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LEDOC/CCE008 - Currículo na Educação do Campo. - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
O conceito de currículo. A história do currículo e tendências curriculares no Brasil. (18/02/2022 - 18/02/2022)
   Módulo de estudo para leitura antecipada 
Elementos constituintes do currículo. Orientações Curriculares, segundo a Lei (9394/96). (19/02/2022 - 19/02/2022)
Gênese dos estudos sobre currículo: as teorias tradicionais. A crítica às teorias tradicionais: Ideologia, reprodução e resistência. (25/02/2022 - 25/02/2022)
A crítica neomarxista. O currículo como política cultural. A nova sociologia do currículo. (26/02/2022 - 26/02/2022)
As teorias pós-críticas: o currículo multiculturalista. A crítica pós-estruturalista do currículo. (04/03/2022 - 04/03/2022)
O currículo e a teoria pós-colonialista e os estudos culturais. O currículo oculto. (05/03/2022 - 05/03/2022)
Currículo e Educação do Campo. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. (11/03/2022 - 11/03/2022)
As relações de gênero no currículo. O currículo como narrativa étnico-racial. (12/03/2022 - 12/03/2022)
Interdisciplinaridade e currículo. (18/03/2022 - 18/03/2022)
Avaliação (19/03/2022 - 19/03/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR Total
18 19 25 26 04 05 11 12 18 19
1 2021200**** 0 0 0 4 0 0 0 0 2 8 14
2 2021200**** 8 8 0 8 8 8 8 8 8 8 72
3 2021200**** 0 0 4 8 8 8 8 8 8 8 60
4 2021200**** 3 0 4 0 0 0 0 0 0 0 7
5 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021200**** 0
7 2021200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2021200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2021200**** 8 8 8 8 8 0 0 8 8 8 64
11 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2021200**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
15 2021200**** 0 0 0 8 0 0 0 0 0 0 8
16 2021200**** 0 0 0 8 2 0 0 0 0 0 10
17 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2021200**** 0 0 4 0 0 0 8 0 0 0 12
19 2021200**** 8 8 8 8 8 8 0 8 8 8 72
20 2021200**** 0 0 6 7 0 0 1 0 0 0 14
21 2021200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2021200**** 4 0 4 4 0 0 0 0 0 0 12
23 2021200**** 0 0 3 4 0 0 0 0 0 0 7
24 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2021200**** 0 0 0 8 0 0 0 0 0 0 8
26 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2021200**** 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
28 2021200**** 8 8 8 8 8 0 0 8 8 0 56
29 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
30 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2021200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2021200**** 0 4 0 8 0 0 0 0 0 0 12
34 2021200**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
35 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2021200**** 0 0 0 8 0 0 0 0 0 0 8
37 2021200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2021200**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
39 2021200**** 8 8 8 8 8 8 8 8 8 8 80
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
2 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 8 AM
3 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
4 2021200**** 9,0 9,3 9,3 9.2 8 AM
5 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2021200**** 9,0 7,0 9,0 8.3 0 AM
7 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
8 2021200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
9 2021200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
10 2021200**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
12 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
13 2021200**** 9,0 9,3 9,3 9.2 8 AM
14 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
15 2021200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM
16 2021200**** 9,0 9,3 9,3 9.2 0 AM
17 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 7 AM
18 2021200**** 9,0 9,3 9,3 9.2 12 AM
19 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
20 2021200**** 8,0 9,0 9,0 8.7 14 AM
21 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 12 AM
23 2021200**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
24 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
25 2021200**** 7,0 9,0 9,0 8.3 8 AM
26 2021200**** 7,0 9,5 9,5 8.7 8 AM
27 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
28 2021200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
29 2021200**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
30 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
31 2021200**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
32 2021200**** 9,5 9,0 9,0 9.2 4 AM
33 2021200**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
34 2021200**** 7,0 8,0 8,0 7.7 4 AM
35 2021200**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
36 2021200**** 9,0 9,2 9,2 9.1 7 AM
37 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
38 2021200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
39 2021200**** 9,0 9,3 9,3 9.2 14 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceito do currículo escolar. Concepções curriculares no Brasil. Currículo, cultura e sociedade. Terias do currículo. Currículo e as especificidades das populações do campo. Base Nacional Comum Curricular. As bases que fundamentam a escolha dos temas geradores e teia do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por dinâmicas de grupos, aulas expositivas/dialogadas, atividades em
grupo e individual realizadas por meio de rodas de conversas, seminários, pesquisa de campo (entrevista),
relatório de pesquisa, relatos de experiências e oficinas pedagógicas.
De forma geral a problematização e a reflexão serão constantemente usadas no desenvolvimento da
disciplina. As atividades propostas, dentro do possível, permitirão a ocorrência de momentos de interação
entre estudantes e estudantes/professora a partir, preferencialmente, do recurso da plataforma como: Meet,
e por meio de aulas expositivas dialogadas e serão exploradas de acordo com a situação de ensino e o
conteúdo a ser desenvolvido de modo síncrono no formato de webconferência ou vídeos e assíncrono com
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atividades realizadas em horários extra classe a partir da orientação dos docentes. Também será proposta,
na medida do possível, a realização de atividades que possibilitem a construção de sentido da práxis no
contexto escolar a partir de reflexões sobre situações de ensino em sala de aula ou no espaço escolar mais
amplo a partir de vídeos e ou relatos de experiências, levando em conta a impossibilidade dos alunos irem às
escolas neste momento de isolamento social em virtude do contexto epidemiológico.
Atendendo as recomendações Resolução Nº 013/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
da UFPI, que regulamenta a oferta curricular para o período 2020.2, o conteúdo da disciplina será
desenvolvido por meio de atividade assíncronas e síncronas. Atividade síncronas são aquelas desenvolvidas
durante a aula com a mediação presencial do docente. Atividades assíncronas são aquelas realizadas em
horários alternativos sem a mediação direta do docente.
O conteúdo da disciplina será desenvolvido por meio do Meet (vídeos, imagens, atividades, textos
digitalizados, áudios, mensagens) são de uso restrito ao espaço da disciplina sendo proibida aos estudantes
a reprodução, distribuição, divulgação pública ou privada deste conteúdo. As videoconferências realizadas
poderão ser gravadas desde que com a permissão prévia do docente. Caso haja solicitação por parte da
UFPI, a gravação será feita pela professora. O/a aluno/a que não puder comparecer a atividade síncrona
poderá fazer contato com a professora para ser orientado quanto a atividade desenvolvida e sua eventual
reposição, caso seja necessário. A apuração da assiduidade à disciplina, caso solicitada pela UFPI, será
computada pela quantidade de atividades efetivamente realizadas pelo aluno e pela presença às atividades
síncronas.
Toda comunicação dos alunos com o(a) professor(a) será por meio das mídias virtuais e do módulo
SIGAA, meet e WhatszApp. Em caso de qualquer problema técnico com Moodle serão usados contatos por
telefone e/ou e-mail pessoal dos alunos e do(a) professor(a).
A proposta de trabalho da disciplina descrita neste plano será apresentada aos alunos como primeira
atividade que será discutida na primeira webconferência. Os/as estudantes deverão registar sua concordância
com elas no espaço da disciplina destinado a este fim.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, formativo e somativo. Desse modo, o discente será avaliado
individualmente e em grupo, portanto, deverá participar das atividades propostas, tanto orais quanto escritas,
conforme Resolução CEPEX no. 177/2012, que normatiza o processo de verificação do rendimento escolar
na UFPI.
Frequência mínima de 75% da carga horária.
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na elaboração e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos conforme ABNT.
PARA REGISTRO, SERÃO CONSIDERADAS TRÊS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO VALOR DE 0 a 10,0
PONTOS.
Primeira avaliação: Seminário
Segunda avaliação: Atividades da apostila, organizadas, respondidas e entregues até o final da última aula.
Terceira avaliação: Produção textual fundamentada nos textos trabalhados (até 3 autores por texto).
Os demais trabalhos exigidos na disciplina (resenhas, resumos, esquemas) serão aproveitados ao
final da disciplina para complementação de notas.
Horário de atendimento: 8:00 as 12:00
Bibliografia: APPLE, M. A política do conhecimento oficial: faz sentido a idéia de um currículo nacional? In Moreira, A. F.
e Silva,T.T.(orgs.). Currículo, Sociedade e Cultura, São Paulo: Cortez. 1998.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. Brasília, DF, 3ª versão, 2017.
DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FERNANDES, C.; FREITAS, L. C.. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
HENTZ, P. O currículo no Brasil. In: Ensino em Revista. Uberlancia: v. 7, n. 1. p. 47-56, jul/jun, 1998.
MACÊDO. E. Base Nacional Comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem?
Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/es/v36n133/1678-4626-es-36-133-00891.pdf.
MALTA, S. C. L. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Espaço
do Currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, Maio a Agosto de 2013. Disponível em:
<http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec>.
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte:
Autêntica, Belo Horizonte. 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2022
18/02/2022
O conceito de currículo. A história do currículo e tendências curriculares no Brasil.
19/02/2022
19/02/2022
Elementos constituintes do currículo. Orientações Curriculares, segundo a Lei (9394/96).
25/02/2022
25/02/2022
Gênese dos estudos sobre currículo: as teorias tradicionais. A crítica às teorias tradicionais: Ideologia, reprodução e resistência.
26/02/2022
26/02/2022
A crítica neomarxista. O currículo como política cultural. A nova sociologia do currículo.
04/03/2022
04/03/2022
As teorias pós-críticas: o currículo multiculturalista. A crítica pós-estruturalista do currículo.
05/03/2022
05/03/2022
O currículo e a teoria pós-colonialista e os estudos culturais. O currículo oculto.
11/03/2022
11/03/2022
Currículo e Educação do Campo. Base Nacional Comum Curricular - BNCC.
12/03/2022
12/03/2022
As relações de gênero no currículo. O currículo como narrativa étnico-racial.
18/03/2022
18/03/2022
Interdisciplinaridade e currículo.
19/03/2022
19/03/2022
Avaliação
Avaliações
Data Descrição
25/02/2022 1ª Avaliação
11/03/2022 2ª Avaliação
19/03/2022 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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