-

CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
1. O MARKETING NO PROCESSO DE MUDANÇA GLOBAL (10/12/2012 - 07/01/2013)
1.1. Conceito de Marketing 1.2. Administração de Marketing 1.3. Realidade organizacional no Piauí, no Brasil e no Mundo 1.4. Tendências e desafios do Marketing
   O Marketing e as Ações Governamentais no Desenvolvimento do Turismo
2. O AMBIENTE DE MARKETING (10/01/2013 - 17/01/2013)
2.1. A dinâmica do mercado turístico
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROCESSOS DE MARKETING PARA DESTINAÇÕES TURÍSTICAS (21/01/2013 - 07/02/2013)
3.1. Definição de Visão e Missão 3.2. Análise do negócio 3.3. Análise do ambiente externo 3.4. Análise do ambiente interno 3.5. O estabelecimento de objetivos e metas 3.6. Estratégias 3.7. Ação, Implantação e Controle 3.8. A matriz BCG 3.9. A matriz de atratividade do mercado 3.10. A matriz produto-mercado 3.11. Fatores-chave de sucesso 3.12. Estratégias focadas na concorrência 3.13. Estratégias focadas nos potenciais da empresa 3.14. Cadeia de valores 3.15. Sistemas de controle
    
Inicia em 25/02/2013 às 0h 1 e finaliza em 27/02/2013 às 23h 59
4. MERCADOS CONSUMIDORES E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (14/02/2013 - 25/02/2013)
4.1. Geografia de mercado 4.2. Conhecendo os clientes/ turistas: tipologias, papéis e a transformação do consumidor em cliente 4.3. O comportamento do visitante e do visitado: Necessidades e Desejos 4.4. Hospitalidade no turismo: a relação entre turista, comunidade e empresa
    
Inicia em 06/03/2013 às 18h 0 e finaliza em 08/03/2013 às 23h 59
5. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (28/02/2013 - 14/03/2013)
5.1. Conhecendo os mercados: os diferentes mercados, a importância dos mercados 5.2. Critérios para segmentação: segmentação demográfica, socioeconômica, geográfica, por benefícios, por grau de utilização, psicográfica 5.3. Estratégias de segmentação 5.4. Quantificação de mercado
6. EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA (18/03/2013 - 25/04/2013)
6.1. Orientações iniciais: Teoria da Vantagem Competitiva 6.2. A hospitalidade como diferencial da empresa turística 6.3. Analisando as empresas turísticas: Estudo de caso da CVC e Costão do Santinho Resort, Piauí, Santa Catarina, Brasil, México, Portugal e Espanha.
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 13 17 20 03 07 10 14 17 21 24 28 31 04 07 14 18 21 25 28 04 07 11 14 18 21 25 01 04 08 11 15 18 22 25
1 20109**** 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
2 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
4 20084**** 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 60
5 201011**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
6 20109**** 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
7 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201011**** 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 20084**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
12 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20073**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
14 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
15 20084**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 20109**** 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
17 201010**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 12
18 201011**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 8
19 20109**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201011**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
22 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
23 201011**** 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
24 20094**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20109**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 38
26 201010**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 20084**** 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
28 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20109**** 7,5 9,7 3,0 10.0 8.4 10 EF
2 20109**** 7,0 10,0 3,0 10.0 8.4 4 EF
3 20094**** 7,5 9,7 10,0 9.1 0 AM
4 20109**** 7,5 9,7 4,0 7.1 2 AM
5 201011**** 6,5 8,3 4,5 10.0 8.2 4 EF
6 201011**** 6,0 7,5 7,0 10.0 8.4 12 EF
7 201010**** 7,0 10,0 10,0 9.0 4 AM
8 20094**** 7,5 9,7 3,0 7.5 7.1 0 EF
9 201010**** 6,0 7,5 7,0 10.0 8.4 12 EF
10 20084**** 6,5 8,3 7,0 7.3 2 AM
11 20109**** 6,0 7,5 4,5 10.0 8.0 14 EF
12 20109**** 7,0 9,0 2,5 10.0 8.1 8 EF
13 20084**** 6,5 8,3 6,5 7.1 2 AM
14 20109**** 5,0 7,5 7,0 10.0 8.3 8 EF
15 20084**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
16 20094**** 7,5 9,3 3,0 10.0 8.3 10 EF
17 20073**** 6,5 7,3 3,0 10.0 7.8 12 EF
18 20109**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
19 20109**** 8,5 9,3 10,0 9.3 6 AM
20 20109**** 7,5 9,0 5,5 7.3 4 AM
21 20109**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
22 201011**** 5,0 8,5 3,0 10.0 7.8 8 EF
23 201011**** 7,5 8,0 4,0 10.0 8.3 12 EF
24 20084**** 6,5 8,3 2,0 10.0 7.8 12 EF
25 20109**** 7,0 10,0 4,5 7.2 2 AM
26 201011**** 7,5 8,0 3,5 10.0 8.2 10 EF
27 201010**** 5,0 8,5 2,0 10.0 7.6 6 EF
28 20109**** 8,5 9,3 2,0 10.0 8.3 6 EF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os procedimentos que serão utilizados no intuito de atingir os objetivos propostos para esta disciplina constituem-se em:
a) Aulas expositivas e dialogadas;
b) Análise e interpretação de situações reais vivenciadas no ambiente organizacional;
c) Discussão de assuntos atuais relacionados com o conteúdo programático;
d) Dinâmicas de grupo que tragam ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e analítico frente a realidade empresarial do setor turístico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações ocorrerão em conformidade com os anseios de aprendizado dos alunos, porém serão propostas, inicialmente, as seguintes avaliações:
1. Trabalho em grupo (33% da nota final)
2. Prova Escrita (33% da nota final)
3. Trabalho em Grupo (33% da nota final)
4. Participação (1 ponto na nota de uma das avaliações – caráter de bônus)
Horário de atendimento: Na Coordenação de Turismo (Das 08:00 as 11:00h e das 14:00h as 17:00h)
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
07/01/2013
1. O MARKETING NO PROCESSO DE MUDANÇA GLOBAL
10/01/2013
17/01/2013
2. O AMBIENTE DE MARKETING
21/01/2013
07/02/2013
3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PROCESSOS DE MARKETING PARA DESTINAÇÕES TURÍSTICAS
14/02/2013
25/02/2013
4. MERCADOS CONSUMIDORES E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
28/02/2013
14/03/2013
5. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
18/03/2013
25/04/2013
6. EM BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA
Avaliações
Data Descrição
22/02/2013 1ª Avaliação
11/03/2013 2ª Avaliação
15/04/2013 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Brasileiro quer viajar pelo Brasil e de avião 09/01/2013

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:14