-

CBT0036 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING (10/12/2012 - 11/01/2013)
1.1. Primeiras idéias 1.1.1. Teoria da escolha individual 1.2. 1ª e 2ª fase da revolução industrial 1.3. O Marketing na década de 50, 60 e 70 1.4. A Influência da Teoria Geral dos Sistemas no conceito de Marketing de Phillip Kotler 1.5. Definição de Marketing
   CASE DE MARKETING 
2. CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING (18/01/2013 - 04/02/2013)
3.1. Mercado 3.2. Segmento de Mercado 3.3. Segmentação de Mercado 3.4. Definição de necessidades e desejos 3.5. Satisfação 3.6. Valor do produto para o cliente 3.7. Diferença entre produto e serviço 3.8. Demanda de Mercado 3.9. Potencial de Mercado 3.10. Demanda de produto 3.11. Ambiente de Marketing
3. FUNÇÃO DO MARKETING (08/02/2013 - 18/02/2013)
4.1. Funções Básicas da Empresa 4.2. O Marketing como função empresarial 4.3. Composto de Marketing ou Marketing Mix (Os 4 P?s, 4 C?s e os 4 A's)
4. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING (22/02/2013 - 04/03/2013)
5.1. Conceito e definição 5.2. Responsabilidade Estratégica 5.3. Responsabilidade Operacional 5.4. Planejamento de Marketing 5.4.1. Análise de Mercado 5.4.2. Identificação de Oportunidades e Riscos 5.4.3. Objetivos de Marketing e Estratégia de diferenciação de produto 5.4.4. Estratégias de preço, comunicação e distribuição 5.4.5. Plano Tático 5.4.6. Orçamento de Marketing 5.4.7. Avaliação e Controle
    
Inicia em 04/02/2013 às 0h 1 e finaliza em 06/02/2013 às 23h 59
5. COMPORTAMENTO DO CLIENTE (08/03/2013 - 29/03/2013)
5.1. Tipos de Consumidores (Classificação e Tipologia); 5.2. Processo Decisório de Consumo
  
6. COMUNICAÇÃO DE MARKETING (01/04/2013 - 08/04/2013)
7.1. Conceito de Comunicação Integrada 7.2. Processo de Comunicação
7. PLANO DE MARKETING (12/04/2013 - 22/04/2013)
7.1. O Processo de Planejamento em Marketing; 7.2. A Linguagem no Plano 7.3. Utilização do plano de marketing; 7.4. Modelo de Plano de Marketing
    
Inicia em 16/04/2013 às 0h 1 e finaliza em 19/04/2013 às 22h 0
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 14 17 21 07 11 14 18 21 25 28 01 04 08 15 18 22 25 01 04 08 11 15 18 22 25 01 05 08 12 15 19
1 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20109**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
3 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 20109**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 201010**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20109**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 20084**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20109**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 20109**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20084**** 2 2 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30
17 201010**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 20109**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 201010**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 201010**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 20109**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 201010**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 20109**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201011**** 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
27 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 20094**** 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
29 20109**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
30 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 201010**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 201010**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201011**** 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
34 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 201011**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
38 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20094**** 2 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
40 20109**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
41 201010**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
42 201010**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
43 20109**** 2 2 2 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
44 201011**** 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
45 201011**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 10,0 9,8 6,0 8.6 2 AM
2 20109**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
3 201010**** 7,0 9,0 6,0 7.3 6 AM
4 201011**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
5 20109**** 8,0 9,0 4,0 7.0 2 AM
6 201010**** 9,0 10,0 4,0 7.7 4 AM
7 20109**** 8,0 9,0 2,0 8.0 7.2 2 EF
8 20109**** 9,0 9,0 4,0 7.3 4 AM
9 201011**** 8,0 9,0 6,0 7.7 4 AM
10 201011**** 7,4 9,5 6,0 7.6 2 AM
11 201010**** 10,0 9,5 5,0 8.2 0 AM
12 201010**** 9,0 9,0 5,0 7.7 4 AM
13 20094**** 7,0 8,0 4,0 8.0 7.2 12 EF
14 201010**** 7,0 9,0 5,0 7.0 4 AM
15 20109**** 7,0 9,0 6,0 7.3 6 AM
16 201010**** 10,0 9,8 4,0 7.9 4 AM
17 20109**** 10,0 9,5 4,0 7.8 6 AM
18 20094**** 7,0 8,0 7,0 7.3 2 AM
19 20094**** 7,0 9,0 6,0 7.3 0 AM
20 20084**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
21 20084**** 7,0 8,0 2,0 2.0 3.9 8 RN
22 20109**** 8,0 7,0 0,0 0.0 2.5 12 RN
23 20109**** 7,0 8,0 6,0 7.0 8 AM
24 20109**** 7,4 9,5 3,0 10.0 8.3 0 EF
25 20109**** 10,0 9,8 4,0 7.9 6 AM
26 201010**** 7,0 9,0 4,0 8.0 7.4 4 EF
27 20109**** 7,4 9,5 1,0 8.0 7.0 4 EF
28 201010**** 10,0 9,8 6,0 8.6 4 AM
29 201010**** 9,0 10,0 4,0 7.7 0 AM
30 201011**** 7,0 9,0 4,0 10.0 8.4 6 EF
31 201011**** 9,0 10,0 4,0 7.7 0 AM
32 201010**** 9,0 8,5 4,0 7.2 8 AM
33 20094**** 7,0 9,0 6,0 7.3 2 AM
34 201011**** 7,4 8,5 4,0 10.0 8.3 10 EF
35 20094**** 9,0 10,0 4,0 7.7 2 AM
36 20094**** 7,4 8,5 2,0 8.0 7.0 10 EF
37 201010**** 7,4 9,5 5,0 7.3 0 AM
38 201010**** 9,3 9,5 6,0 8.3 6 AM
39 20109**** 10,0 9,8 6,0 8.6 4 AM
40 201011**** 7,4 7,4 7,4 7.4 10 AM
41 201011**** 7,0 8,0 5,0 6.0 6.4 14 EF
42 20109**** 10,0 8,5 4,0 7.5 8 AM
43 201010**** 7,0 8,0 5,0 6.0 6.4 8 EF
44 20109**** 7,0 9,0 5,0 7.0 6 AM
45 20109**** 9,0 10,0 5,0 8.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução aos estudos de Marketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informações de Marketing. Mercados Consumidores e Comportamento do Consumidor. Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado. Posicionamento da Oferta ao Mercado por meio do C.V.P. Responsabilidade Social e Ética no Marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing nas empresas. Mix de Marketing.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e as ferramentas básicas do marketing. Tornar perceptível a atuaçao do marketing em esferas sociais, culturais, políticas e econômicas na atualidade. Oferecer uma visao global da importância do marketing na rotina das empresas e no posicionamento dos mercados. Estimular o uso contínuo da informaçao e planejamento na atuaçao profissional. Praticar situaçoes de planejamento de marketing com os alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os procedimentos que serão utilizados no intuito de atingir os objetivos propostos para esta disciplina constituem-se em:
a) Aulas expositivas e dialogadas;
b) Análise e interpretação de situações reais vivenciadas no ambiente organizacional;
c) Discussão de assuntos atuais relacionados com o conteúdo programático;
d) Dinâmicas de grupo que tragam ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e analítico frente a realidade empresarial do setor turístico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações ocorrerão em conformidade com os anseios de aprendizado dos alunos, porém serão propostas, inicialmente, as seguintes avaliações:
1. Trabalho em grupo (33% da nota final)
2. Prova Escrita (33% da nota final)
3. Trabalho em Grupo (33% da nota final)
4. Participação (1 ponto na nota de uma das três avaliações – em caráter de bônus para os alunos que tiverem no máximo de 07 faltas ao término do semestre)
Horário de atendimento: 3M34
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
11/01/2013
1. HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO MARKETING
18/01/2013
04/02/2013
2. CONCEITOS APLICADOS AO MARKETING
08/02/2013
18/02/2013
3. FUNÇÃO DO MARKETING
22/02/2013
04/03/2013
4. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
08/03/2013
29/03/2013
5. COMPORTAMENTO DO CLIENTE
01/04/2013
08/04/2013
6. COMUNICAÇÃO DE MARKETING
12/04/2013
22/04/2013
7. PLANO DE MARKETING
Avaliações
Data Descrição
06/02/2012 1ª Avaliação
05/03/2012 2ª Avaliação
16/04/2012 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Brasileiro quer viajar pelo Brasil e de avião 09/01/2013
MINISTRO DO TURISMO ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO 17/12/2012

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:32