-

CPPGL/CCHL018 - SEMINÁRIO TEMÁTICO IV - ESTUDOS DE LINGUAGEM - Turma: 01 (2022.1)

Tópicos Aulas
A natureza narrativa da imagem (01/04/2022 - 01/04/2022)
Construção de significados em narrativas visuais: leitores e camadas de leitura (08/04/2022 - 08/04/2022)
Estratégias de leitura de narrativas visuais: papel do mediador e possibilidades para o trabalho com livros ilustrados sem palavras (29/04/2022 - 29/04/2022)
Análise de narrativas visuais (06/05/2022 - 06/05/2022)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI Total
01 08 29 06
1 2022100**** 0 0 0 0 0
2 2022100**** 0 0 0 0 0
3 2022100**** 0 0 0 0 0
4 2022100**** 0 0 0 0 0
5 2022100**** 0 4 4 4 12
6 2022100**** 0 0 0 0 0
7 2022100**** 0 0 0 0 0
8 2022100**** 0 0 0 0 0
9 2022100**** 0 0 0 0 0
10 2022100**** 0 0 0 0 0
11 2022100**** 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0
14 2022100**** 0 0 0 0 0
15 2022100**** 0 0 0 0 0
16 2022100**** 0 0 0 0 0
17 2022100**** 0 0 0 0 0
18 2022100**** 0 0 0 0 0
19 2021100**** 0 0 0 0 0
20 2021100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2021100**** 8,0 8.0 0 AM
3 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
5 2022100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
7 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
8 2021100**** 9,0 9.0 0 AM
9 2021100**** 7,5 7.5 0 AM
10 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
12 2022100**** 8,0 8.0 0 AM
13 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
14 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2022100**** 9,5 9.5 0 AM
16 2022100**** 0,0 0.0 12 RF
17 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
18 2022100**** 9,0 9.0 0 AM
19 2022100**** 0,0 0.0 0 RN
20 2022100**** 9,5 9.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas e dialogadas;
• Leitura e análise de textos teóricos
• Atividades de articulação teórico-prática.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será contínua e tomará como critérios a participação nas discussões dos textos, a assiduidade e a pontualidade às aulas e o efetivo engajamento nas atividades. A frequência mínima nas aulas deverá ser de 75%. Além disso, será exigida a realização de uma atividade de característica teórico-prática acerca dos conteúdos trabalhados no Seminário a ser apresentada na última aula.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa; CASTELO BRANCO, Eliana da Cruz. Leitura de livro ilustrado sem palavras por adultos surdos: possibilidades para a obra o menino-vazio. Caderno de Letras, Pelotas, v. 38, p. 95-112, 2020.

ARIF, M. M.; HASHIM, F. Reading from the wordless: a case study on the use of wordless
picture books. CCSE English Language Teaching, v. 1, n. 1, pp. 121-126, jun. 2008.

ARIZPE, E. Meaning-making from wordless (or nearly wordless) picturebooks: what educational research expects and what readers have to say. Cambridge Journal of Education, v. 43, n. 2, 2013.

ARIZPE, Evelyn; COLOMER, Teresa; MARTINEZ-ROLDAN, Carmen. Visual Journeys Trough Wordless Narratives: an International Inquiry with Immigrant Children and The Arrival. London: Bloomsbury, 2014.

BÉRTOLO, Constantino. O banquete dos notáveis: sobre leitura e crítica. Tradução: Carolina Tarrío. São Paulo: Livro da Matriz, 2014.

BOSCH, E; DURÁN, T. Ovni: un álbum sin palabras que todos leemos de manera diferente.
AILIJ (Anuario de Investigación en Literatura Infantil y juvenil), v. 7, n. 2, pp. 39-52, 2009.

CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the
reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-
80, 2000.

CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the picture, outside the frame: Semiotics and the
reading of wordless picture books. Journal of Research in Childhood Education, v. 15, n. 1, pp. 66-
80, 2000.

MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livros ilustrados: palavras e imagens. São Paulo: Cosac & Naify, 2011.

OLIVEIRA, I. (org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.

SANTAELLA, L. Como eu ensino: Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

TAVARES, M. Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado. Revista Graphos, v. 21, n. 1, pp.
176-196, 4 jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/46554.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/04/2022
01/04/2022
A natureza narrativa da imagem
08/04/2022
08/04/2022
Construção de significados em narrativas visuais: leitores e camadas de leitura
29/04/2022
29/04/2022
Estratégias de leitura de narrativas visuais: papel do mediador e possibilidades para o trabalho com livros ilustrados sem palavras
06/05/2022
06/05/2022
Análise de narrativas visuais
Avaliações
Data Descrição
06/05/2022 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para o Classroom 25/03/2022
Informações importantes 09/03/2022

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 21/05/2024 01:38