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PPGFIL/CCHL017 - TÓPICOS ESPECIAIS DE FILOSOFIA POLÍTICA I - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Plano de curso (25/01/2022 - 25/01/2022)
   Plano de Curso 
1. A busca de perfeição corporal nas Artes visuais e na Filosofia (01/02/2022 - 01/03/2022)
1.1 Corpo x Alma na filosofia 1.2 O ideal de corporeidade nas artes 1.3 A ruptura contemporânea dos paradigmas de beleza corporal
2. Tecnologias Políticas do Corpo (08/03/2022 - 05/04/2022)
2.1 A sociedade normalizadora; 2.2 A categoria do abjeto a partir de Júlia Kristeva e Judith Butlher.
3. Corpos antinormativos (12/04/2022 - 10/05/2022)
3.1 O lócus da nudez dos corpos das pessoas com deficiência nas artes visuais
Seminário (17/05/2022 - 17/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL Total
25 01 08 15 22 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 33
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2021100**** 7,0 10,0 10,0 9.0 0 AM
4 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2022100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
6 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2022100**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
8 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2022100**** 9,5 8,0 9,5 9.0 0 AM
10 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
11 2022100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 33 RF
12 2022100**** 8,5 10,0 10,0 9.5 0 AM
13 2021100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
14 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 3 AM
15 2022100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2022100**** 10,0 9,0 10,0 9.7 3 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As disciplinas dessa sequência têm como objetivo o aprofundamento dos tópicos estudados na disciplina Introdução à Ética e à Filosofia Política, enfatizando o estudo das discussões contemporâneas sobre os problemas clássicos da área da filosofia política, como a definição dos limites do poder do Estado, o da determinação de quais são os deveres e liberdades que devem ser protegidos e o da escolha da melhor forma de governo e de sua legitimação. Além disso, serão examinados temas e perspectivas caracteristicamente contemporâneas, como o debate liberalismo vs. comunitarismo, a filosofia política feminista, o multiculturalismo, o reconhecimento de minorias sexuais e os limites ético-políticos do nacionalismo.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Metodologia
A disciplina desenvolver-se-á nos seguintes momentos
a) Aula expositiva pelo professor;
b) Mini seminários em grupo, para fixação e/ou aprofundamento dos conteúdos;
c) Discussões coletivas em sala de aula, precedidas de leitura obrigatória individual dos alunos;
d) Orientação individualizada do aluno pelo professor;
e) Produção escrita individual pelos alunos
f) Participação em debates sobre questões postadas no SIGAA


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliação

1° Seminário (3,0 pontos);
2° Artigo Científico (7,0 pontos);
Horário de atendimento: 10 às 12h Sexta-feira
Bibliografia: Referências
AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Trad. Davi Pessoa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão e Apresentação Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
________. Essays in Understanding: 1930-1954. New York: Schocken Books, 2005.
________. Reflextions on Literature and Culture. California: Stanford Press, 2007.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BUTLER, Judith. Corpos que Importam: Os limites discursivos do “sexo”. Trad. Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: n-1 edições; Crocodilo Edições, 2019.
________. Como os corpos se tornam matéria. (Entrevista). PRINS, Baukje e MEIJER, Irene Costera. Estudos Feministas. Ano 10, 2002, p.155-167.
_______. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CASTELO BRANCO, Guilherme; VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault: Filosofia & Política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Tradução de Ingrid Muller Xavier. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
COURTINE, Jean-Jacques. História do Corpo: As mutações do olhar: O século XX. Trad Ephraim Ferreira Alves. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
DUARTE, André. Vidas em Rico: crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Trad.de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
_________. Em defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
_________. Herculine Barbin: o diário de um hermafrodita. Trad. de Irley Franco. Rio de Janeiro: F. Alves, 1982.
_________. Microfíisica do poder. 4. Ed. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.
_________. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Trad. de Eduardo Bandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
_________. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Trad. de Eduardo Bandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010b.
_________. Sujeito e Poder. In: DREYFUS, H. & RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Universitária, 1995.
_________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 42. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GILBERT, Ana Cristina Bohrer; KELLERMAN, Paulo. Geografias corporais: dança, corpo e deficiência. Interface (Botucatu). 2020; p.1-28.
IRWIN, L. Rita; DIAS, Belidson (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
LAGEIRA, Jacinto; HUSSAK, Pedro; DUARTE, Rodrigo Duarte (Org.) Artes do corpo, corpos da arte. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
MONTEIRO, Rafael. O Nascimento das Tupiniquins – Amapô. Disponível em: https://www.instagram.com/rafaelmmartes/. Acesso em: 14 de setembro de 2020.
MORAES, Daniel. Mão-fenômeno. Disponível em: https://www.instagram.com/danielmoraesss/. Acesso em: 13 de setembro de 2020.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2017.
MARQUES, Fernando M. Corpo, género e sexualidade nas artes visuais. Exedra Revista Científica ESEC, 2014, p. 65-72.
MARQUES, Roberta Letícia Pereira. Corpo deseducado: Gênero, performance e política do corpo em poéticas visuais. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais, 2014.
MARQUES, Roberta Letícia Pereira; BERARDO, Rosa Maria. Corpo monstro: estratégias de deseducação do corpo feminino a partir de uma poética visual. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual Goiânia-GO: UFG, FAV, 2013, p. 539-549.
PÁLBERT, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009.
RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. Figuras de Foucault. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
SANTOS, Adriana. Sem título. Disponível em: https://www.instagram.com/ateliemonstro/. Acesso em: 13 de setembro de 2020.
SILVA, William da; BLANCA, Rosa. Nudez masculina: homoerotismo e artes visuais no Rio Grande do Sul. Revista Seminário de História da Arte. VOLUME 01, Nº 07, 2018, p. 1-21.
TRACEY, Warr. El Cuerpo del Artista. London: Phaidon Press, 2013.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Portugal: Nova Vega, 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/01/2022
25/01/2022
Plano de curso
01/02/2022
01/03/2022
1. A busca de perfeição corporal nas Artes visuais e na Filosofia
08/03/2022
05/04/2022
2. Tecnologias Políticas do Corpo
12/04/2022
10/05/2022
3. Corpos antinormativos
17/05/2022
17/05/2022
Seminário
Avaliações
Data Descrição
05/04/2022 1ª Avaliação
10/05/2022 2ª Avaliação
17/05/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Aula 14 de junho 10/06/2022
Retorno das aulas 06/06/2022
Referências para as próximas aulas 15/03/2022
Início das aulas 14/03/2022
Link das Aulas do Semestre 06/02/2022

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