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PPGENF036 - BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DAS CIÊNCIAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
Atividade síncrona. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho (15/03/2022 - 15/03/2022)
Acolhida aos doutorandos. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho Origens do pensamento: O homem, seus caminhos, mitos e crenças. BLAINEY, Geofrey. Uma breve história do mundo. São Paulo, SP:Editora Fundamento Educacional Ltda., 2012. YUVAL, noah Harari. Uma breve história da humanidade. Sapiens. 38 ed. Porto Aegre, RS: L&PM, 2018. Prof Zélia e Odinéa
Leitura e síntese de textos. Tarefa SIGAA (assíncrona). (18/03/2022 - 18/03/2022)
A educação e o pensamento filosófico. Stephânia Beatriz Ferreira, Dayana Vieira Ferreira, Gustavo Araújo Batista. Sócrates: a defesa da filosofia aplicada à educação para a vida reflexiva ? algumas considerações para a autoformação ético-política do educador. Cadernos da FUCAMP, n. 10, v.12, p.49-64/2010. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/142. Robson Pontes Custódio. As contribuições do pensamento socrático para o ensino de filosofia. REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia|Santa Maria|periodicos.ufsm.br/refilo|v.6-2020. Disponível em>https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/38482/html
    
Inicia em 18/03/2022 às 0h 0 e finaliza em 18/03/2022 às 22h 0
Atividade síncrona. Conferência. (22/03/2022 - 22/03/2022)
Conhecimento prévio de temas abordados pela FILOSOFIA O homem e as ideias ? o legado da filosofia. Conferencia. Filósofo Convidado. Prof Zélia e Odinéa
Fórum 1: discussão reflexiva do livro “Discurso do método” (25/03/2022 - 25/03/2022)

Fórum de 14:00 às 16:00 via Sigaa.

   FÓRUM 1- Com base na leitura do livro “Discurso do método” de René Descartes.
Período de Habilitação: 25/03/2022 às 14:00 a 25/03/2022 às 16:00
Atividade síncrona. Aula video. (29/03/2022 - 29/03/2022)
O homem e a experiência ? Período medieval - ciência moderna ? pensamento contemporâneo. Para sustentar a discussão sobre o homem como máquina assistir cenas do Filme: O ponto de mutação no Vídeo: Metáfora do relógio Link: https://youtu.be/_4B5592kEe8
Atividade assíncrona. Fórum 2 (01/04/2022 - 01/04/2022)
Fórum 2: discussão reflexiva sobre os usos sociais da ciência. Leitura recomendada: BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. Atenção especial às páginas 20/21/25/26/35/76 do livro. Vídeo recomendado: Cena do filme Uma Mente Brilhante ? Canetas . https://youtu.be/SBnkM2ja2Rg Odinéa e Zélia
Atividade síncrona. Conferencia. Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19. (05/04/2022 - 05/04/2022)

Conferência.

Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19.

Logo após uma Breve discussão.

Atividade assíncrona (em grupo) (08/04/2022 - 08/04/2022)

ATIVIDADE ASSÍNCRONA

Tema : A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual.

G1. História da Enfermagem.

Representante: Lívia

G2. Desenvolvimento do conhecimento na Enfermagem:

Representante: Emanuelle

G3. A Enfermagem como ciência; origem das teorias e aplicabilidade na prática.

Representante: Phellype

Metodologia: 

Cada Grupo deve elaborar uma tecnologia relacionada ao assunto do seu Grupo  e apresentar na próxima aula ( De 15 a 20 min para apresentação e 10 min para discussão, para cada grupo).

SALVIANO, Márcia Eller Miranda et al . Epistemology of nursing care: a reflection on its foundations. Rev. Bras. Enferm.,  Brasília ,  v. 69, n. 6, p. 1240-1245,  Dec.  2016 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000601240&lng=en&nrm=iso>. access on  21  May  2020.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0331.

 

Ariane Gomes dos Santos, Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Claudia Daniella Avelino Vasconcelos Benício, Lidya Tolstenko Nogueira . O cuidado em enfermagem analisado segundo a essência do cuidado de Martin Heidegger. Revista Cubana de Enfermería.  Volumen 33, Número 3 (2017)

Alba Martín, Raquel. El Concepto de cuidado a lo largo de la Historia. Cultura de los Cuidados. 2015 ene-abr, XIX(41). En: <http://www.index-f.com/cultura/41/41101.php>

Atividade síncrona (remota). (12/04/2022 - 12/04/2022)

Entrega e Apresentação das tecnologias (G1, G2 e G3). 

Cada grupo tem de 15 a 20 min para apresentação e 10 min para discussão, para cada grupo.

Preparação do trabalho final.

 (Tema central da Semana Brasileira:

Enfermagem em tempos de Covid19

    
Inicia em 12/04/2022 às 14h 0 e finaliza em 12/04/2022 às 23h 59
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos? (19/04/2022 - 19/04/2022)

Aula 10 - Elaboração de um artigo

Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos? (26/04/2022 - 26/04/2022)

Aula 11 - Elaboração de um artigo

A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual. (29/04/2022 - 29/04/2022)

Aula 12

Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos (03/05/2022 - 03/05/2022)

Artigo elaborado - apresentação por dois alunos.

Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos (06/05/2022 - 06/05/2022)

Apresentação dos artigos pro dois alunos

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
11 15 18 22 25 29 01 05 08 12 19 26 29 03 06 10 13
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,8 9.5 0 AM
2 2022100**** 5,0 7,8 9,0 10,0 8.0 0 AM
3 2022100**** 9,5 9,5 9,5 9,8 9.6 0 AM
4 2022100**** 9,0 8,5 9,0 10,0 9.1 0 AM
5 2022100**** 8,0 8,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
6 2022100**** 9,0 8,8 9,0 10,0 9.2 0 AM
7 2022100**** 9,5 8,5 9,5 9,8 9.3 0 AM
8 2022100**** 9,0 5,0 8,0 9,8 8.0 0 AM
9 2022100**** 9,0 5,0 8,0 9,8 8.0 0 AM
10 2022100**** 9,5 8,8 9,0 9,8 9.3 0 AM
11 2022100**** 9,0 7,0 9,0 10,0 8.8 0 AM
12 2022100**** 9,5 9,0 9,0 9,8 9.3 0 AM
13 2022100**** 9,5 9,0 9,0 10,0 9.4 0 AM
14 2022100**** 9,5 9,0 9,5 9,8 9.5 0 AM
15 2022100**** 9,5 8,5 9,5 9,8 9.3 0 AM
16 2022100**** 9,5 8,5 9,0 10,0 9.3 0 AM
17 2022100**** 9,0 7,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
18 2022100**** 9,5 8,0 9,0 10,0 9.1 0 AM
19 2022100**** 9,0 7,5 9,0 9,8 8.8 0 AM
20 2022100**** 9,0 8,5 9,0 10,0 9.1 0 AM
21 2022100**** 9,0 8,5 9,0 9,8 9.1 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O pensamento científico. A epistemologia e a história da Ciência. A racionalidade científica. Correntes teórico-filosóficas. Positivismo, fenomenologia e materialismo histórico e dialético. O pensamento pós-moderno. A construção do conhecimento na enfermagem: marcos históricos e conceituais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Mini exposição e debate dos temas.
- Grupos de discussão fundamentada em leitura prévia da bibliografia recomendada.
- Fóruns de discussões.
- Reflexão e debate conduzidos pelos fundamentos filosóficos relacionados a prática em saúde e enfermagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação se fará em quatro etapas, com nota de 0 a 10. Será aprovado o aluno que alcançar nota de 7 a 10 e frequência de no mínimo de 75% da carga horária da disciplina.
Uma primeira avaliação pelo Fórum 1 - participação do aluno no processo discursivo, registro da reflexão e coerência com o tema proposto);
Segunda avaliação pelo Fórum 2 - participação do aluno no processo discursivo, registro da reflexão e coerência com o tema proposto);
Terceira avaliação - participação do aluno no processo discursivo durante as conferencias, frequência e entrega dos trabalhos propostos na disciplina.
Quarta avaliação - Apresentação e entrega do trabalho final (artigo reflexivo, sobre o tema proposto.
Horário de atendimento:
Bibliografia: SANTOS, A.G.; MONTEIRO, C.FS.; NUNES, B.M.V.T; BENICIO, C.A. V.D, NOGUEIRA, L.T. O cuidado em enfermagem analisado segundo a essência do cuidado de Martin Heidegger. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2017 [citado 16 Ene 2020];33(3):[aprox. 0 p.]. Disponible en: http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1529
SANTOS, E.C.G. et al. Por uma epistemologia de enfermagem: versões e interpretações para o cuidado em saúde. Revista Saúde e Desenvolvimento. Vol. 11. N. 6. Jan/mar. 2017. Disponivel em:
https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/662/377. Acesso em: 11 Jan 2020.
Boff, Leonardo. O cuidado necessário. Editora: Vozes; 2 ed. Nov/2012. ISBN-13: 978-8532643889
YUVAL, noah Harari. Uma breve história da humanidade. Sapiens. 38 ed. Porto Aegre, RS:
L&PM, 2018.
CONTATORE, O.A.; MALFITANO, A.P.S.; BARROS, N.F. Los cuidados en salud: ontología, hermenêutica y teleología. Interface (Botucatu). [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.553-563. Epub Mar 20, 2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0616.2017; 21(62):553-63.
QUEIROS, P.J.P. Cuidar: da condição de existência humana ao cuidar integral profissionalizado. Rev. Enf. Ref., Coimbra , v. serIV, n. 5, p. 139-146, jun. 2015 . Disponível em
<http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-
02832015000200016&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 16 Jan. 2020.
http://dx.doi.org/10.12707/RIV14079.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2022
15/03/2022
Atividade síncrona. Apresentação docente e discente. Metodologia de trabalho
18/03/2022
18/03/2022
Leitura e síntese de textos. Tarefa SIGAA (assíncrona).
22/03/2022
22/03/2022
Atividade síncrona. Conferência.
25/03/2022
25/03/2022
Fórum 1: discussão reflexiva do livro “Discurso do método”
29/03/2022
29/03/2022
Atividade síncrona. Aula video.
01/04/2022
01/04/2022
Atividade assíncrona. Fórum 2
05/04/2022
05/04/2022
Atividade síncrona. Conferencia. Enfermagem Piauiense em tempos de COVID19.
08/04/2022
08/04/2022
Atividade assíncrona (em grupo)
12/04/2022
12/04/2022
Atividade síncrona (remota).
19/04/2022
19/04/2022
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?
26/04/2022
26/04/2022
Construção de texto reflexivo sobre o Tema Central: A enfermagem no contexto da pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?
29/04/2022
29/04/2022
A construção do conhecimento na enfermagem: marco histórico e conceitual.
03/05/2022
03/05/2022
Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos
06/05/2022
06/05/2022
Apresentação dos artigos elaborados em trabalho Grupos
Avaliações
Data Descrição
25/03/2022 1ª Avaliação
01/04/2022 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AULA 05-04-2022 05/04/2022
Aula dia 29 de março https://meet.google.com/rtx-wtwe-ajq 28/03/2022
Aula de Bases epistemológicas - https://meet.google.com/rtx-wtwe-ajq 21/03/2022
INICIO DAS ATIVIDADES - remota 11/03/2022

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