, use um tradutor on line para ajudar a entender o texto e comandos que deve seguir. Infelizmente não existe ferramenta tão completa como esta de prática on line em português.

https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/

Link do PDF da prática traduzida em português: https://drive.google.com/file/d/1TAU9HwsjsRYEH-4zy3z8fE0o0GaSXuK0/view?usp=sharing

Acessem também o link abaixo para verem como poderiam aplicar essa temática em uma escola que não tenha laboratório ou condições para o desenvolvimento de uma prática.

https://learn.genetics.utah.edu/content/labs/extraction/howto/

Vocês encontram este tipo de abordagem prática em vários outros endereços na internet, muitos deles já em português.

Extração de DNA e quantificação por espectrofotômetro (06/04/2022 - 06/04/2022)

https://www.youtube.com/watch?v=vOtVI4ghWRs

PCR - assíncrono (11/04/2022 - 11/04/2022)

Para esta prática assíncrona, vocês precisam acessar o link abaixo, e façam a prática até a fase de purificação (fase 3), ou seja, não é necessário avançar neste momento até a fase de sequenciamento, pois este será um tópico que iremos ver mais adiante.

https://media.hhmi.org/biointeractive/vlabs/bacterial_id/index.html

 

 

 

RT-PCR e demais aplicações - assíncrono (11/04/2022 - 11/04/2022)

Para esta aula, gostaria que vocês fizessem uso dos materiais disponíveis no capítulo do livro do Watson anexado aqui, além do link da prática de PCR e RT-PCR para COVID-19, para se guiarem para que possam responder as seguintes perguntas (ESSAS RESPOSTAS NÃO PRECISAM SER ENTREGUES).

- Quais as diferenças entre a PCR convencional e a RT-PCR realizada para detercção do COVID-19 em uma amostra?

- Seja capaz de citar ao menos mais uma variação da PCR convencional e sua aplicação.

PCR: https://www.youtube.com/watch?v=JRAA4C2OPwg

RT-PCR (COVID): https://dnalc.cshl.edu/resources/covid-19.html

Eletroforese (13/04/2022 - 13/04/2022)

Animação eletroforese:

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/gelelectrophoresis.html

Sequenciamento de DNA (18/04/2022 - 18/04/2022)

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/sangerseq.html

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/cycseq.html

Atividade Barcode - Assíncrono (20/04/2022 - 20/04/2022)

https://dnalc.cshl.edu/resources/animations/dna-barcoding.html

Avaliação 2 (25/04/2022 - 25/04/2022)

Link para acessarem a avaliação:

https://forms.gle/PFdRZqHkrBspGHKi6

O link estará disponível para respostas até sexta-feira, 29/04 as 23h.

Usem apenas os materiais disponíveis no SIGAA para responder, NÃO FAÇAM USO DE CONSULTAS EM SITES DE INTERNET, USEM OS LIVROS DIDÁTICOS QUE DISPONIBILIZO ASSOCIADO AO DIA DE HOJE!

Avaliação 3 Modelo didático (27/04/2022 - 27/04/2022)

O modelo didático deverá ser planejado pelos alunos, que serão orientados pela professora e pelo monitor da disciplina, durante a elaboração deste projeto. O modelo pode consistir de estruturas criadas com qualquer programa on line que permita sua construção em grupo, sem encontros presenciais (ou seja, feito totalmente on-line/remoto) e a avaliação dos modelos levará em conta a criatividade, a originalidade dos projetos, além da precisão da informação fornecida pelo modelo. Uma sugestão de programa que possa ajudar nessa elaboração é o Powtoon. O link a seguir pode dar a vocês uma noção de como ele funciona e ajudar vocês nas ideias para seus trabalhos.  https://www.youtube.com/watch?v=ED4NeXcwf3g

Estrutura do DNA: Felipe, Ana Beatriz, Alane Muniz, Vitor Sousa, Vitória Torrres e José Oliveira.

Estrutura dos genomas: Mirian Layla Jemmes Antonia Mariane Thaynara

Replicação: Rosalina Elane Carlos Manoel Ícaro Monteiro Maria Eduarda Daniela Dias

Transcrição: Thaiz Mateus Isac Joice João Vitor Senna Felipe

Tradução: Ana Luzia, Daniel, Amanda, Giovanna, Lorrane, Mycaela, Erika

PCR: Ariane Alef Anderson Elton Mariana Quéren

Regulação da Expressão Gênica: sem grupo ainda


Exame Final (04/05/2022 - 04/05/2022)

O exame final está disponível no link abaixo e ficará aberto até o dia 07/05 as 23h.

https://forms.gle/tUAiGQcopNJenhTM9

Avaliação da disciplina (09/05/2022 - 09/05/2022)

Gostaria de ter um feedback de vocês sobre a disciplina. O questionário abaixo é totalmente anônimo. Por favor, sintam-se a vontade para sugestões do que acharem necessário.

https://forms.gle/n6ReQ3dS8sHmPK3E9

Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
07 09 14 16 21 23 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 04 09 11
1 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
3 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
9 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020900**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
14 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
26 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015904**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
28 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2020905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2020901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020901**** 10,0 9,9 8,5 9.5 0 AM
2 2019902**** 1,0 0,0 8,5 3.2 0 RN
3 2015905**** 5,5 8,9 6,5 7.0 0 AM
4 2019900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
5 2019904**** 5,5 9,3 9,5 8.1 0 AM
6 2020902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018905**** 7,5 7,8 6,5 7.3 0 AM
9 2019903**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
10 2020905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2019904**** 4,5 9,3 9,5 7.8 0 AM
12 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
13 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
15 2019902**** 10,0 7,4 10,0 9.1 0 AM
16 2020901**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
17 2018904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2019901**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
19 2018902**** 3,3 4,9 6,5 7.0 6.0 0 EF
20 2019901**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
21 2020901**** 8,0 9,3 9,5 8.9 0 AM
22 2019902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2019900**** 10,0 9,6 10,0 9.9 0 AM
24 2019900**** 5,0 7,0 8,5 6.0 6.4 0 EF
25 2019900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2020900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
27 2019904**** 5,0 8,6 9,5 7.7 0 AM
28 2019901**** 10,0 7,9 10,0 9.3 0 AM
29 2017908**** 10,0 9,3 9,5 9.6 0 AM
30 2019904**** 9,0 9,3 9,5 9.3 0 AM
31 2020902**** 1,0 0,0 0,0 0.3 54 RF
32 2019905**** 1,5 4,9 6,5 5.0 4.7 0 RN
33 2020902**** 3,5 9,2 10,0 7.6 0 AM
34 2019901**** 10,0 8,6 10,0 9.5 0 AM
35 2020900**** 8,0 7,0 8,5 7.8 0 AM
36 2019901**** 10,0 8,6 10,0 9.5 0 AM
37 2020900**** 1,0 0,0 0,0 0.3 54 RF
38 2019902**** 5,0 9,3 8,5 7.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As moléculas da hereditariedade; Os ácidos ribonucléicos e os ácidos desoxirribonucléicos; O código genético. Replicação e reparo do Dna; Rearranjos gênicos; A transcrição; Síntese de proteínas, Controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos, Tecnologia do DNA recombinante, Aplicações da PCR em pesquisa básica é aplicada.
Objetivos: Desenvolver conhecimentos sobre as bases moleculares da hereditariedade e sua aplicaçao em pesquisa básica e aplicada.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas, exercícios, aulas práticas com metodologias utilizadas na pesquisa básica e aplicada adaptados para o ensino remoto. Não serão permitidas filmagens das aulas, gravações de audio das aulas ou compartilhamento de materiais fornecidos pela professora da disciplina (como slides, vídeos, atividades, exercícios, avaliações, etc); ou seja, o conteúdo da disciplina produzido pela professora é considerado propriedade intelectual e sua reprodução sem autorização da professora não é permitido.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Serão aplicadas ao todo 3 avaliações. 2 delas consistirão de avaliações com questões objetivas e subjetivas e a terceira será a elaboração de um modelo didático realizado em grupo.
Lembrando que o modelo didático deverá seguir as diretrizes indicadas pela professora.
Média final = [Avaliação I + Avaliação II + Avaliação III] / 3
Obs. O modelo didático deverá ser planejado pelos alunos, que serão orientados pela professora e pelo monitor da disciplina, durante a elaboração deste projeto. O modelo pode consistir de estruturas criadas com qualquer programa on line que permita sua construção em grupo, sem encontros presenciais (ou seja, feito totalmente on-line/remoto) e a avaliação dos modelos levará em conta a criatividade, a originalidade dos projetos, além da precisão da informação fornecida pelo modelo.
A realização de prova de segunda chamada será realizada apenas mediante a apresentação de documentação seguindo a Resolução nº043/95, art 4º.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICAS
WATSON, J. D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4ª ed. Editora Artmed. 2003.
GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética. Guanabara Koogan. 11ª ed. 2016.
KARP, G. Biologia Celular e Molecular: Conceitos e Experimentos. 3ª ed. Editora Manole. 2005.
PIERCE, B.A. Genética: um enfoque conceitual. 5ª ed. Guanabara Koogan, 2016.
COMPLEMENTARES:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA. Revista Genética na Escola. Diversas edições. Acessado em www.geneticanaescola.com.br
LEHNINGER, A.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de bioquímica. 7ª ed. Editora Artmed. 2018.
VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 4. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/02/2022
14/02/2022
Plano de ensino e Introdução
14/02/2022
14/02/2022
Plano de ensino e Introdução
16/02/2022
16/02/2022
Estrutura do DNA
21/02/2022
21/02/2022
Assíncrono: Atividade Gene
21/02/2022
21/02/2022
Estrutura do genoma, cromatina e Nucleossomos
23/02/2022
23/02/2022
Replicação
28/02/2022
28/02/2022
Transcrição
02/03/2022
02/03/2022
Tradução
07/03/2022
07/03/2022
Regulação da expressão gênica
09/03/2022
09/03/2022
Regulação da expressão gênica
14/03/2022
14/03/2022
Tecnologia do DNA recombinante
16/03/2022
16/03/2022
Tecnologia do DNA recombinante
21/03/2022
21/03/2022
Avaliação I
23/03/2022
23/03/2022
Estudo do DNA
28/03/2022
28/03/2022
Estudo do DNA
30/03/2022
30/03/2022
Prática Pipetagem e introdução a prática laboratorial
04/04/2022
04/04/2022
Extração de DNA - assíncrono
06/04/2022
06/04/2022
Extração de DNA e quantificação por espectrofotômetro
11/04/2022
11/04/2022
RT-PCR e demais aplicações - assíncrono
11/04/2022
11/04/2022
PCR - assíncrono
13/04/2022
13/04/2022
Eletroforese
18/04/2022
18/04/2022
Sequenciamento de DNA
20/04/2022
20/04/2022
Atividade Barcode - Assíncrono
25/04/2022
25/04/2022
Avaliação 2
27/04/2022
27/04/2022
Avaliação 3 Modelo didático
04/05/2022
04/05/2022
Exame Final
09/05/2022
09/05/2022
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
21/03/2022 1ª Avaliação
25/04/2022 2ª Avaliação
27/04/2022 3ª Avaliação
09/05/2022 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Exame final questão 4 04/05/2022
Notas finais divulgadas 01/05/2022
Avaliação 1 disponível até 27/03 21/03/2022
Cancelamento aula hoje 14/03 14/03/2022
Lembrando: teremos aula hoje! 28/02/2022
Link para aulas 14/02/2022

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