Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida mediante uso de Tecnologias Digitais da Informação com aulas expositivas dialogadas, gamificação, Team-based learning; seminários, grupos de discussão, estudos dirigidos, grupos de verbalização e de observação (GV/GO) e outras métodos de aprendizagem. Considerando o cenário pandêmico, as aulas serão ministradas mediante ferramentas tecnológicas como o Google Meet (para videoconferências com os alunos); Google Forms (para envio de formulários); Google Drive (para envio de podcasts, e-books, ou qualquer outro material); YouTube (para envio de materiais no formato de vídeos) OBS Studio, Zoom, Loom e AZ Screen Recorder, TikTok, Kwai (para gravação de vídeos); Video Maker e InShot (para edição de vídeos); Prezi, Canva e Power Point (para elaboração de slides); Audacity, MP3 Skype Recorder, CutMP3. net e Adobe Audition (para a elaboração de podcasts); Mentimeter, ProProfs, EasyTestMaker, Quizzes e Kahoot! (para elaboração de Quizes); Brainstorm e iMindQ (para a elaboração de mapas conceituais); WhatsApp, Telegram, Padlet; também lives além das ferramentas citadas na Resolução 031/2021 CEPEX. Além de artigos científicos, textos e estudos dirigidos. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O acompanhamento será feito continuamente pelo professor, para verificar o crescimento do aluno, durante todo o desenvolvimento dos conteúdos da área de conhecimento, orientando-o nas suas dificuldades e dúvidas, e buscando aprofundar a sua motivação em todo o processo ensino/aprendizagem, numa perspectiva de avaliação formativa. A participação do aluno será avaliada a partir da aplicação dos métodos de ensino, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas fundamentalmente os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento com e a assiduidade aos eventos educativos. A avaliação teórica do aluno será realizada consoante regimento interno do CTBJ e ainda o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em ACS. A avaliação desta disciplina ocorrerá mediante aplicação de quatro (04) avaliações. Cada uma dessas possuirá nota mínima 0 (zero) e máxima 10 (dez) e a nota final do aluno será obtida através da média aritmética. Será aprovado o aluno que obtiver média ≥ 6,0 e frequência mínima de 75% em aulas teóricas. Além do descrito, este plano irá considerar o disposto na Resolução 031/2021 CEPEX.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| BÁSICAS: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. Rio de Janeiro, 2018.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MOURA FILHO, G. B.; CARVALHO, R. V.; CARVALHO, V. A. Manual de Normalização de monografia, dissertação e tese / Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 2020.
COMPLEMENTARES: IONUE, C. R. et al. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Editora UNESP, 2020.
MINAYO, M.C. de S. (org.) Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis. RJ: Vozes. 2010.
POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: avaliação de evidências para a prática de enfermagem. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
|