-

PPGO028 - ESTÁGIO DOCÊNCIA I - Turma: 04 (2022.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina:árticopação em atidades práticas fr rnsino, pesquisa e extensão (12/03/2022 - 12/03/2022)
Atividades práticas de graduação (19/03/2022 - 19/03/2022)
Atividades práticas de graduação (26/03/2022 - 26/03/2022)
Atividades práticas de graduação (02/04/2022 - 02/04/2022)
Atividades práticas de graduação (09/04/2022 - 09/04/2022)
Atividades práticas de graduação (16/04/2022 - 16/04/2022)
Atividades práticas de graduação (23/04/2022 - 23/04/2022)
Atividades práticas de graduação (30/04/2022 - 30/04/2022)
Atividades práticas de graduação (07/05/2022 - 07/05/2022)
Atividades práticas de graduação (14/05/2022 - 14/05/2022)
Atividades práticas de graduação (21/05/2022 - 21/05/2022)
Atividades práticas de graduação (28/05/2022 - 28/05/2022)
Atividades práticas de graduação (04/06/2022 - 04/06/2022)
Atividades práticas de graduação (11/06/2022 - 11/06/2022)
Atividades práticas de graduação (18/06/2022 - 18/06/2022)
Atividades práticas de graduação (25/06/2022 - 25/06/2022)
Atividades práticas de graduação (02/07/2022 - 02/07/2022)
Atividades práticas de graduação (09/07/2022 - 09/07/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 2022100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2022100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação de professor universitário e desafios na sociedade contemporânea. Conhecimentos e habilidades pedagógicas. Planejamento de ensino. Papel da universidade. O conhecer e pensar na docência. Elaboração e cuidados na preparação de aulas. Recursos audiovisuais. Projeto pedagógico
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Preparar e ministrar aulas teóricas e práticas para alunos do curso de graduação em Odontologia com os respectivos planos de aulas;
2. Avaliar o desempenho de alunos de graduação tanto em atividades teóricas quanto práticas;
3. Participar de seminários do curso de graduação, atuando como ativador das discussões;
4. Acompanhar alunos de graduação na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa;
5. Acompanhar alunos de graduação em atividades de extensão universitária;
6. Elaborar questões de prova objetivas e discursivas que incentivem o senso crítico dos alunos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O aluno será continuamente avaliado segundo os seguintes critérios:
1. Cognitivo: observação do desempenho durante atividades explicitadas nos objetivos.
2. Afetivo: observação de aspectos relacionados à pontualidade, assiduidade e relacionamentos extrapessoais.
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. CONSOLARO, A. O Ser professor. 4ª ed., Maringá: Dental Press, 2005.
2. VOLPATO, G.L. Administração da Vida Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
3. RODRIGUES JÚNIOR, J.F. Avaliação do Estudante Universitário. Brasília: SENAC, 2009.
4. The Journal of Dental Education http://www.jdentaled.org/
5. ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
6. GIL, A.C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2012.
7. GIL, A.C. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1997.
8. GRILLO,M. Didática e formação inicial do professor universitário. In: EGGERT, Edla et al. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática em formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS,2008.
9. IBIAPINA, I. M. L.M. O planejamento como atitude. In IBIAPINA, I. M. L. M.(Org.). Formação de professores: texto e contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
10. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo:Cortez, 2000.
11. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ed. Goiânia: Editora alternativa, 2001.
12. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______. Didática. São Paulo: Cortez, 1992.
13. MASETTO, M. T. Docência universitária: repensando a aula. In TEODORO, A.; VASCONCELOS, M. L. (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: (Mackenzie, 2005).
14. PACHECO, J. A. ; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto/Portugal: Porto, 1999.
15. PADILHA, R.P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.




Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2022
12/03/2022
Apresentação da disciplina:árticopação em atidades práticas fr rnsino, pesquisa e extensão
19/03/2022
19/03/2022
Atividades práticas de graduação
26/03/2022
26/03/2022
Atividades práticas de graduação
02/04/2022
02/04/2022
Atividades práticas de graduação
09/04/2022
09/04/2022
Atividades práticas de graduação
16/04/2022
16/04/2022
Atividades práticas de graduação
23/04/2022
23/04/2022
Atividades práticas de graduação
30/04/2022
30/04/2022
Atividades práticas de graduação
07/05/2022
07/05/2022
Atividades práticas de graduação
14/05/2022
14/05/2022
Atividades práticas de graduação
21/05/2022
21/05/2022
Atividades práticas de graduação
28/05/2022
28/05/2022
Atividades práticas de graduação
04/06/2022
04/06/2022
Atividades práticas de graduação
11/06/2022
11/06/2022
Atividades práticas de graduação
18/06/2022
18/06/2022
Atividades práticas de graduação
25/06/2022
25/06/2022
Atividades práticas de graduação
02/07/2022
02/07/2022
Atividades práticas de graduação
09/07/2022
09/07/2022
Atividades práticas de graduação
Avaliações
Data Descrição
06/12/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 20/05/2024 19:38