• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CBT0026 - LINGUA ESPANHOLA APLICADA AO TURISMO IV - Turma: 01 (2021.2)

Tópicos Aulas
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre. (08/02/2022 - 08/02/2022)
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre. (09/02/2022 - 09/02/2022)
Aula de boas vindas via Google Meet. Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático adotado. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino remoto (ERE) para as o desenvolvimento eficiente das aulas remotas. Atividades orais, escritas e auditivas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula. (15/02/2022 - 15/02/2022)
Webconferência via google meet: atividades do "Libro del alumno 2" referentes à unidade: 10 del Nuevo Ven 2. Discussão dos conteúdos da unidade 13. (16/02/2022 - 16/02/2022)
Aula síncrona: Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema: https://theconversation.com/de-pestinos-y-torrijas-historia-de-dos-palabras-en-tiempode-cuaresma-155673? fbclid=IwAR0Rhq3Sq3XwEKT34Qn7clLHjEWmvIM3lbG5nJ_M1XzwbGmhqjBk1Ywe09E (22/02/2022 - 22/02/2022)
Webconferência via google meet: Discussão dos conteúdos da unidade 2. Trabalho auditivo e de escrita com canção. Comentários sobre o Chat. (23/02/2022 - 23/02/2022)
Atividades do livro. (01/03/2022 - 01/03/2022)
Primeira avaliação: atividade oral sobre os Pintores Españoles e Hispanoamericanos. (02/03/2022 - 02/03/2022)
Aula extra: atividade assíncrona. (05/03/2022 - 05/03/2022)
Aula Extra.
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentará dois exemplos de manifestações culturais de algum país hispanoamericano, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega sobre a sua postagem. (08/03/2022 - 08/03/2022)
Primeiro momento da aula: Comentários sobre a prova. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita. Trabalho individual. (09/03/2022 - 09/03/2022)
Apresentação do seminário sobre os filmes. Atividade escrita realizada em casa. Socialização aos colegas para a prática da expressão oral e auditiva. (15/03/2022 - 15/03/2022)
Elaboração do podcast sobre o tema de escolha do aluno. (16/03/2022 - 16/03/2022)
Aula extra: atividades de produção textual. (19/03/2022 - 19/03/2022)
Aula Extra.
Apresentaçao dos seminários sobre pintores espanhóis e hispanoamericanos. Apresentação dos seminários sobre os pintores Frida Kahlo e Pablo Picasso. (22/03/2022 - 22/03/2022)
Elaboração do podcast sobre o tema de interesse pessoal. (23/03/2022 - 23/03/2022)
Aula extra: atividades do livro. (26/03/2022 - 26/03/2022)
Aula Extra.
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva. (29/03/2022 - 29/03/2022)
Primeiro momento: Apresentação individual da atividade de expressão escrita e oral com fotografias. Cada aluno apresentará uma foto de um lugar em potencial como forma de atrair possíveis visitantes/turistas ao lugar. Segundo momento: discussão, no grupo, sobre a apresentação de cada aluna. (30/03/2022 - 30/03/2022)
Atividades do livro. (05/04/2022 - 05/04/2022)
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva. de expressão oral e escrita sobre o filme. (06/04/2022 - 06/04/2022)
Aula extra: atividades de produção textual. (09/04/2022 - 09/04/2022)
Aula Extra.
Trabalho com filme para ralização de uma dinâmica na próxima aula. (12/04/2022 - 12/04/2022)
Unidade 11: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo ficará com uma parte para explicar aos colegas. (13/04/2022 - 13/04/2022)
Aula extra: atividades escritas no fórum. Logo em seguida, expressão oral sobre o tema do fórum. (16/04/2022 - 16/04/2022)
Aula Extra.
Atividade do caderno de exercícios em casa. Canção e vídeo: práticas auditiva, leitora, oral e escrita. (19/04/2022 - 19/04/2022)
Preparação dos seminários para a terceira avaliação. (20/04/2022 - 20/04/2022)
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora. (26/04/2022 - 26/04/2022)
Preparação e orientação para o seminário. (27/04/2022 - 27/04/2022)
Aula extra: atividades do caderno de exercícios das unidades 9 e 10. Enviar até o dia 3 de maio. (30/04/2022 - 30/04/2022)
Aula Extra.
Responder às atividades do portfólio online (Libro de Ejercicios) do livro. (03/05/2022 - 03/05/2022)
Aplicação da terceira avaliação expressão oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría ypráctica. A divisão dos capítulos foi a seguinte:Talia: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda; Lívia: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica. (04/05/2022 - 04/05/2022)
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas. (10/05/2022 - 10/05/2022)
Fechamanto das notas e do diário escolar. (11/05/2022 - 11/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI Total
15 16 22 23 01 02 05 08 09 15 16 19 22 23 26 29 30 05 06 09 12 13 16 19 20 26 27 30 03 04 10 11
1 201493**** 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 9,8 9,5 9,2 9.5 0 AM
2 201493**** 7,5 7,0 7,0 7.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas remotas (em decorrência da pandemia do COVID-19) expositivas e participativas;
• Atividades práticas e teóricas;
• Exposição e discussão oral dos discentes;
• Análise e discussão dos conteúdos em documentos autênticos;
• Tarefas individuais e em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A disciplina será ministrada em 60 horas aula através de aulas teóricas e práticas nas quais os alunos terão participação efetiva em atividades práticas envolvendo as quatro principais habilidades da língua: LER, ESCREVER, OUVIR E FALAR, como dito anteriormente. Nesse sentido, será levado em consideração os seguintes pontos:

• Frequência às aulas (75%). Atrasos prolongados podem implicar falta;
• Participação nos trabalhos propostos;
• Pontualidade na entrega das atividades;
• Exposição oral;
• Análise da produção escrita e atividades auditivas;
• Três avaliações parciais e uma final, para o aluno que não obtiver a média.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LLORACH, E. A. Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa, 1994.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MORENO, Concha; TUTS, Martina. Cinco Estrellas: español para el turismo. Madrid: SGEL, 2009.
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro del alumno.
SEÑAS: Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños / Universidad de Alcalá de Henares. Tradução de Eduardo Brandão & Cláudia Berliner. São Paulo, Martins Fontes: 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GARCIA, M. de Los A. J. & HERNÁNDEZ, J. S. Minidicionário Espanhol 3 em 1. São Paulo: Scipione, 2000.
HERMOSO, A. G. et al. Gramática de español lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 1997.
_______, Conjugar es fácil en español. Madrid: Edelsa, 1999.
_______ & DUEÑAS, C. R. ECO. Madrid: Edelsa, 2004
LIMA MOREIRA, Glauber; FERNANDEZ, G. E. (Org.). Enseñanza del español con fines específicos: El caso de la carrera de Turismo. Teoría y práctica. 1. ed. Brasília: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. v. 1. 219p.
MILANI, E. M. Gramática de espanhol para brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2000.
MOREIRA, G. L. El componente cultural en los diccionarios de ELE. Domínios de Lingu@gem, v. 12, n. 4, p. 2240-2263, 19 jan. 2019.
MOREIRA, G. L. et al. Reflexões e ações no ensino e aprendizagem de Espanhol/LE. 2. ed. FORTALEZA: EdUECE, 2019. v. 1. 285p .
NUEVO VEN 2. Francisco Castro, Fernando Marín, Reyes Morales. Edelsa, 2004, Madrid. Libro de ejercicios 2.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/02/2022
08/02/2022
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre.
09/02/2022
09/02/2022
Aula recuperada em outro dia devido ao problema de matrícula que ocorreu no semestre.
15/02/2022
15/02/2022
Aula de boas vindas via Google Meet. Apresentação da ementa da disciplina, comentários sobre as avaliações e apresentação do material didático adotado. Apresentação e explicação da nova modalidade de ensino remoto (ERE) para as o desenvolvimento eficiente das aulas remotas. Atividades orais, escritas e auditivas. Atividades gramaticais e lexicais para a próxima aula.
16/02/2022
16/02/2022
Webconferência via google meet: atividades do "Libro del alumno 2" referentes à unidade: 10 del Nuevo Ven 2. Discussão dos conteúdos da unidade 13.
22/02/2022
22/02/2022
Aula síncrona: Atividade de produção escrita através de Chat sobre o tema: https://theconversation.com/de-pestinos-y-torrijas-historia-de-dos-palabras-en-tiempode-cuaresma-155673? fbclid=IwAR0Rhq3Sq3XwEKT34Qn7clLHjEWmvIM3lbG5nJ_M1XzwbGmhqjBk1Ywe09E
23/02/2022
23/02/2022
Webconferência via google meet: Discussão dos conteúdos da unidade 2. Trabalho auditivo e de escrita com canção. Comentários sobre o Chat.
01/03/2022
01/03/2022
Atividades do livro.
02/03/2022
02/03/2022
Primeira avaliação: atividade oral sobre os Pintores Españoles e Hispanoamericanos.
05/03/2022
05/03/2022
Aula extra: atividade assíncrona.
08/03/2022
08/03/2022
Fórum sobre temas culturais. Cada aluno apresentará dois exemplos de manifestações culturais de algum país hispanoamericano, ademais de fazer dois comentários ou perguntas ao seu colega sobre a sua postagem.
09/03/2022
09/03/2022
Primeiro momento da aula: Comentários sobre a prova. Segundo momento: atividade de compreensão leitora e expressão escrita. Trabalho individual.
15/03/2022
15/03/2022
Apresentação do seminário sobre os filmes. Atividade escrita realizada em casa. Socialização aos colegas para a prática da expressão oral e auditiva.
16/03/2022
16/03/2022
Elaboração do podcast sobre o tema de escolha do aluno.
19/03/2022
19/03/2022
Aula extra: atividades de produção textual.
22/03/2022
22/03/2022
Apresentaçao dos seminários sobre pintores espanhóis e hispanoamericanos. Apresentação dos seminários sobre os pintores Frida Kahlo e Pablo Picasso.
23/03/2022
23/03/2022
Elaboração do podcast sobre o tema de interesse pessoal.
26/03/2022
26/03/2022
Aula extra: atividades do livro.
29/03/2022
29/03/2022
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva.
30/03/2022
30/03/2022
Primeiro momento: Apresentação individual da atividade de expressão escrita e oral com fotografias. Cada aluno apresentará uma foto de um lugar em potencial como forma de atrair possíveis visitantes/turistas ao lugar. Segundo momento: discussão, no grupo, sobre a apresentação de cada aluna.
05/04/2022
05/04/2022
Atividades do livro.
06/04/2022
06/04/2022
Apresentação dos podcast para a prática de expressão oral, compreensão leitora e auditiva. de expressão oral e escrita sobre o filme.
09/04/2022
09/04/2022
Aula extra: atividades de produção textual.
12/04/2022
12/04/2022
Trabalho com filme para ralização de uma dinâmica na próxima aula.
13/04/2022
13/04/2022
Unidade 11: apresentação da unidade em equipe. Cada grupo ficará com uma parte para explicar aos colegas.
16/04/2022
16/04/2022
Aula extra: atividades escritas no fórum. Logo em seguida, expressão oral sobre o tema do fórum.
19/04/2022
19/04/2022
Atividade do caderno de exercícios em casa. Canção e vídeo: práticas auditiva, leitora, oral e escrita.
20/04/2022
20/04/2022
Preparação dos seminários para a terceira avaliação.
26/04/2022
26/04/2022
Atividades do livro e atividade de compreensão leitora.
27/04/2022
27/04/2022
Preparação e orientação para o seminário.
30/04/2022
30/04/2022
Aula extra: atividades do caderno de exercícios das unidades 9 e 10. Enviar até o dia 3 de maio.
03/05/2022
03/05/2022
Responder às atividades do portfólio online (Libro de Ejercicios) do livro.
04/05/2022
04/05/2022
Aplicação da terceira avaliação expressão oral: apresentação dos Seminários sobre os capítulos do livro: Enseñanza de español con fines específicos: el caso de la carrera de turismo. Teoría ypráctica. A divisão dos capítulos foi a seguinte:Talia: Sabrina Lafuente: La enseñanza de la traducción para el turismo y la formación de profesores de ELE: experiencias en el Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda; Lívia: Odair Luiz Nadin; Lígia De Grandi: Enseñanza y aprendizaje de Lenguas para Fines Específicos: un puente entre Terminología y Lexicografía Didáctica.
10/05/2022
10/05/2022
Encerramento da disciplina com a avaliação dos alunos sobre as aulas.
11/05/2022
11/05/2022
Fechamanto das notas e do diário escolar.
Avaliações
Data Descrição
02/03/2022 1ª Avaliação
30/03/2022 2ª Avaliação
04/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das aulas 07/02/2022
Link sala Meet 02/02/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 19:16