-

CBT0017 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO III - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre. (08/02/2022 - 08/02/2022)
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre. (09/02/2022 - 09/02/2022)
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais. (15/02/2022 - 15/02/2022)
Atividades do livro. Prática escrita e oral. (16/02/2022 - 16/02/2022)
Aula expositiva, via Google Meet, sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades. Unidade 8. (22/02/2022 - 22/02/2022)
Pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de Exercícios. (23/02/2022 - 23/02/2022)
Unidades 8 e 9 do livro Nuevo Ven 1. (01/03/2022 - 01/03/2022)
Primeira avaliação: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes". (02/03/2022 - 02/03/2022)
Aula extra: atividade assíncrona. (05/03/2022 - 05/03/2022)
Aula Extra.
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido de um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico, com duração de dois dias, para um grupo de jovens. (08/03/2022 - 08/03/2022)
Estudo dirigido para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios. (09/03/2022 - 09/03/2022)
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora. (15/03/2022 - 15/03/2022)
Atividades do livro didático. (16/03/2022 - 16/03/2022)
Aula extra: preparação dos trabalhos a serem apresentados em sala de aula. (19/03/2022 - 19/03/2022)
Aula Extra.
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade. (22/03/2022 - 22/03/2022)
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefas auditiva com a canção Viviré, de Laura Paulsini. Em seguida, comentários para a prática oral. (23/03/2022 - 23/03/2022)
Atividades do livro. (29/03/2022 - 29/03/2022)
Preparação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece. (30/03/2022 - 30/03/2022)
Atividades do livro. Atividades orais e auditivas. Trabalho com a canção Un vestido y un amor. Prática auditva, oral e escrita. (05/04/2022 - 05/04/2022)
Apresentação dos vídeos. Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno. (06/04/2022 - 06/04/2022)
Aula extra: Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil. (09/04/2022 - 09/04/2022)
Aula Extra.
Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno sobre alguma questão sobre o turismo. (12/04/2022 - 12/04/2022)
Apresentação da tradução do vídeo. (13/04/2022 - 13/04/2022)
Fórum e apresentação dos vídeos. (19/04/2022 - 19/04/2022)
Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno. (20/04/2022 - 20/04/2022)
Aula extra: preparação dos trabalhos. (23/04/2022 - 23/04/2022)
Aula Extra.
Atividades: páginas 121, 122, 123 e 125 da unidade 10. (26/04/2022 - 26/04/2022)
Atividade do livro do estudante. (27/04/2022 - 27/04/2022)
Primeiro momento: apresentação dos Podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal. Segundo momento: participação no Fórum. Prática de escrita e expressão oral. (03/05/2022 - 03/05/2022)
Terceira avaliação: Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. A divisão ficou: Maria Luiza: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje [7:29 p. m., 19/4/2022] Glauber Moreira: Deuselina: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo (04/05/2022 - 04/05/2022)
Aula extra: atividades gramaticais e de vocabulário do caderno de exercícios das unidades 8, 9 e 10. (07/05/2022 - 07/05/2022)
Aula Extra.
Apresentação das últimas atividades do livro. (10/05/2022 - 10/05/2022)
Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. As alunas apresentaram as suas sugestões para a realização de atividades para o quarto semestre. (11/05/2022 - 11/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
15 16 22 23 01 02 05 08 09 15 16 19 22 23 29 30 05 06 09 12 13 19 20 23 26 27 03 04 07 10 11
1 2018905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201492**** 2 2 2 4 2 0 2 0 6 0 0 2 2 2 2 4 2 2 2 2 4 2 2 2 2 7 2 2 63
3 2020905**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020905**** 8,5 9,2 9,5 9.1 0 AM
2 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2018905**** 8,3 8,5 8,1 8.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo das situações prático-discursivas da língua espanhola através de atividades de nível pré-intermediário que possibilitem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas da língua (ler, falar, ouvir e escrever), enfatizando a comunicação em situações específicas da área turística, mas não unicamente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas remotas (em decorrência da pandemia do COVID-19) expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR. Nesse sentido, será levado em consideração os seguintes pontos:

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
MOREIRA, Glauber Lima; ALVES COSTA, Lucimara. Análisis de la variación denominativa del léxico del turismo en diccionarios de ELE. Entrepalavras, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 10-29, abr. 2018. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1098>. doi:http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-11098.
MOREIRA, Glauber Lima. ¿Pero es qué todavía es útil usar el diccionario? Un diálogo sobre la importancia de su empleo en la clase de ELE con Concha Maldonado y Odair Nadin. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 2388-2395, set. 2017. ISSN 1984-8412. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2017v14n3p2388>. doi:https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2388.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2022
08/02/2022
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre.
09/02/2022
09/02/2022
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre.
15/02/2022
15/02/2022
Apresentação da turma e da Ementa da disciplina. Atividades com textos. Apresentações escritas e orais.
16/02/2022
16/02/2022
Atividades do livro. Prática escrita e oral.
22/02/2022
22/02/2022
Aula expositiva, via Google Meet, sobre os conteúdos lexicais e gramaticais. Explicação para a elaboração das atividades. Unidade 8.
23/02/2022
23/02/2022
Pesquisa sobre os assuntos da aula e resolução das atividades do Caderno de Exercícios.
01/03/2022
01/03/2022
Unidades 8 e 9 do livro Nuevo Ven 1.
02/03/2022
02/03/2022
Primeira avaliação: "Presentar una fiesta, un plato y una bebida, un cantante, tres puntos turísticos y los medios de transportes".
05/03/2022
05/03/2022
Aula extra: atividade assíncrona.
08/03/2022
08/03/2022
Entrega das provas e comentários. Revisão dos conteúdos estudados. Entrega e apresentação da atividade: cada aluno fará uma fotografia de um lugar turístico bastante conhecido de um país de língua espanhola e elaborará um roteiro turístico, com duração de dois dias, para um grupo de jovens.
09/03/2022
09/03/2022
Estudo dirigido para tirar as dúvidas dos alunos. Resolução de exercícios.
15/03/2022
15/03/2022
Atividade de expressão escrita e compreensão leitora.
16/03/2022
16/03/2022
Atividades do livro didático.
19/03/2022
19/03/2022
Aula extra: preparação dos trabalhos a serem apresentados em sala de aula.
22/03/2022
22/03/2022
Trabalhando as habilidades linguísticas: escrita e oralidade.
23/03/2022
23/03/2022
Trabalho com leitura de poemas e poesias para a prática oral. Comentários sobre o texto e atividades da aula anterior. Tarefas auditiva com a canção Viviré, de Laura Paulsini. Em seguida, comentários para a prática oral.
29/03/2022
29/03/2022
Atividades do livro.
30/03/2022
30/03/2022
Preparação individual do vídeo divulgativo de um ponto turístico em potencial de um lugar brasileiro que o aluno conhece.
05/04/2022
05/04/2022
Atividades do livro. Atividades orais e auditivas. Trabalho com a canção Un vestido y un amor. Prática auditva, oral e escrita.
06/04/2022
06/04/2022
Apresentação dos vídeos. Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno.
09/04/2022
09/04/2022
Aula extra: Tradução de um vídeo divulgativo de um ponto/lugar turístico do Brasil.
12/04/2022
12/04/2022
Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno sobre alguma questão sobre o turismo.
13/04/2022
13/04/2022
Apresentação da tradução do vídeo.
19/04/2022
19/04/2022
Fórum e apresentação dos vídeos.
20/04/2022
20/04/2022
Preparação do Podcast: tema de escolha do aluno.
23/04/2022
23/04/2022
Aula extra: preparação dos trabalhos.
26/04/2022
26/04/2022
Atividades: páginas 121, 122, 123 e 125 da unidade 10.
27/04/2022
27/04/2022
Atividade do livro do estudante.
03/05/2022
03/05/2022
Primeiro momento: apresentação dos Podcasts preparados pelos alunos com um tema de interesse pessoal. Segundo momento: participação no Fórum. Prática de escrita e expressão oral.
04/05/2022
04/05/2022
Terceira avaliação: Apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría y práctica. A divisão ficou: Maria Luiza: Glauber Lima Moreira; Lucimara Alves Costa: La presencia de la variación denominativa en artículos lexicográficos del léxico de turismo: el caso de la hostelería y agencias de viaje [7:29 p. m., 19/4/2022] Glauber Moreira: Deuselina: Jorge Lázaro; Ioana Cornea: El Principio de adecuación en diccionarios especializados multilingües. Un caso de estudio en el área de turismo
07/05/2022
07/05/2022
Aula extra: atividades gramaticais e de vocabulário do caderno de exercícios das unidades 8, 9 e 10.
10/05/2022
10/05/2022
Apresentação das últimas atividades do livro.
11/05/2022
11/05/2022
Entrega das notas e comentários. Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. As alunas apresentaram as suas sugestões para a realização de atividades para o quarto semestre.
Avaliações
Data Descrição
23/02/2022 1ª Avaliação
30/03/2022 2ª Avaliação
04/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 07/02/2022
Link sala Meet 02/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:17