-
PPGGEO050 - ESTUDOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA GEOGRAFIA ESCOLAR - Turma: 01 (2022.1)
Introdução à Disciplina
. Apresentação pessoal/profissional da docente e discentes
. Objetivos procedimentais:
- Realização de seminários (técnica de estudo)
- Elaboração de Ensaio didático
Recomendações de leitura:
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cinetífica. São Paulo: Atlas, 1991.
https://forumturbo.org/wp-content/uploads/wpforo/default_attachments/1553321464-Metodologia-do-trabalho-cientfico-Eva-M-Lakatos-e-Marina-de-A-Marconi.pdf
Fazer a leitura do Capítulo 1 - Procedimentos didáticos (p.19-43)
Fundamentos da Psicologia da Educação
Referência Básica:
ALMEIDA, Ana lúcia; VALERIÃO, Kelin (org.). Fundamentos da Psicologia da Educação. Pelotas: NEPFIL, 2015
https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2019/02/3-fundamentos-psicologicos-da-educacao.pdf
Capítulo 1 - Introdução à Ciência Psicologia
Capítulo 2 - Fundamentos Psicológicos da Educação e os Principais Teorias
Abordagens Psicológicas:
Inativismo
Ambientalismo
Interacionismo: Jean Piaget, Vygotsky e Henri Wallon
Vídeos a serem estudados:
Jean Piaget
https://www.youtube.com/watch?v=2OzhE4pX_ng
https://www.youtube.com/watch?v=JhqQ3hvfyr0&t=52s
https://www.youtube.com/watch?v=7gpLDX9IIA0
Lev Vygotsky
https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE
Henry Wallon
https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8&t=179s
https://www.youtube.com/watch?v=UADZKLqtses
https://www.youtube.com/watch?v=fOyrHN0mOLg
Bibliografia Recomendada:
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kolk de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussçao. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
Capítulo 1 - O lugar da interação social na concepção de Jean Piaget
Capítulo 2 - Vygotsky e o processo de formação de conceitos
Continuação das apresentações dos vídeos:
Teorias Psicogenéticas em discussão
Parte 2 - Afetividade e cognição
- Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget (Grupo 1 - Elismar e Helson)
- O problema da afetividade em Vygotsky (Grupo 2 - Daniel e Rodiney)
Finalização do Seminário
- Desenvolvimento do Juizo moral e a afetividade em Jean Piaget (apresentação dos questionamentos, debate, apresentação das sínteses do seminário; orientação para a construção das novas sínteses)
- Apresentação do Seminário O problema da afetividade em Vygotsky e comentários (para a próxima aula serão encaminhadas as questões, debate e apresentação das Sínteses)
Apresentação: Daniel e Rodiney
Comentaristas: Brucily, Lívia, Maria Mikael e Elimar
Debatedores: Luciano, Neurilene, Leide e Edinete
Secretários (elaboração das sínteses): Samuel. Josemilia, Helson e Gerlane
"Os sentimentos modificam opensamento, a ação e o entorno;
a ação modifica o pensamento, os sentimentos e o entrono;
o entorno influi nos pensamentos , nos sentimentos e na ação;
os pensamentos influem no sentimento, na ação e no entorno."
José Antônio Marina
Grupo 3 - Lívia e Maria Mikael
Grupo 4 - Gerlane e Edinete (relatoras)
Comentaristas: Luciano, Neurilene, Leide e Rodiney
Debatedores: Samuel, Josemília, Helson e Lívia
Secretaria: Brucily, Elismar e Daniel
Grupo: Gerlane e Edinete
Grupo: Lívia e Maria Mikael
Grupo: Samuel e Josemilia - Aprendizagem Significativa (início)
Grupo: Samuel e Josemilia - Aprendizagem Significativa (continuação)
Comentaristas: Luciano, Edinete, Gerlane, Leide
Denatedores: Elismar, Brucily, Daniel, Lívia.
Relatórios: Helson e Neurilene
Grupo: Luciano e Brucily - Educação Geográfica: A Psicogenética e o Conhecimento Escolar
Comentarista: Samuel, Helson, Lívia, Neurilene
Debatedores: Gerlane. Maria Mikael, Daniel, Elismar
Relatório: Edinete e Samuel
Cotidiano, mediaçaõ pedagógica e formação de coceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia - Lana de Souza Cavancanti
Relatores: Neurilene e Leide Daiane
Comentaristas: Daniel, Brucily, Edinete, Helson
Debatedores: Luciano, Samuel e Gerlane
* Socialização oral das propostas dos ensaios acadêmicos
Texto básico da aula
Cuidado Escola!
Devolutiva oral dos ensaios produzidos: aspectos positivos e as incosistências
Texto de Durkheim - Educação e Sociologia
O contexto da educação no sistema capitalista
Continuação do texto de Durkheim - Educação e Sociologia: aspectos da educação no capitalismo
Apreciação sobre o 1 Seminário de Pesquisa do PPGGEO
Nenhum item foi encontrado
Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.
Início
Fim
Título
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 22:55