JOSE EDUARDO SAMPAIO BORGES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

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jose eduardo sampaio borges

AFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

PPGPP061 - CULTURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Início da disciplina. Leitura antecipada dos textos da Unidade Zero, por dicentes, (07/03/2022 - 07/03/2022)
Apresentação docente e discente. Apresentação do programa. Definições da condução da disciplina.
Unidade Zero: Novas questões mundiais: crise do corona vírus, guerra na Ucrânia: resenhos nas tessituras socioculturais? (14/03/2022 - 14/03/2022)
Inicio da Unidade I: Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens (21/03/2022 - 21/03/2022)
Continuação Unidade I (28/03/2022 - 28/03/2022)
Continuação Unidade I (04/04/2022 - 04/04/2022)
Conclusão Unidade I: (11/04/2022 - 11/04/2022)
Inicio Unidade II: Cultura, Identidades e Políticas Públicas (18/04/2022 - 18/04/2022)
Continuação Unidade II (25/04/2022 - 25/04/2022)
Continuação Unidade II (02/05/2022 - 02/05/2022)
Continuação Unidade II (09/05/2022 - 09/05/2022)
Conclusão Unidade II (16/05/2022 - 16/05/2022)
Não Haverá Aula (30/05/2022)

Ferias docentes

Licença medica da professora (13/06/2022 - 13/06/2022)
Não Haverá Aula (13/06/2022)

Liecnça medica da professora

Inicio Unidade III: Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos. (20/06/2022 - 20/06/2022)
Continuação da Unidade III (27/06/2022 - 27/06/2022)
Continuação da Unidade III (04/07/2022 - 04/07/2022)
Continuação da Unidade III (11/07/2022 - 11/07/2022)
Conclusão da disicplina (15/07/2022 - 15/07/2022)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 20 27 04 11 15
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 8
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 8
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 8
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2022100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 8,5 8.5 4 AM
2 2022100**** 8,8 8.8 4 AM
3 2022100**** 8,0 8.0 4 AM
4 2022100**** 8,8 8.8 4 AM
5 2021100**** 8,0 8.0 8 AM
6 2022100**** 8,5 8.5 8 AM
7 2021100**** 8,0 8.0 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais - dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias - diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP<br />Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h - Semestre: 2022-1<br />Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais<br />Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais -<br />dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias -<br />diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.<br />Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus<br />Objetivos: <br />Geral: <br />Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões <br />empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19<br />Específicos:<br />- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e <br />interlocuções recíprocas;<br />- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade <br />em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;<br />- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; <br />- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções/aplicações de <br />conteúdos estudados em seus próprios objetos de estudo.<br />PLANO DE CURSO<br />UNIDADE 0. (1 sessão de 4 h )<br />Novas questões mundiais: crise do corona vírus, guerra na Ucrânia: resenhos nas tessituras <br />socioculturais?<br />Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial <br />do corona vírus e a guerra na Ucrânia. <br />Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.<br />Referências básicas1<br />FERRARO, Vicente..O que está por trás da crise entre a Rússia, Ucrânia e Otan?<br />https://www.poder360.com.br/opiniao/o-que-esta-por-tras-da-crise-entre-a-russia-ucrania-e-otan/ (T 1)<br />FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social <br />del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/<br />(T 2)<br />Referências complementares/aprofunadamento<br />MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-odireito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril/2020. Acesso em 2 de maio/2020 <br />SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: <br />https://www.sul21.com.br/ <br />SOUSA, Deywisson Ronaldo Oliveira de; et al. Guerra híbrida e ciberconflitos: uma análise das ferramentas <br />cibernéticas nos casos da Síria e conflito Rússia-Ucrânia, Revista eletrônica Estácio. Edição Especial de Relações <br />Internacionais. V. 5, n° 3, 2019<br />TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n1edicoes.org/textos/126<br />UNIDADE I<br />Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (4 sessões de <br />4 horas = 16 horas)<br />Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da <br />Cultura, Estudos Culturais, e Estudos Decoloniais. Aulas expositivas e discursivas.<br />Referências básicas<br /> <br />1Além das referências básicas, por unidade, há indicações de leituras complementares e de aprofundamento. <br />Poderão ocorrer substituições/ inclusões, a criterio da professora.<br />2<br />AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista <br />Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)<br />BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)<br />BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 19-42 (T 3)<br />BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand <br />Brasil, 2009, p. 7-16 (T 4)<br />CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O <br />poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-92 (T5)<br />GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das <br />culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 6) <br />HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T <br />7) <br />NASCIMENTO, Fernanda. Estudos culturais e estudos descoloniais: diálogos e rupturas na construção de <br />uma pesquisa de recepção. Novos Olhares. Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a <br />Produtos/ECA-USP. Vol.7, n.1, 2018, p. 80-87 (T 8)<br />RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, <br />jan./abr. 2015, p. 21-31(T 9)<br />WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. <br />Departamento de Letras. USP). 12 p. (T10)<br /> <br />Referências complementares/aprofundamento<br />BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 70-104 <br />HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. <br />Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218.<br />ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ <br />2002, p. 19-32 <br />WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva <br />(org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. <br />UNIDADE II <br />Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)<br />Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, <br />no Brasil e na América Latina<br />Referências básicas: <br />BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; <br />OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: <br />Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)<br />CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; <br />BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)<br />CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, <br />Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 <br />Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço <br />latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, <br />1990, p. 13-61 (T4)<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T4 - 6- T 10) - Sessaõ 2 (T3 - T8- T9) ? Sessão 3 (T1 ? T7) - Sessão 4 (T2 -T5)<br />3<br />CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. <br />Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)<br />HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & <br />Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: <br />http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T6)<br />HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais <br />Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 7)<br />RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, <br />Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, <br />2007, p 12-36 (T8)<br />VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino <br />Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T9)<br />Atividade coletiva, extra-classe:<br />Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. <br />Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá <br />apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de <br />cultura do PNC e do SNC.<br />BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: <br />MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T10) <br />BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e <br />Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T11)<br />Referências complementares/aporfundamento<br />DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. <br />Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 <br />HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. <br />Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941<br />MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-<br />32, 2017<br />MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, <br />Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, <br />2009, p. 216-222.<br />UNIDADE III<br />Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.<br />Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as <br />e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)<br />Sessão Especial<br />Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP<br />( 1 sessão= 4 horas)<br />Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de <br />Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs <br />Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)<br />Desenvolvimento: serão apresentados dois ED´s por sessão2<br /> <br />2 Serão apresentados, cada um, por um/a discente. A escolha dos temas ficará a criterio de cada um/a. A <br />programação/dinâmica das sessões será comunicada.<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T6 ? T 7- T 9 ) - Sessão 2 (T3 ? T4- T5) ? Sessão 3 (T1 ? T2- T 8) sessão 4 ( T 10- T11)<br />4<br />ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS<br />ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma <br />Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV? Dezembro/2016, 10 p.<br />DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre <br />cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152<br />QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. <br />(Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.<br />ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS<br />ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: <br />FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.<br />BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da <br />cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239<br />MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La <br />ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116<br />ED 3- RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO<br />CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE <br />OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: <br />Editora UNESP, 2006: 19-58<br />HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e <br />mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no <br />Brasil, 2003, p. 335-352<br />MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-<br />281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. <br />Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-criticaafricano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />ED 4- IDENTIDADES GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS<br />BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de <br />gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42<br />GROSSI, Mirian Pilar. Identidade de gênero e sexualidade, 2012. http://miriamgrossi.paginas.ufsc.br<br />SEDGWICK, Eve Kosofky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007, p. <br />19-54.<br />ED 5- MULHERES EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DECOLONIAAIS<br />COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), <br />2017, [n/p], 23 p.<br />MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes?<br />Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36<br />OY?WÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e <br />o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OY?WÙMÍ, Oyèrónké. <br />Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African <br />Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA <br />Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes. Disponível em: <br />https://filosofia-africana.weebly.com<br />ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO: MASSA, TRIBOS, ?PÓS-VERDADE? <br />ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo <br />contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102<br />5<br />SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em <br />(Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249. <br />MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais <br />UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 <br />ED 7 - ESTÉTICA: CULTURA, POLITICA, ARTE E SOCIEDADE<br />FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. <br />Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218<br />MARIMBA Ani. Estética: O Poder dos Símbolos In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do <br />pensamento e comportamento cultural europeu. Wordpress, 2015, p. 199-236 Disponível em: <br />https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-dopensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire <br />Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. <br />Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849<br /> **************************************<br />Processo de avaliação:<br />Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, <br />observância de horários, e compromisso, por meio de: <br />-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de <br />aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo?<br />(seminários).<br />O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis <br />através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou <br />trabalhos escritos e fichamentos de textos.<br />Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada <br />discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora. <br />******************************************************************************************************************<br />OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)<br />ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa <br />fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 <br />ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. <br />ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. <br />In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. <br />93-114. <br />BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. <br />89-117, 2013<br />BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. <br />Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68<br />BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.<br />BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. <br />Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26<br />BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas <br />simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 <br />BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. <br />BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de <br />região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.<br />BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.<br />6<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre <br />cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. <br />57-67 (T 4-c)<br />CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de <br />Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.<br />GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível <br />em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf<br />CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-<br />60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html<br />CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de <br />Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: <br />https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. 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Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para <br />um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. <br />Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p.<br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento <br />regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE, 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: <br />o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, <br />2014. <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional ?1 MINUTO <br />PARA A DANÇA?. Teresina, outubro de 2016, 17 p.<br />MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1-<br />Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85<br />MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. 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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP<br />Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h - Semestre: 2022-1<br />Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais<br />Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais -<br />dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias -<br />diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.<br />Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus<br />Objetivos: <br />Geral: <br />Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões <br />empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19<br />Específicos:<br />- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e <br />interlocuções recíprocas;<br />- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade <br />em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;<br />- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; <br />- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções/aplicações de <br />conteúdos estudados em seus próprios objetos de estudo.<br />PLANO DE CURSO<br />UNIDADE 0. (1 sessão de 4 h )<br />Novas questões mundiais: crise do corona vírus, guerra na Ucrânia: resenhos nas tessituras <br />socioculturais?<br />Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial <br />do corona vírus e a guerra na Ucrânia. <br />Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.<br />Referências básicas1<br />FERRARO, Vicente..O que está por trás da crise entre a Rússia, Ucrânia e Otan?<br />https://www.poder360.com.br/opiniao/o-que-esta-por-tras-da-crise-entre-a-russia-ucrania-e-otan/ (T 1)<br />FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social <br />del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/<br />(T 2)<br />Referências complementares/aprofunadamento<br />MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-odireito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril/2020. Acesso em 2 de maio/2020 <br />SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: <br />https://www.sul21.com.br/ <br />SOUSA, Deywisson Ronaldo Oliveira de; et al. Guerra híbrida e ciberconflitos: uma análise das ferramentas <br />cibernéticas nos casos da Síria e conflito Rússia-Ucrânia, Revista eletrônica Estácio. Edição Especial de Relações <br />Internacionais. V. 5, n° 3, 2019<br />TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n1edicoes.org/textos/126<br />UNIDADE I<br />Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (4 sessões de <br />4 horas = 16 horas)<br />Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da <br />Cultura, Estudos Culturais, e Estudos Decoloniais. Aulas expositivas e discursivas.<br />Referências básicas<br /> <br />1Além das referências básicas, por unidade, há indicações de leituras complementares e de aprofundamento. <br />Poderão ocorrer substituições/ inclusões, a criterio da professora.<br />2<br />AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista <br />Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)<br />BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)<br />BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 19-42 (T 3)<br />BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand <br />Brasil, 2009, p. 7-16 (T 4)<br />CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O <br />poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-92 (T5)<br />GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das <br />culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 6) <br />HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T <br />7) <br />NASCIMENTO, Fernanda. Estudos culturais e estudos descoloniais: diálogos e rupturas na construção de <br />uma pesquisa de recepção. Novos Olhares. Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a <br />Produtos/ECA-USP. Vol.7, n.1, 2018, p. 80-87 (T 8)<br />RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, <br />jan./abr. 2015, p. 21-31(T 9)<br />WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. <br />Departamento de Letras. USP). 12 p. (T10)<br /> <br />Referências complementares/aprofundamento<br />BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 70-104 <br />HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. <br />Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218.<br />ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ <br />2002, p. 19-32 <br />WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva <br />(org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. <br />UNIDADE II <br />Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)<br />Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, <br />no Brasil e na América Latina<br />Referências básicas: <br />BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; <br />OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: <br />Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)<br />CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; <br />BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)<br />CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, <br />Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 <br />Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço <br />latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, <br />1990, p. 13-61 (T4)<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T4 - 6- T 10) - Sessaõ 2 (T3 - T8- T9) ? Sessão 3 (T1 ? T7) - Sessão 4 (T2 -T5)<br />3<br />CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. <br />Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)<br />HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & <br />Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: <br />http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T6)<br />HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais <br />Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 7)<br />RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, <br />Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, <br />2007, p 12-36 (T8)<br />VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino <br />Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T9)<br />Atividade coletiva, extra-classe:<br />Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. <br />Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá <br />apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de <br />cultura do PNC e do SNC.<br />BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: <br />MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T10) <br />BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e <br />Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T11)<br />Referências complementares/aporfundamento<br />DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. <br />Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 <br />HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. <br />Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941<br />MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-<br />32, 2017<br />MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, <br />Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, <br />2009, p. 216-222.<br />UNIDADE III<br />Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.<br />Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as <br />e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)<br />Sessão Especial<br />Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP<br />( 1 sessão= 4 horas)<br />Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de <br />Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs <br />Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)<br />Desenvolvimento: serão apresentados dois ED´s por sessão2<br /> <br />2 Serão apresentados, cada um, por um/a discente. A escolha dos temas ficará a criterio de cada um/a. A <br />programação/dinâmica das sessões será comunicada.<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T6 ? T 7- T 9 ) - Sessão 2 (T3 ? T4- T5) ? Sessão 3 (T1 ? T2- T 8) sessão 4 ( T 10- T11)<br />4<br />ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS<br />ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma <br />Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV? Dezembro/2016, 10 p.<br />DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre <br />cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152<br />QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. <br />(Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.<br />ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS<br />ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: <br />FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.<br />BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da <br />cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239<br />MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La <br />ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116<br />ED 3- RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO<br />CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE <br />OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: <br />Editora UNESP, 2006: 19-58<br />HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e <br />mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no <br />Brasil, 2003, p. 335-352<br />MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-<br />281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. <br />Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-criticaafricano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />ED 4- IDENTIDADES GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS<br />BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de <br />gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42<br />GROSSI, Mirian Pilar. Identidade de gênero e sexualidade, 2012. http://miriamgrossi.paginas.ufsc.br<br />SEDGWICK, Eve Kosofky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007, p. <br />19-54.<br />ED 5- MULHERES EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DECOLONIAAIS<br />COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), <br />2017, [n/p], 23 p.<br />MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes?<br />Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36<br />OY?WÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e <br />o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OY?WÙMÍ, Oyèrónké. <br />Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African <br />Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA <br />Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes. Disponível em: <br />https://filosofia-africana.weebly.com<br />ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO: MASSA, TRIBOS, ?PÓS-VERDADE? <br />ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo <br />contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102<br />5<br />SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em <br />(Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249. <br />MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais <br />UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 <br />ED 7 - ESTÉTICA: CULTURA, POLITICA, ARTE E SOCIEDADE<br />FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. <br />Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218<br />MARIMBA Ani. Estética: O Poder dos Símbolos In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do <br />pensamento e comportamento cultural europeu. Wordpress, 2015, p. 199-236 Disponível em: <br />https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-dopensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire <br />Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. <br />Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849<br /> **************************************<br />Processo de avaliação:<br />Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, <br />observância de horários, e compromisso, por meio de: <br />-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de <br />aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo?<br />(seminários).<br />O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis <br />através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou <br />trabalhos escritos e fichamentos de textos.<br />Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada <br />discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora. <br />******************************************************************************************************************<br />OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)<br />ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa <br />fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 <br />ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. <br />ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. <br />In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. <br />93-114. <br />BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. <br />89-117, 2013<br />BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. <br />Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68<br />BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.<br />BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. <br />Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26<br />BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas <br />simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 <br />BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. <br />BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de <br />região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.<br />BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.<br />6<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre <br />cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. <br />57-67 (T 4-c)<br />CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de <br />Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.<br />GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível <br />em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf<br />CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-<br />60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html<br />CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de <br />Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: <br />https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de <br />Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: <br />https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a)<br />CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias <br />para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236<br />CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora <br />Itatiaia, 2000.<br />CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição. O clássico e o popular na modernidade latinoamericana. SÉRIE ANTROPOLOGIA 109. Brasília, UnB, 1991, 28 p. <br />CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, <br />poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998<br />CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012<br />CHAUÌ, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, 23, 1995, p. 72-84. <br />COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da <br />atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: <br />https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/<br />COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: <br />http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf<br />CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000. <br />DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67.<br />DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-books. Brasil.com, 2003. Disponível em: <br />http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf<br />DUSSEl, Enrique. Estética e ser. En: ______ Historia de la filosofía latinoamericana y filosofía de la <br />liberación, Bogotá: Nueva America, 1994, p. 289-296<br />ECOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais. Uma versão latino-americana. Belo <br />Horizonte: Autêntica, 2010.<br />FLEURY. Laurent. Sociologia da cultura e das práticas culturais. São Paulo: Editora SENAC, 2009, p. <br />19-40/ p 131-158 <br />GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 <br />GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In: _____ O saber local. Novos ensaios em antropologia <br />interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1999, p 142- 181<br />GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2002<br />GIMÉNEZ, Gilberto. Identidades étnicas: estado de la cuestión. En: REINA, Letícia (coord.). Los Retos de <br />la etnicidad en los estados-nación del siglo XXI. México: CIESAS/INI/Porrúa, 2000, p. 45-70 <br />HALL, Stuart. Notas sobre a desconstrução do ?popular?. In: Da diáspora. Identidades e mediações <br />culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003, p 247-264<br />HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas. <br />In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p 169-214<br />7<br />IANNI, Octavio. Revolução e cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983, p 63-84<br />IANNI, Octavio. Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1991, pp, 161-<br />188<br />LONDOÑO, Herando. Políticas culturales: la producción historiográfica sobre América Latina en la primera <br />mitad del siglo XX. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, vol. 44, núm. 1, EneroJunio/2017, p. 363-385.<br />MANHEIM, Karl. Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2014<br />MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: <br />Editora UFRJ, 1997 <br />MENDES, José Manuel Oliveira. O desafio das identidades. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). A <br />globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez Editora, 2020, p. 503-540 <br />MICELI, Sergio; PONTES, Heloisa Pontes (orgs.). Cultura e sociedade: Brasil e Argentina. São Paulo, <br />Edusp, 2014 <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. Gestão pública da cultura no Piauí: uma trajetória. Palestra de <br />abertura do Seminário ?Cultura e Gestão Pública no Piauí: um debate necessário?. Universidade Federal do <br />Piauí, Teresina, 7 de julho de 2017 <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de Moraes. Cultura e direitos culturais na Constituição Estadual do Piauí: <br />uma leitura. Curso de Especialização para Gestores Culturais do Nordeste, 2012, 7 p. <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. Ruralidades, cultura, e desenvolvimento, no Brasil: provocações para <br />um debate necessário. Seminário Organização e Impactos da Cultura no Desenvolvimento Regional. <br />Representação Regional/NE do MinC, Recife-PE, 28/8 2014, 14p.<br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. ?A gente quer comida, diversão e arte? (Cultura e desenvolvimento <br />regional e territorial com foco nas ruralidades). SOBER NE, 2014. Novos desafios para o desenvolvimento: <br />o Nordeste tem sede de quê? Encontro Regional Nordeste SOBER. 29 a 31 de out./2014. Caruaru-PE, <br />2014. <br />MORAES, Maria Dione Carvalho de. Dança e ambiente cultural. Palestra. Fórum Nacional ?1 MINUTO <br />PARA A DANÇA?. Teresina, outubro de 2016, 17 p.<br />MORIN, Edgar. Os Campos Estéticos. In: Cultura de massas no século XX. O espírito do tempo 1-<br />Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 77-85<br />MOTA, Carlos Guilherme. Ideologia da cultura brasileira. São Paulo: Ed. 34, 2008.<br />OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O eu, suas identidades e o mundo moral, Revista ANTHROPOLÓGICAS, <br />ano 9, volume 16(2), 2005, p. 9-40<br />OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Os (des)caminhos da identidade. RBCS. Vol. 15, n<br />o 42, fevereiro/2000, <br />p. 7-21<br />ORTIZ, Renato. Estado, cultura popular e identidade nacional. In: Cultura brasileira e identidade nacional. <br />São Paulo: Brasiliense, 2006, p 127-147<br />ORTIZ, Renato. Estudos culturais. Tempo Social ? USP, junho 2004, p. 119-127. <br />PAIVA, Márcia de; MOREIRA, Maria Ester (Coord.). Cultura. Substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro <br />Cultural Banco do Brasil/São Paulo: Ed. 34, 1996.<br />PIERUCCI, Antônio. Flávio. Problemas com a igualdade (ou: ciladas da diferença II). In: ADORNO, S. (org.) <br />A sociologia entre a modernidade e a contemporaneidade. Porto Alegre: PPGS/UFRGS, 1993, p. 149-<br />165 <br />PRYSTHON, Ângela. Revisitando a antropofagia: os estudos culturais brasileiros nos anos 90. FAMECOS. <br />Porto Alegre, nº 17, abril 2002, p 101-110<br />QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no Brasil. Tempo Social - Rev. <br />Sociologia da USP. São Paulo, 1(1), 1. sem. 1989, p 18-31.<br />ROCHA, Renata. Políticas culturais na América Latina: uma abordagem teórico-conceitual. Poli. Cult. Rev.<br />Salvador, vol. 9, n. 2, jul./dez./ 2016, p.674-703<br />RUBEN, Gullermo Raul. Teoria da identidade: uma crítica .Anuário Antropológico/86. Editora <br />Universidade de Brasília/T empo Brasileiro, 1988, p. 75-92 <br />8<br />RUBIM, Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (orgs). Políticas culturais no Brasil. Salvador, EDUFBA, <br />2007 <br />SANTOS, Maria Lourdes Lima do. Questionamento à volta de três noções (a grande cultura, a cultura <br />popular, a cultura de massas). Análise Social, vol. XXIV (101-102), 1988 (2.°-3.°), p. 689-70<br />SAPHIRO, Roberta. O que é artificação? Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 1, p. 135-151, jan./abr. <br />2007<br />SAVIANNI FILHO, Juvenal (Ed./Trad.) Dossiê Culturas Partilhadas. Cult. Ano 17, nov./2014, p 32-47 <br />SCHAWRZ, Roberto. As idéias fora do lugar. In:______. Ao vencedor as batatas. Forma literária e <br />processo social nos inicios do romance brasileiro. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2012<br />SEDGWICK, Eve Kosofky. Epistemologia do armário. Cadernos Pagu, 28, jan.-jun. de 2007 p. 19-54<br />SEGATO, Rita Laura. A antropologia e a crise taxonômica da cultura popular. Anuário Antropológico 88. <br />Brasília: UnB, 1991, p 81-94.<br />SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. O rato que ruge: o discurso crítico-literário pós-colonial como <br />suplemento. Revista Crop. Traveling Theory ? Viagens teóricas, p. 60-66. Disponível em: <br />http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao01/v01a10.pdf<br />VELHO, Gilberto. Arte e sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahra Editores, 1977, p <br />27-38.<br />ALVES, Paulo Cesar. (Org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010<br />WAGNER, Roy. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010 <br />WARNIER, Jean-Pierre.. A mundialização da cultura. Bauru-SP: EdUSC, 2003.<br />WEBER, Alfred. Sociología de la historia y de la cultura. Buenos Aires: Galatea, 1951 <br />WEISSMANN, Lisete. Multiculturalidade, transculturalidade e interculturalidade Revista Construção <br />Psicopedagógica, 26 (27), 2018, p. 21-36<br />WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011<br />WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Petrópolis: Vozes, 2011 <br />WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. <br />YÚDICE, G. A conveniência da cultura. Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006
Horário de atendimento: 14 às 19:00
Bibliografia: UFPI/PRPG/CCHL/PPGS/PPGPP<br />Disciplinas: Cultura e Identidade (PPGPP) - 60 h - Semestre: 2022-1<br />Profa. Dra. Maria Dione Carvalho de Morais<br />Ementa: Estado e sociedade civil - subjetividade e cotidiano - memória coletiva - representações sociais -<br />dimensão simbólica e imaginário - reprodução social - identidades/alteridades - de minorias e maiorias -<br />diversidade de padrões socioculturais - continuidade e mudança.<br />Acréscimo específico à ementa: cultura e identidades em tempos da pandemia do corona vírus<br />Objetivos: <br />Geral: <br />Compreender cultura e identidade tanto no plano teórico-conceitual quanto na relação com dimensões <br />empíricas da vida sociocultural, inclusive, no contexto da pandemia de covid19<br />Específicos:<br />- Possibilitar a apreensão dos conceitos de cultura e identidade em seus construtos particulares e <br />interlocuções recíprocas;<br />- Contribuir para apreensão de dimensões epistêmicas, teóricas e políticas dos temas cultura e identidade <br />em múltiplas abordagens sobre o mundo contemporâneo, inclusive, no contexto da pandemia de covid19;<br />- Apreender teórica e conjunturalmente o campo das políticas públicas de cultura no Brasil; <br />- Estimular mestrandxs e doutorandxs que cursam a disciplina a buscarem interlocuções/aplicações de <br />conteúdos estudados em seus próprios objetos de estudo.<br />PLANO DE CURSO<br />UNIDADE 0. (1 sessão de 4 h )<br />Novas questões mundiais: crise do corona vírus, guerra na Ucrânia: resenhos nas tessituras <br />socioculturais?<br />Desenvolvimento: uma introdução ao campo de reflexões dimensões socioculturais sobre a crise mundial <br />do corona vírus e a guerra na Ucrânia. <br />Abordagem: leitura antecipada dos textos por parte da turma, para debate em sala de aula.<br />Referências básicas1<br />FERRARO, Vicente..O que está por trás da crise entre a Rússia, Ucrânia e Otan?<br />https://www.poder360.com.br/opiniao/o-que-esta-por-tras-da-crise-entre-a-russia-ucrania-e-otan/ (T 1)<br />FIGUEROA, Enver. Sociología, poder y crisis sanitaria global. Pensar la pandemia. Observatorio social <br />del coronavirus, [s/d]. Disponível em: https://www.clacso.org/pt/sociologia-poder-y-crisis-sanitaria-global/<br />(T 2)<br />Referências complementares/aprofunadamento<br />MBEMBE, Achilis. O direito universal à respiração. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598111-odireito-universal-a-respiracao-artigo-de-achille-mbembe, 17 Abril/2020. Acesso em 2 de maio/2020 <br />SANTOS, Boaventura de Sousa. O coronavírus, nosso contemporâneo. Sul 21, junho de 2020. Disponível em: <br />https://www.sul21.com.br/ <br />SOUSA, Deywisson Ronaldo Oliveira de; et al. Guerra híbrida e ciberconflitos: uma análise das ferramentas <br />cibernéticas nos casos da Síria e conflito Rússia-Ucrânia, Revista eletrônica Estácio. Edição Especial de Relações <br />Internacionais. V. 5, n° 3, 2019<br />TURIN, Rodrigo. Tempos pandêmicos e cronopolíticas. Disponível em: https://www.n1edicoes.org/textos/126<br />UNIDADE I<br />Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens. (4 sessões de <br />4 horas = 16 horas)<br />Desenvolvimento: conceito de cultura e campos de estudos, em especial, Antropologia, Sociologia da <br />Cultura, Estudos Culturais, e Estudos Decoloniais. Aulas expositivas e discursivas.<br />Referências básicas<br /> <br />1Além das referências básicas, por unidade, há indicações de leituras complementares e de aprofundamento. <br />Poderão ocorrer substituições/ inclusões, a criterio da professora.<br />2<br />AGIER, Michel. La Antropologia de las identidades en las tensiones contemporâneas. Revista <br />Colombiana de Antropología. Volumen 36, enero-diciembre, 2000, p. 7-19. (T 1)<br />BAUMAN, Zigmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005 (T 2)<br />BHABHA, Homi. Introdução: locais da Cultura. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 19-42 (T 3)<br />BOURDIEU. Pierre. Sobre o poder simbólico. In: _____. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand <br />Brasil, 2009, p. 7-16 (T 4)<br />CASTELLS, Manuel. Paraísos comunais: identidade e significado nas sociedades em rede. In: _____. O <br />poder da identidade (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 2), 2000, p. 21-92 (T5)<br />GEERTZ, Clifford. O impacto do conceito de cultura sobre o conceito de homem. In: A interpretação das <br />culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989, p. 45-66 (T 6) <br />HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. (caps. 1 e 2) (T <br />7) <br />NASCIMENTO, Fernanda. Estudos culturais e estudos descoloniais: diálogos e rupturas na construção de <br />uma pesquisa de recepção. Novos Olhares. Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a <br />Produtos/ECA-USP. Vol.7, n.1, 2018, p. 80-87 (T 8)<br />RESTEPRO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 1, <br />jan./abr. 2015, p. 21-31(T 9)<br />WILLIAMS, Raymond. A Cultura é de Todos (Culture is Ordinary) 1958 (Trad. Maria Elisa Cevasco. <br />Departamento de Letras. USP). 12 p. (T10)<br /> <br />Referências complementares/aprofundamento<br />BHABHA, Homi. Interrogando a identidade. In: ______. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, <br />1998, p. 70-104 <br />HALL, Stuart. Estudos culturais e seu legado teórico. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. <br />Belo Horizone: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, p 199/218.<br />ORTIZ, Renato. As ciências sociais e a cultura. Tempo Social. Rev. Soc. USP. São Paulo 14(1), maio/ <br />2002, p. 19-32 <br />WOODWARD, Katrhyn. Identidade e diferença. Uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu Silva <br />(org.) Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 7-72. <br />UNIDADE II <br />Cultura, Identidades e Políticas Públicas (5 Sessões/4 h = 20 horas)<br />Desenvolvimento: aulas expositivas e dissertativas sobre o campo das políticas de cultura, em especial, <br />no Brasil e na América Latina<br />Referências básicas: <br />BOTELHO, Isaura. Uma rápida reflexão sobre o MinC entre 2003 e 2011. In: BARROS, José Marcio; <br />OLIVEIRA JUNIOR, José. (orgs.) Pensar e agir com a cultura: desafios da gestão cultural, Belo Horizonte: <br />Observatório da Diversidade Cultural, 2011, p. 69-80. (T1)<br />CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: balanço e perspectivas. In: RUBIM, Antônio Albino Canelas; <br />BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, 2007, p. 87-107. (T2)<br />CALABRE, Lia. História das políticas culturais na América Latina: um estudo comparativo de Brasil, <br />Argentina, México e Colômbia. Escritos. Revista da Fundação Casa de Rui Barbosa, 2013, p. 323-345 <br />Disponível em: http://escritos.rb.gov.br/numero07/sumario07.php (T3)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Introducción. Politicas culturales y crisis del desarrolho: um balanço <br />latinoamericano. En: ______. (Ed.) Políticas culturales en la America Latina, México: Editorial Grijaldo, <br />1990, p. 13-61 (T4)<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T4 - 6- T 10) - Sessaõ 2 (T3 - T8- T9) ? Sessão 3 (T1 ? T7) - Sessão 4 (T2 -T5)<br />3<br />CARVALHO, José Jorge de. Canibalização e espetacularização das culturas populares na América Latina. <br />Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 14, vol. 21 (1), 2010, p. 39-76 (T5)<br />HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & <br />Realidade, v. 22, nº 2, jul./dez/1997, p. 15-46. Disponível em: <br />http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_02.pdf (T6)<br />HALL, Stuart. Questão multicultural. In: SOVIK. Liv (org.). Da diáspora. Identidade e mediações culturais <br />Belo Horizonre: ED. UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003, p. 51-100. (T 7)<br />RUBIM, Antônio Albino Canelas. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: RUBIM, <br />Antônio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (Orgs.) Políticas culturais no Brasil. Salvador: EdUFBa, <br />2007, p 12-36 (T8)<br />VICH, Victor. Desculturalizar a cultura: Desafios atuais das políticas culturais. pragMATIZES - Revista Latino <br />Americana de Estudos em Cultura. Ano 5, número 8, semestral, out/2014 a mar/ 2015, p. 10-21 (T9)<br />Atividade coletiva, extra-classe:<br />Os dois documentos deverão ser lidos (individualmente ou não) para depois serem debatidos em grupo. <br />Atenção, na leitura dos documentos, a fundamentos, diretrizes e linhas de atuação. Ao final, o grupo deverá <br />apresentar uma síntese em sala de aula, incluindo sua própria apresciação sobre a política nacional de <br />cultura do PNC e do SNC.<br />BRASIL/MINISTERIO DA CULTURA. Estruturação, institucionalização e implementação do SNC. Brasília: <br />MinC, dezembro de 2001, p 26-48. (T10) <br />BRASIL/MINISTÉRIO DA CULTURA. Plano Nacional de Cultura. Diretrizes Gerais. 2ª. Edição Revista e <br />Atualizada. Brasília, MinC, agosto de 2008. (T11)<br />Referências complementares/aporfundamento<br />DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. <br />Revista Sociedade e Estado ? Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016 <br />HAN, Byung-Chul. Inter, multi e transculturalidade. In:_______. Hiperculturalidade. Cultura e globalização. <br />Petrópolis-RJ: Vozes, 2019, p. 861-941<br />MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. EPISTEMOLOGIAS DO SUL, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-<br />32, 2017<br />MORIN, Edgar. Conferência. In: Memórias/Seminário Internacional el Sector Cutural Hoy: Oportunidad, <br />Desafios y Respuestas. Cartagena de Indias, Universidad Tecnologica de Bolívar, Ministerio de la Cultura, <br />2009, p. 216-222.<br />UNIDADE III<br />Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.<br />Desenvolvimento: Espaços de Diálogos (ED´s) no formato de seminários apresentados por mestrando/as <br />e doutorando/as, e debatidos em sala de aula, em abordagens diversas. (5 sessões/4 h = 20 horas)<br />Sessão Especial<br />Pesquisas na Linha de Pesquisa Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais? do PPGPP<br />( 1 sessão= 4 horas)<br />Desenvolvimento: apresentação e debate de pesquisas realizadas no PPGPP/UFPI, na Linha de <br />Pesquisa ?Cultura, Identidades e Processos Sociais?, por convidadxs <br />Espaços de Diálogos (ED´s) e referências (4 sessões: 16 h)<br />Desenvolvimento: serão apresentados dois ED´s por sessão2<br /> <br />2 Serão apresentados, cada um, por um/a discente. A escolha dos temas ficará a criterio de cada um/a. A <br />programação/dinâmica das sessões será comunicada.<br />Sessões e respctivos textos:<br />Sessâo 1 (T6 ? T 7- T 9 ) - Sessão 2 (T3 ? T4- T5) ? Sessão 3 (T1 ? T2- T 8) sessão 4 ( T 10- T11)<br />4<br />ED 1- CULTURA E PERSPECTIVAS PÓS E DECOLONIAIS<br />ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade como crítica do paradigma hegemônico ocidental: introdução a uma <br />Ideia. Ensaios Filosóficos, Volume XIV? Dezembro/2016, 10 p.<br />DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada e libertação da cultura popular l. In: Oito ensaios sobre <br />cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997, p. 121-152<br />QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. <br />(Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. cap. 2, p. 73-118.<br />ED 2- CONTINENTE, NAÇÃO, REGIÃO: AGENCIAMENTOS SIMBÓLICOS<br />ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. Introdução. In: A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: <br />FJN, Ed. Massangana/São Paulo: Cortez, 1999, p.19-38.<br />BHABHA, Homi, K. DissemiNação: o tempo, a narrativa e as margens da nação moderna. In: O local da <br />cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998, p. 198-239<br />MIGNOLO, Walter. ?America Latina? y el primer reordenamiento del mundo moderno/colonial. In: _____. La <br />ideia de América Latina: La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007, p. 75-116<br />ED 3- RACISMO E A PROBLEMÁTICA DO RECONHECIMENTO<br />CARDOSO DE OLIVERA, Roberto. Identidade étnica e a moral do reconhecimento. CARDOSO DE <br />OLIVERA, Roberto. Caminhos da identidade. Ensaios sobre etnicidade e multiculturalismo. São Paulo: <br />Editora UNESP, 2006: 19-58<br />HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra? In: SOVIK, Liv. (org.). Da diáspora. Identidades e <br />mediações culturias. Stuart Hall. Belo Horizonte: Editora UFMG/Brasília: Representação da UNESCO no <br />Brasil, 2003, p. 335-352<br />MARIMBA Ani. Raça e identidade nacional (p. 255-264)/O complemento da auto-imagem europeia (p. 279-<br />281). In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do pensamento e comportamento cultural europeu. <br />Disponível em: https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-criticaafricano-centrada-do-pensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />ED 4- IDENTIDADES GÊNERO E SEXUALIDADE: DISSIDÊNCIAS, INSURGÊNCIAS E URGÊNCIAS<br />BUTLER, Judith. Corpos que ainda importam. In: COLLING, Leandro (Org.) Dissidências sexuais e de <br />gênero. Salvador : EDUFBA, 2016, p. 19-42<br />GROSSI, Mirian Pilar. Identidade de gênero e sexualidade, 2012. http://miriamgrossi.paginas.ufsc.br<br />SEDGWICK, Eve Kosofky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu (28), janeiro-junho de 2007, p. <br />19-54.<br />ED 5- MULHERES EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS DECOLONIAAIS<br />COLLINS, Patrícia. O que é um nome? Mulherismo, Feminismo Negro e além disso. Cadernos Pagu (51), <br />2017, [n/p], 23 p.<br />MONCAYO, Márgara Millán. Feminismos, postcolonialidad, descolonización: ¿del centro a los Márgenes?<br />Andamios, vol.8 no.17 México sep./dic. 2011, p. 11-36<br />OY?WÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e <br />o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OY?WÙMÍ, Oyèrónké. <br />Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African <br />Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA <br />Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004, p. 1-8 por Juliana Araújo Lopes. Disponível em: <br />https://filosofia-africana.weebly.com<br />ED 6- CULTURA E COMUNICAÇÃO: MASSA, TRIBOS, ?PÓS-VERDADE? <br />ORTIZ, Renato. Cultura, Comunicación y massa. In: _____. Otro territorio. Ensayos sobre el mundo <br />contemporâneo. Santo André de Bogota: Convênio Andres Bello, 1998, p. 69-102<br />5<br />SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em <br />(Dis)curso ? LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, maio/ago. 2020, p. 239-249. <br />MAFESOLI, Michel. Tribalismo pós-moderno: da identidade às identificações. In: Ciências Sociais <br />UNISINOS, jan./abr. vol. 43, n. 1, São Leopoldo, Brasil, 2007, p. 97-102 <br />ED 7 - ESTÉTICA: CULTURA, POLITICA, ARTE E SOCIEDADE<br />FERREIRA, Glauco B. Ferreira. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde. Rev. <br />Estud. Fem. vol.23 n.1, Florianópolis. Jan./Abr./ 2015, p. 207-218<br />MARIMBA Ani. Estética: O Poder dos Símbolos In: _____. Yurugu. Uma crítica africano-centrada do <br />pensamento e comportamento cultural europeu. Wordpress, 2015, p. 199-236 Disponível em: <br />https://estahorareall.wordpress.com/2015/08/07/dr-marimba-ani-yurugu-uma-critica-africano-centrada-dopensamento-e-comportamento-cultural-europeu/<br />SANT?ANNA, Sabrina Marques Parracho; MARCONDES, Guilherme; MIRANDA, Ana Carolina Freire <br />Accors. Arte e política: a consolidação da arte como agente na esfera pública. Sociologia Antropologia. <br />Rio de janeiro, v.7, n.3, dezembro, 2017, p. 825-849<br /> **************************************<br />Processo de avaliação:<br />Este programa de trabalho requer disciplina intelectual no processo de leitura e debates em sala de aula, <br />observância de horários, e compromisso, por meio de: <br />-Aulas expositivas e discursivas, com base na bibliografia apresentada; trabalhos em grupos, em sala de <br />aula, com apresentação e debates; apresentação/participação nos debates nos ?Espaços de Diálogo?<br />(seminários).<br />O processo de avaliação compreenderá freqüência, participação, rendimento e produção, mensuráveis <br />através da presença e da participação qualificada nas aulas e nos trabalhos, que poderão incluir prova e/ou <br />trabalhos escritos e fichamentos de textos.<br />Um desenvolvimento satisfatório desta proposta implica leitura da bibliografia básica, obrigatória, por cada <br />discente, como indicada no programa. Poderão correr altereações, acriterio da professora. <br />******************************************************************************************************************<br />OUTRAS LEITURAS (aprofundamento e complementares)<br />ALEXANDER, Jeffrey; SMITH, Philip. Sociología cultural o sociología de la cultura? Hacia un programa <br />fuerte para la segunda tentativa de la sociologia. Region y Sociedad, v. 8, n. 21, 2001, p. 219-226 <br />ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Multiplas leituras .Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010. <br />ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento Arruda. A sociologia da cultura: interpretações e reconstruções. <br />In: ALVES, Paulo Cesar (org). Cultura. Múltiplas leituras. Bauru-SP: EdUSC; Salvador: EdUFBa, 2010, p. <br />93-114. <br />BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política v. 2, p. <br />89-117, 2013<br />BARTOLOMÈ, Miguel Alberto. Etnogêneses: velhos atores e novos papéis no cenário cultural e político. <br />Mana, 12 (1), 2006, p. 39-68<br />BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 51-67.<br />BECKER, Howard S. Mundos artísticos e tipos sociais. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e sociedade. <br />Ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, 9-26<br />BOURDIEU, Pierre. Reprodução cultural e reprodução social. In: _____. A economia das trocas <br />simbólicas. São Paulo; Perspectiva, 1987, p 295-336 <br />BOURDIEU. Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. <br />BOURDIEU. Pierre. Identidade e representação. Elementos para uma reflexão crítica sobre a idéia de <br />região. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009, p. 107-132.<br />BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. Companhia das letras, São Paulo: 1998.<br />6<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Definiciones en transición. En: _____. Estudios Latinoamericanos sobre <br />cultura y transformaciones sociales en tiempos de globalización. Buenos Aires: CLACSO, 2001, p. <br />57-67 (T 4-c)<br />CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de <br />Janeiro: Editora da UFRJ. 1995.<br />GARCÍA, Canclini Néstor. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. Disponível <br />em: http://inspirebr.com.br/uploads/midiateca/5b3c5b7a57f330c4d4f4c8b41ecfa5af.pdf<br />CANCLINI, Néstor García. El malestar en los estudios culturales. Fractal, México, ano 2, v. 2, nº 6, p. 45-<br />60, jul/sept. Disponível em: http://www.mxfractal.org/F6cancli.html<br />CANCLINI, Néstor Garcia. La mejor política cultural es la que no existe? Revista TELOS, 59. .Revista de <br />Pensamiento, Sociedad y Tecnología, abril-junho/2004, p. 1-5 | Abril - Junio 2004. Disponível em: <br />https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-b)<br />CANCLINI, Néstor Garcia. Últimos desafíos de las políticas culturales. Revista TELOS, 61 (Revista de <br />Pensamiento, Sociedad y Tecnología), Octubre - Diciembre 2004, p. 1-6. Disponível em: <br />https://telos.fundaciontelefonica.com (T4-a)<br />CANCLINI, Nestor García. Cap. V- La puesta en escena de lo popular. In: Culturas hibridas. Estratégias <br />para entrar e salir de la modernidad. Miguel Hidalgo, México D.F.: Grijalbo, 1989, p. 191-236<br />CANDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira. Momentos decisivos. Belo Horizonta: Editora <br />Itatiaia, 2000.<br />CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição. O clássico e o popular na modernidade latinoamericana. SÉRIE ANTROPOLOGIA 109. Brasília, UnB, 1991, 28 p. <br />CASTRO-GÓMEZ, Santiago; MENDIETA, Eduardo (Coord.) Teorías sin disciplina (latinoamericanismo, <br />poscolonialidad y globalización en debate). México: Miguel Ángel Porrúa, 1998<br />CERTEAU, Michel. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 2012<br />CHAUÌ, Marilena. Cultura política e política cultural. Estudos Avançados, 23, 1995, p. 72-84. <br />COLLING, Leandro. A emergência dos artivismos das dissidências sexuais e de gêneros no Brasil da <br />atualidade. Revista Sala Preta, vol. 18, n. 1, 2018, p. 1-16. Disponível em: <br />https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/125684/141503/<br />COLLING, Leandro. Mais definições em trânsito (Teoria Queer). 3 p. Disponível em: <br />http://www.cult.ufba.br/maisdefinicoes/TEORIAQUEER.pdf<br />CUCHE. Denis. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2000. <br />DABUL, Ligia. Experiências criativas sob o olhar sociológico. ; ponto-e-vírgula, 2, 2007, p. 56-67.<br />DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-books. Brasil.com, 2003. Disponível em: <br />http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/socespetaculo.pdf<br />DUSSEl, Enrique. Estética e ser. 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Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2022
07/03/2022
Início da disciplina. Leitura antecipada dos textos da Unidade Zero, por dicentes,
14/03/2022
14/03/2022
Unidade Zero: Novas questões mundiais: crise do corona vírus, guerra na Ucrânia: resenhos nas tessituras socioculturais?
21/03/2022
21/03/2022
Inicio da Unidade I: Cultura e identidade: uma introdução conceitual. Campos de estudos e abordagens
28/03/2022
28/03/2022
Continuação Unidade I
04/04/2022
04/04/2022
Continuação Unidade I
11/04/2022
11/04/2022
Conclusão Unidade I:
18/04/2022
18/04/2022
Inicio Unidade II: Cultura, Identidades e Políticas Públicas
25/04/2022
25/04/2022
Continuação Unidade II
02/05/2022
02/05/2022
Continuação Unidade II
09/05/2022
09/05/2022
Continuação Unidade II
16/05/2022
16/05/2022
Conclusão Unidade II
30/05/2022
30/05/2022
Não Haverá Aula
13/06/2022
13/06/2022
Não Haverá Aula
13/06/2022
13/06/2022
Licença medica da professora
20/06/2022
20/06/2022
Inicio Unidade III: Cultura e sociedade: abordagens e temas contemporâneos.
27/06/2022
27/06/2022
Continuação da Unidade III
04/07/2022
04/07/2022
Continuação da Unidade III
11/07/2022
11/07/2022
Continuação da Unidade III
15/07/2022
15/07/2022
Conclusão da disicplina
Avaliações
Data Descrição
15/07/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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